Celebrações pelo paĂ­s convidam turistas a conhecer mais de suas tradições e o cenĂ¡rio cultural holandĂªs

Texto e fotos: Holland Alliance

A agenda de eventos na Holanda continua agitada nesse segundo semestre. TradiĂ§Ă£o, gastronomia e arte sĂ£o traduzidos em exposições, parada de flores, festivais e design, eventos que talvez vocĂª ainda nĂ£o ouviu falar, mas que te convidam a sair da rota da capital holandesa e explorar melhor o paĂ­s.


Festival Internacional de Fogos de ArtifĂ­cio Scheveningen – Entre 10 a 18 de agosto
A cada ano, o Festival Internacional de Fogos de Scheveningen, balneĂ¡rio holandĂªs parte do distrito de Haia, atrai milhares de pessoas e reĂºne diversos paĂ­ses que tentam realizar o melhor espetĂ¡culo. O Festival Ă© uma competiĂ§Ă£o sĂ©ria, com regras estritas: os paĂ­ses participantes tĂªm o mesmo valor em dinheiro para gastar, devem garantir que ao menos 80% dos fogos sejam produzidos no prĂ³prio paĂ­s e dispõem de 11 a 13 minutos para exibir suas tĂ©cnicas. Em outras palavras, Ă© uma competiĂ§Ă£o divertida, mas levada a sĂ©rio pelos participantes. AlĂ©m dos fogos, visitantes tambĂ©m podem ver engolidores de fogo, malabaristas e grupos musicais.


‘t Preuvenemint, em Maastricht – De 23 a 26 de agosto
‘t Preuvenemint Ă© um festival culinĂ¡rio na praça Vrijthof, na cidade de Maastricht, ao sul da Holanda, que dura quatro dias. Cerca de 30 estandes sĂ£o montados no local e funcionam como restaurantes de alta qualidade. Os visitantes tĂªm a chance de provar pratos e vinhos deliciosos e ouvir mĂºsica ao vivo, o que faz do evento o maior restaurante ao ar livre do mundo. O termo Preuvenemint Ă© uma contraĂ§Ă£o das palavras "preuve" (provar, experimentar) e "evenemint" (evento), e descreve exatamente o que se pode esperar do festival. A participaĂ§Ă£o Ă© gratuita, e o evento ocorre no Ăºltimo fim de semana completo de agosto, que esse ano Ă© de 23 a 26 de agosto. Toda a renda de ‘t Preuvenemint Ă© doada para caridade.


Parada de Flores de Zundert - 2 de setembro
Em Zundert, todo primeiro domingo de setembro Ă© dia da tradicional Bloemencorso da cidade. Cerca de vinte vilas se unem, constroem e competem com os melhores carros alegĂ³ricos que puderem, decorados apenas com dĂ¡lias. Todo trabalho Ă© feito por voluntĂ¡rios, atĂ© mesmo o cultivo das flores. A primeira ediĂ§Ă£o do evento foi em 1936 e desde entĂ£o a tradiĂ§Ă£o Ă© passada de geraĂ§Ă£o para geraĂ§Ă£o.  É a maior parada de flores do mundo, e anualmente cerca de 10 mil visitantes passam pela pequena cidade, tambĂ©m conhecida por ser onde Van Gogh nasceu. Por toda a cidade, bares e restaurantes locais tambĂ©m participam com atividades especiais.


Action <> Reaction: 100 anos de Arte CinĂ©tica – de 22 de setembro a 20 de janeiro de 2019
A nova exposiĂ§Ă£o 'Action <> Reaction. 100 anos de arte cinĂ©tica’ (foto principal), no museu Kunsthal em RoterdĂ£, apresenta uma visĂ£o histĂ³rica impressionante da arte cinĂ©tica, movimento de arte abstrata do sĂ©culo XX, com foco na luz e movimento. A exposiĂ§Ă£o apresenta obras de cerca de 80 dos mais famosos artistas que contribuĂ­ram para o desenvolvimento da arte, de pioneiros como Marcel Duchamp, Alexander Calder e Victor Vasarely, atĂ© nomes consagrados como Julio Le Parc, Gerhard von Graevenitz, e Yayoi Kusama.
Desenvolvida em parceria com o RĂ©union des musĂ©es nationaux – Grand Palais, Paris, a exposiĂ§Ă£o Ă© subdividida em doze temas que abrangem diferentes aspectos da percepĂ§Ă£o e da experiĂªncia fenomenal, como luz, movimento, ritmo, estrutura, vibraĂ§Ă£o, espaço, irradiaĂ§Ă£o, imaterialidade e rotaĂ§Ă£o. Todas as obras de arte apelam a vĂ¡rios sentidos e a interaĂ§Ă£o com o pĂºblico pode levar a percepções extraordinĂ¡rias.


Dutch Design Week, em Eindhoven – De 20 a 28 de outubro
Em Eindhoven, cidade conhecida como uma das mais inovadoras por conta de sua escola de design, ocorre a Dutch Design Week, maior evento de design do paĂ­s. Este Ă© o local onde o design industrial, tĂªxtil e de moda, conceitual, grĂ¡fico, espacial e de alimentos se unem. No perĂ­odo de nove dias, entre 20 a 28 de outubro, 300 eventos sĂ£o realizados em cerca de 70 locais, que juntos atraem mais de 150 mil visitantes.