Dois dias após a rompimento do arco de gelo do Glaciar Perito Moreno, um espetáculo da natureza, a viagem “Honda – Pra Lá do Fim do Mundo” chega na região da Patagônia Argentina

Texto e fotos: Textofinal Comunicação

O navegador Amyr Klink e o jornalista Joel Leite estão a bordo dos modelos WR-V e HR-V rumo ao vilarejo mais austral do mundo, em Puerto Toro, no extremo sul do Chile.


Na última quarta-feira (14), Amyr, Joel e equipe cruzaram a Argentina de leste a oeste pela Ruta Provincial 9 e chegaram ao Parque Nacional Perito Moreno, terceira maior reserva de água doce do mundo. Três dias antes, no sábado (10), enquanto a viagem “Honda – Pra Lá do Fim do Mundo” passava pela cidade de Pedro Luro (AR), o glaciar já começava a palpitar sua ruptura.


Tal fenômeno rende manchetes de jornais e é motivo de muito orgulho para os argentinos que vêm de longe para ver a queda da caverna turquesa. Amyr e Joel puderam conferir algumas das consequências deste raro fenômeno da natureza. Muitas ruas da cidade mais próxima, El Calafate, estavam alagadas e o vão do arco do glaciar ainda tinha blocos de gelo boiando.


O espetáculo no Glaciar Perito Moreno ocorreu seis vezes somente neste século. Desta vez, chegou a atrair cerca de 5 mil visitantes por dia, sendo que rotineiramente o parque recebe 2 mil pessoas/dia. Antes da queda, um dique natural de gelo se forma e impede a passagem de água, neste caso para o Lago Argentino por meio do canal de Los Témpanos. A água desgasta a geleira num lento processo e quando ocorre a infiltração é sinal de que a “ponte de gelo” vai desabar em pouco tempo. É um fenômeno!


A geleira Perito Moreno traz um paredão com cerca de 70 metros de altura; tem 254 quilômetros quadrados, maior do que a cidade de Buenos Aires. O canal oficial de divulgação diária para acompanhar esta aventura é o Portal ECOInforme, site de notícias relacionadas ao meio ambiente e sustentabilidade da agência Agência AutoInforme, da qual Joel Leite é sócio diretor.

Acompanhe o dia a dia da viagem nos canais da Honda no Facebook e Youtube, inclusive em um hotsite desenvolvido especialmente para a viagem