O novo sedĂ£ da Volkswagen chegou com
tudo de melhor que a montadora oferece
Texto: Eduardo Abbas
Fotos: Volkswagen
O ano de 2018 realmente promete! A
briga entre as montadoras estĂ¡ cada dia mais ferrenha em um segmento que nĂ£o
tinha muitas novidades reais nos Ăºltimos anos. Culpa da crise que ainda deixa
marcas no paĂs? Acho que nĂ£o, atĂ© porque o projeto de um automĂ³vel nĂ£o Ă© feito
do dia para a noite nem mesmo de um ano para o outro, sĂ£o tantas as variĂ¡veis
que fica muito complicado cancelar algo que jĂ¡ estĂ¡ no forno assando, o que
acontece Ă© que as novidades geralmente convergem para um determinado segmento
pela leitura que Ă© feita do gosto do consumidor e o que ele procura de
novidade.
Eu estive a apresentaĂ§Ă£o em Word
Première do Virtus (do latim, que em
portuguĂªs significa Força) que vocĂª pode
lembrar AQUI,
mas nĂ£o acompanhei o lançamento oficial nem fiz o test drive realizado pela
imprensa, foi entĂ£o que a Volkswagen
garantiu ao BorrachaTV On-Line a avaliaĂ§Ă£o
de uma semana com o novo modelo, assim sendo, eu tive mais tempo para
avaliar esse sedĂ£ que, a grosso modo, Ă© a versĂ£o social do Polo. O modelo disponibilizado foi o Virtus Comfortline, nĂ£o Ă© a de entrada nem mesmo a topo de linha, Ă©
aquela que a montadora acredita que serĂ¡ a mais vendida por estar entre as duas outras opções.
Seu desenho lembra muito o Jetta, mas ele Ă© menor e tem algumas caracterĂsticas
prĂ³prias: uma silhueta bem alongada, um vinco que margeia a entrada de ar, grandes
farĂ³is de neblina, pĂ¡ra-choque largo, linha dupla em forma de flecha na lateral,
trĂªs volumes bem definidos e grandes lanternas traseiras que se conectam aos pĂ¡ra-lamas.
É estiloso, bonito e chama muito a atenĂ§Ă£o das pessoas na rua, faz bem o papel de
carro clĂ¡ssico com atrativos modernos e dinĂ¢micos.
A parte mecĂ¢nica Ă© a mesma que
equipa o Polo Highline que eu
avaliei e vocĂª pode lembrar AQUI,
ele vem equipado com o espetacular motor 200 TSI com trĂªs cilindros, 999 cm³ de
cilindrada, Total Flex, 128 cv com etanol, 115 cv com gasolina, torque
mĂ¡ximo de 200 Nm com qualquer combustĂvel, transmissĂ£o automĂ¡tica de 6 marchas, manuais seqĂ¼enciais Tiptronic na alavanca de cĂ¢mbio ou shift
paddles no volante e modo “S” (esportivo) que alonga as marchas.
A aposta maior da Volkswagen Ă© no conforto e na tecnologia
embarcada com itens encontrados somente em modelos Premium, por exemplo, o espaço para os passageiros
do banco traseiro Ă© 910
milĂmetros , tem amplo Ă¢ngulo de abertura das portas traseiras,
descanso de braço central, bancos de tecido com embossagem que sĂ£o confortĂ¡veis
e facilitam o encaixe na hora de sentar e dirigir.
Na parte eletrĂ´nica houve um crescimento
da digitalizaĂ§Ă£o dos mostradores e controles, assim como da conectividade. O Virtus Comfortline tem o painel
totalmente digital com Active Info Display, ar-condicionado digital, informações
de navegaĂ§Ă£o, coluna de direĂ§Ă£o ajustĂ¡vel, farĂ³is de neblina com “cornering
light”, sistema de infotainment Composition Touch com tela de 6,5” sensĂvel ao toque,
sensores de estacionamento traseiros, sistema “Kessy” sem uso da chave para abrir e fechar as portas, partida
por botĂ£o, controlador automĂ¡tico de velocidade, sensores de estacionamento
dianteiros, volante multifuncional, sensores de chuva e crepuscular.
Andando pela cidade ele tem a
mesma disposiĂ§Ă£o e reaĂ§Ă£o do seu irmĂ£o Polo,
mesmo com seu tamanho maior ele se comporta como um Hatch, Ă¡gil, fĂ¡cil de
estacionar e muito leve em manobras, seja na rua ou em vagas de estacionamento.
O casamento perfeito do motor com o cambio garante uma Ă³tima economia de combustĂvel,
o Virtus Comfortline estava
abastecido com gasolina, em baixas velocidades o cĂ¢mbio logo procura marchas
mais altas e em grande parte do tempo andei em 4ª marcha, o resultado, segundo dados
do computador de bordo, foi conseguir uma média de 10,5 km/l, isso faz dele um carro bem econômico.
Com a Ă³tima impressĂ£o na cidade,
fui para a estrada aproveitar o que tem de bom. Na questĂ£o segurança, os itens
contemplam freios a disco nas quatro rodas, M-ABS, ABS, EBD, TC, ESC, HHC, HBA,
XDS+, BSW, RKA+, Frenagem AutomĂ¡tica PĂ³s-ColisĂ£o, detector de fadiga, quatro
airbags e toda essa sopa de letras e demais itens de segurança acabaram garantindo 5 estrelas no Latin NCAP para passageiros adultos e crianças.
Na rodovia dos Bandeirantes, ele deu uma impressĂ£o muito diferente, eu jĂ¡ estava acostumado com esse conjunto
mecĂ¢nico e senti diferença tanto em retas quanto em curvas. NĂ£o sei se pelo desenho da carroceria ou mesmo por se tratar de um
sedĂ£, o Virtus Comfortline se
mostrou um carro muito mais no “chĂ£o”
e seguramente mais “redondo” nas
curvas. Com essa duvida, resolvi testar o modelo em uma estrada vicinal com traçado
mais antigo e de geometria menos amigĂ¡vel. Realmente ele difere muito de outros
modelos trĂªs volumes, tem comportamento de Hatch e nĂ£o acarreta
sustos em quem dirige, nĂ£o era uma impressĂ£o vaga, realmente Ă© um carro mais na
“mĂ£o”.
Mas, e sempre existe um mas, ele tem
mais sede que o Novo Polo, mesmo com
toda a melhora de comportamento Ă© um carro maior e mais pesado, seu desempenho Ă©
muito parecido e durante a viagem evitei utilizar o Cruise Control, mesmo assim
o consumo nĂ£o foi assustador, com dados do computador de bordo, a mĂ©dia ficou
em 14,8 km/l, com trĂªs pessoas a bordo, ar-condicionado ligado e um pouco de
bagagem no porta-malas. Ainda Ă© muito boa, nĂ£o chega a espantar nem impacta demais na autonomia que fica em torno de 700 km.
O grande diferencial, e acho que vocĂª
estava esperando eu citar, Ă© o Manual Cognitivo,
que usa o IBM Watson para responder questões
sobre o veĂculo e informações contidas no manual. Como eu nĂ£o utilizei nem tive
uma “aula” para poder informar
corretamente como funciona, vou ficar devendo, mas prometo fazer uma matéria exclusiva
sobre a utilizaĂ§Ă£o e operaĂ§Ă£o deste importante acessĂ³rio.
O preço sugerido Virtus Comfortline é de R$ 73.490, tem para
escolher 7 cores, 3 pacotes de tecnologia, sĂ£o 3 anos de garantia, Financial
Services, pacotes de vantagens para aquisiĂ§Ă£o e manutenĂ§Ă£o, jĂ¡ estĂ¡ nas concessionĂ¡rias pronto pra vocĂª fazer test drive e estĂ¡ preparado
para a guerra que os sedĂ£s mĂ©dios vĂ£o travar a partir deste ano, que vença o
melhor!
Ficha TĂ©cnica
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