INSTITUCIONAL: 21º Festival do Japão espera entrar para o Guinness e ter recorde de público

O KENREN – Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil promove o maior evento da cultura japonesa no mundo e espera mais de 200 mil visitantes este ano para comemorar os 110 Anos da Imigração Japonesa no Brasil

Texto: Otávio Previdi
Fotos: Festival do Japão

A organização quer entrar para o Guinness World Records como o maior número de pratos da culinária japonesa. Toshio Ichikawa, presidente da Comissão Executiva do Festival do Japão, acredita que cerca de 550 pratos, diferentes entre eles, serão elaborados e consumidos, o Guinness só considera pratos consumidos. A idéia de entrar para o livro dos recordes foi do próprio representante do Guinness no Brasil. Num primeiro momento, Londres foi contra, mas depois que os representantes em Tokyo gostaram da proposta, todos concordaram e foi aprovada a idéia.


Para que isso seja possível, as associações de províncias vão trazer receitas familiares, grande parte delas desconhecidas nos restaurantes japoneses. Serão representadas 47 províncias para preservar, divulgar a cultura japonesa e manter as tradições para as novas gerações.


Serão 53 stands produzindo pratos da culinária Nikkey. Para trazer os jovens para o evento foi difícil, o fato serem mais de dois milhões de descendentes do Japão no Brasil e mostrar que podemos superar números conquistou esses jovens. Somente na culinária serão cerca de 200 jovens participando do Festival que vai acontecer nos dias 20, 21 e 22 de julho no São Paulo Expo Exhibition & Convention Center em São Paulo.


Serão 15.000 voluntários que estão sendo treinados e trabalharão ajudando na acessibilidades, orientação e acomodação dos visitantes na arena dos dois palcos: o Verde e Amarelo e o Arena 110 anos, onde vão se apresentar grupos culturais, artistas, cantores do Brasil, Japão, Peru, Argentina e Uruguai além de assistir a final do concurso Miss Nikkey Brasil, com cerca 30 candidatas.


Celso Simomura, vice-presidente da Toyota Brasil, um dos treze patrocinadores, informa que "a empresa está colocando em prática no Festival o TPS – Sistema Toyota de Produção, por exemplo, no ano passado, o tempo de espera por um prato era de 40 minutos, com o TPS, seguramente esse tempo vai diminuir, sem que se altere a receita e sem perda da qualidade da comida". Pra você que vai ao Festival, também vai conhecer de perto o Yaris, mais novo lançamento lançamento da montadora no Brasil, vai ver o projeto 781 Histórias que Transformaram o Brasil (781 refere-se ao número de japoneses que chegaram no primeiro navio que chegou aqui vindo do Japão) e na comemoração dos 110 anos da Imigração Japonesa, a Toyota está contribuindo também com a reforma do Museu da Imigração Japonesa.


Já o bem humorado Hirofumi Ikesaki, da Ikesaki Cosméticos, pede que todas as mulheres que forem ao evento, não deixem de fazer sua compra de cosméticos ou acessórios stand da empresa para que ele não tenha prejuízo.


Serviço
Festival do Japão
Dias 20, 21 e 22 de Julho
São Paulo Expo Exhibition & Convention Center - Rodovia dos Imigrantes, km 1,5
Ingressos: R$ 22,00 (antecipado online) R$ 28,00 (bilheteria) R$ 14,00 (meia entrada – apenas na bilheteria)
Estacionamento no local R$ 45,00
Transporte gratuito do metrô Jabaquara, das 8 às 22 horas
Mais informações: www.festivaldojapao.com.br

*Entrada gratuita para crianças até 08 anos, mulheres acima de 60 anos e homens acima de 65 anos
*Meia-entrada apenas mediante documento de comprovação
Eduardo Abbas. Tecnologia do Blogger.