Cidade medieval, a 40 quilômetros de Amsterdã, é facil de ser explorada, tem atmosfera jovem, vida noturna agitada e atividades para crianças

Texto e fotos: Holland Alliance

Utrecht é o coração da Holanda. O centro medieval é pequeno o suficiente para ser explorado a pé, mas a cidade é grande o bastante para receber festivais de classe mundial, com destaque para sua arquitetura moderna, suas lojas da moda e museus imperdíveis. Muitos castelos da cidade foram renovados e transformados em hotéis e restaurantes, enquanto os antigos armazéns ao longo do cais são agora o local ideal para cafés acolhedores, boutiques e restaurantes de culinária mundial.

Confira uma seleção do que fazer em Utrecht


Passeio pelos canais: os canais de Utrecht são únicos no mundo. Oudegracht, o principal e mais antigo do país, foi construído no século XII para mudar o curso do rio Oude Rijn e conectar a cidade de Norte a Sul. Grandes castelos foram projetados ao seu redor. No século XIII, estaleiros foram construídos como ruas secundárias no nível da água e hoje abrigam bares e restaurantes que são um atrativo a mais durante os passeios.

Castle Oudaen: localizado no centro da cidade, foi encomendado pela família Zoudenbalch em 1276 e é inteiramente feito de tijolos para garantir a segurança necessária para a época. Em 1395, o prédio ficou nas mãos da família Oudaen, que até hoje dá nome à construção centenária. Com sua própria cervejaria, o local é parada obrigatória para turistas e locais que querem degustar as cervejas locais enquanto exploram o centro medieval da cidade.

Igreja Dom: a igreja gótica Dom, foi construída como uma catedral para o bispo de Utrecht e dedicada a St. Maarten. Em seu interior, o altar ricamente decorado atrai muitas pessoas diariamente para uma visita guiada ou um momento de silêncio e paz. Os concertos gratuitos nas tardes de sábado (15h30) são uma atividade familiar tradicional em Utrecht.


Torre Dom: A Torre Dom se separou da catedral depois que um tornado atingiu o edifício em 1647. A maior e mais antiga torre da Holanda, é o principal ponto de referência de Utrecht e oferece uma incrível vista da cidade.

DOM Under: a nova atração histórica de Utrecht onde é possível mergulhar na história de 2 mil anos da praça Dom, de Utrecht e da Holanda. Uma jornada subterrânea de descobertas, repletas de contos emocionantes e tesouros arqueológicos, que desvenda o passado romano da cidade juntamente com seus dias de glória durante a Idade Média, e conhecer mais sobre a devastadora tempestade de 1674, quando a cúpula da catedral desabou e a praça Dom surgiu. DOM Under está aberta todos os dias, e durante algumas noites, exceto às segundas-feiras. Devido ao grande interesse, é aconselhável reservar um bilhete antecipadamente pelo site.


Museu Miffy: Voltado principalmente para crianças pequenas, o Miffy Museum é dedicado exclusivamente a adorável coelhinha Miffy, principal criação do ilustrador Dick Bruna, um dos nativos mais famosos da cidade. Suas histórias foram traduzidas para 40 idiomas e venderam mais de 85 milhões de livros no mundo inteiro. A visita ao Museu Miffy é uma jornada de descoberta que as crianças nunca esquecerão. Ali os pequenos têm a liberdade de engatinhar, explorar, cheirar, dançar e, assim, aprender enquanto estão brincando.


A Casa Rietveld Schröder é o destaque arquitetônico do movimento artístico  De Stijl, que nasceu na Holanda. A casa foi projetada e decorada pelo arquiteto e designer de Utrecht, Gerrit Rietveld, encomendada pela viúva Truus Schröder em 1924 e concebida de acordo com os princípios do movimento. Com o decorrer dos anos, Rietveld fez vários ajustes no prédio, mas após a morte de Schöder em 1985, a casa foi restaurada e trazida de volta ao estado original. Muitos móveis originais de Rietveld estão na casa, como, por exemplo, a famosa cadeira vermelho-azul. Devido ao espaço limitado, é necessária reserva antecipada. Os ingressos para a Casa Rietveld Schröder também incluem ingresso para o Museu Central, no mesmo dia.


Próximo a Torre Dom, o Museu Speelklok é, sem dúvida, o museu mais musical do mundo. A coleção contém relógios de carrilhão, caixas de música, Flötenuhren, pianolas, o rouxinol cantor, orquestrinos (incluindo a famosa Violina) e antigos órgãos de rua, de feira e de dança. Visitas guiadas são realizadas a cada hora, mostrando todos os aspectos de seu acervo.