Como parte do 100º aniversĂ¡rio da fundaĂ§Ă£o da TchecoslovĂ¡quia, o Centro de Exposições de Brno preparou uma exposiĂ§Ă£o Ăºnica de um dos maiores expoentes tchecos da Art Nouveau, Alfonso Mucha (1860-1930)

Texto e fotos: EscritĂ³rio de Turismo da RepĂºblica Tcheca

O Slav Epic (SlovanskĂ¡ epopej) em Brno serĂ¡ um evento verdadeiramente Ăºnico em todo o mundo. Ele irĂ¡ combinar dois mundos opostos das famosas obras do artista Art Nouveau Alfons Mucha: o majestosa Epopeia eslava e uma coleĂ§Ă£o Ăºnica de cartazes.


Como anfitriĂ£ desta exposiĂ§Ă£o, Brno se tornarĂ¡ a primeira localidade a mostrar a interconexĂ£o criada por este grande artista tcheco. A exposiĂ§Ă£o apresenta nove das maiores telas do ciclo Eslava Épica e serĂ¡ complementada pela maior coleĂ§Ă£o de pĂ´sters de Mucha, formando um evento absolutamente Ăºnico e inigualĂ¡vel.


As nove telas, a maioria delas de 8 × 6 metros, estarĂ£o localizadas no saguĂ£o principal do PavilhĂ£o H.


A coleĂ§Ă£o de Richard Fuxa, com quase duzentos artefatos, incluindo cartazes, painĂ©is decorativos, calendĂ¡rios, alĂ©m de propagandas de bebidas, produtos industriais e diversos eventos sociais e culturais, ficarĂ¡ localizada sob as galerias dos pavilhões. A coleĂ§Ă£o cresceu substancialmente desde que foi exibida pela primeira vez no ObecnĂ­ dům em Praga em 2013. Como resultado, os visitantes terĂ£o a oportunidade de ver uma sĂ©rie de obras de arte que nunca foram exibidas antes.


Esta combinaĂ§Ă£o Ăºnica do trabalho de Mucha foi possĂ­vel graças Ă  cooperaĂ§Ă£o da cidade de Praga como proprietĂ¡ria do ciclo Épica Eslava, da cidade de Brno, do recinto de feiras de Brno e da FundaĂ§Ă£o Richard Fuxa, que administra a coleĂ§Ă£o de cartazes.
NĂ£o perca a oportunidade de admirar a beleza da Art Nouveau e os contrastes de publicidade e telas que este evento oferece. A exposiĂ§Ă£o serĂ¡ no Centro de Exposições de Brno (https://www.bvv.cz/en/) atĂ© 31.12.2018.