Performance posiciona a fabricante como a segunda marca japonesa a conquistar o lugar mais alto do pĂ³dio no mais famoso circuito de endurance

Texto e fotos: Toyota

A Toyota sagrou-se campeĂ£ da 86ª ediĂ§Ă£o das 24 Horas de Le Mans, na França – uma das mais tradicionais e importantes provas do circuito Mundial de Endurance, que foi realizada no Ăºltimo sĂ¡bado, 16 de junho. A bordo do bĂ³lido #8 TS050 Hybrid, os pilotos SĂ©bastien Buemi, Kazuki Nakajima e Fernando Alonso, em vantagem por deter a pole position, mantiveram foco e levaram a bandeira quadriculada apĂ³s 388 voltas.


Para coroar uma performance perfeita da marca no circuito de la Sarthe, Mike Conway, Kamui Kobayashi e JosĂ© MarĂ­a LĂ³pez, com seu #7 TS050 Hybrid fecharam a dobradinha da Toyota em Le Mans.
O desempenho de toda equipe garantiu, ainda, a liderança da Toyota no FIA World Endurance Championship (WEC) 2018/2019 apĂ³s duas rodadas.


As equipes da Toyota, que testaram 47 carros em Le Mans antes da corrida oficial deste fim de semana, formam apenas o segundo esquadrĂ£o de uma marca japonesa a vencer em Le Mans, feito que nĂ£o ocorria desde 1991. O fato reserva capĂ­tulo especial na histĂ³ria para o piloto Kazuki Nakajima: ele Ă© o primeiro profissional japonĂªs a vencer em um carro japonĂªs.


O resultado conquistado pela marca neste fim de semana é fruto de esforços consistentes da TOYOTA GAZOO Racing na busca por melhorias contínuas na tecnologia propulsora híbrida-elétrica, que venceu a corrida com 35% menos combustível do que em 2012, data que marcou retorno da Toyota às corridas de endurance.
A competiĂ§Ă£o terĂ¡ um intervalo de nove semanas atĂ© o retorno, que acontecerĂ¡ de 17 a 19 de agosto, com apresentaĂ§Ă£o das 6 Horas de Silverstone, a terceira rodada, de um total de oito que compõem a temporada 2018/2019 WEC.