Para acompanhar os eventos pela regiĂ£o italiana hospede-se no Hotel Laticastelli

Texto e fotos: Hotel Laticastelli

O mĂªs de setembro marca o perĂ­odo da colheita das uvas na Toscana, conhecido como vindima. NĂ£o Ă  toa, a regiĂ£o italiana recebe diversas festas para celebrar o inĂ­cio do processo de produĂ§Ă£o de alguns dos vinhos mais famosos do mundo. Quem pretende participar pode contar com a hospedagem no hotel Laticastelli Country Relais, localizado em Rapolano Terme, a apenas 20 minutos de Siena, e prĂ³ximo das principais comunas que organizam estes festivais e feiras gastronĂ´micas.


Em Grosseto, na regiĂ£o de Pitigliano, o turista pode degustar o elegante Bianco de Pitigliano DOC, um dos poucos vinhos brancos produzidos na terra do vinho tinto. Nas adegas acontecem jantares especiais e bailes. Ainda na provĂ­ncia, desta vez na cidade de Scansano, a Festa dell’Uva Ă© realizada em dois finais de semana, no dia 22 e 23 de setembro e depois 29 e 30 do mesmo mĂªs. As ruas do centro histĂ³rico sĂ£o transformadas em uma grande festa com mĂºsica, desfile de carros alegĂ³ricos, mercado de artesanato e muito vinho Morellino.
Siena tambĂ©m deve entrar na lista com a sua Festa dell’Uva e del Vino em Chiusi. LĂ¡, acontecem degustações guiadas por experientes sommeliers, refeições preparadas com produtos locais nas adegas e performances itinerantes de 28 a 30 de setembro. Em Lucca, o turista pode provar o famoso vinho Montecarlo e em Manciano acontecem espetĂ¡culos de fogos de artifĂ­cio com degustações de vinhos nas adegas e de pratos como o saboroso crepe coberto com queijo.


JĂ¡ na regiĂ£o de Florença sĂ£o muitas as opções de festas, com destaque para a Expo del Chianti Classico, de 6 a 9 de setembro, que estĂ¡ na 48º ediĂ§Ă£o e conta com programaĂ§Ă£o completa de eventos culturais, degustaĂ§Ă£o de vinhos e apresentaĂ§Ă£o de novos rĂ³tulos, exposições e estandes com venda de produtos tĂ­picos, como o presunto toscano. Outro interessante festival gastronĂ´mico Ă© o Boccaccesca Food and Wine Festival, que todos os anos reĂºne milhares de visitantes nas ruas medievais da cidade de Certaldo Alto. Neste, ocorre de 5 a 7 de outubro, e alĂ©m das degustações de vinhos como Chianti Classico e Brunello di Montalcino, Ă© possĂ­vel provar os melhores e mais frescos produtos da regiĂ£o, entre pĂ£es, sopas e bolos, e tambĂ©m assistir competições entre renomados chefs italianos.
Ainda, dentro do hotel Laticastelli, os hĂ³spedes podem provar delĂ­cias da Toscana no restaurante La Taverna, sob o comando de um novo chef, Cosimo Nardella. As refeições podem ser acompanhadas de vinhos vindos diretamente das vinĂ­colas de maior prestĂ­gio das regiões de Chianti e Terre Senese.