- Sebastian Vettel vence uma corrida taticamente complexa partindo da pole e com uma estratégia de uma parada para trocar de supersoft para soft;
- Sem precedentes, as 39 últimas voltas com o composto Soft de Vettel manteve ambas as Mercedes distantes, usando pneus de compostos Médios;
- Grande variedade de táticas no Bahrain: no top oito todos usaram diferentes estratégias de pneus no asfalto mais abrasivo do ano.
Texto e fotos: Pirelli
A segunda etapa da temporada se resumiu a um emocionante jogo de gato e rato entre a Ferrari e a Mercedes, com Sebastian Vettel segurando a Mercedes de Valtteri Bottas e Lewis Hamilton no final, ele usando jogo de pneus Soft por 39 voltas, enquanto ambos os rivais estavam em pneus Médios mais novos.
A estratégia estava no centro da corrida, com Hamilton sendo o único piloto no top 10 do grid a começar com pneus Soft. Como seu companheiro de equipe Valtteri Bottas, ele optou por uma parada, Vettel, no entanto, estava em uma estratégia Supersoft-Soft, no final ele diminuiu o ritmo e a corrida teve um final tenso como Bottas sendo fechado durante as últimas voltas.
Havia uma variedade muito grande de estratégias dos pilotos, os oito primeiros adotaram vários padrões diferentes de uso de pneus, e muitos conseguiram marcar seus melhores resultados, como Pierre Gasly em quarto (Toro Rosso) e Marcus Ericsson em nono (Sauber). Vários pilotos também usaram todos os três compostos disponíveis durante a corrida.
Mario Isola, líder de competições de veículos da Pirelli: “Esta foi uma corrida absolutamente emocionante e tensa, que entregou exatamente o que esperávamos com esta última geração de pneus: muitas estratégias diferentes, corrida disputada e um final empolgante com alguns dos melhores pilotos do mundo batalhando entre si até a última curva. A administração dos pneus foi a chave para para a vitória de Vettel, o piloto da Ferrari conseguiu usar os compostos Macios durante 39 voltas, nós nunca havíamos vimos isso antes deste fim de semana. A Mercedes também fez um trabalho de estratégia one-stop, colocando dois carros no pódio quando um two-stopper seria teoricamente mais rápido: esta decisão alterou todo andamento da corrida que teve uma chegada emocionante. Parabéns também a Pierre Gasly e a Toro Rosso, e aos nossos melhores votos de uma rápida recuperação para o mecânico da Ferrari que foi ferido durante o pit stop.”
Comportamento dos pneus durante a corrida
Stints por piloto
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