Moderno, rĂ¡pido, econĂ´mico e jĂ¡ começa aparecer entre os carros mais vendidos do Brasil, a Volkswagen acertou a mĂ£o

Texto: Eduardo Abbas
Fotos: Volkswagen

Ele jĂ¡ tinha surpreendido no lançamento, que vocĂª pode lembrar AQUI, mas agora, com mais tempo para desfrutar e avaliar tudo que ele oferece, nĂ£o resta dĂºvida: Ă© um dos melhores carros jĂ¡ montados pela Volkswagen no Brasil.


Desta vez o teste durou mais tempo, foram 30 dias aproveitando tudo de bom que o Polo Highline pode oferecer, tanto na cidade quanto na estrada, este novo modelo jĂ¡ ganhou vĂ¡rios prĂªmios da imprensa especializada, entre eles o PrĂªmio Abiauto em 2017 e vem coroar uma nova realidade que os automĂ³veis começam a viver: motor de 3 cilindros, cĂ¢mbio automĂ¡tico e todos os avanços em tecnologia da comunicaĂ§Ă£o e conforto que um carro moderno deve ter.


Isso sem falar no desenho moderno e bonito, o Polo Highline chama a atenĂ§Ă£o por onde passa e impõe respeito na rodovia onde engole facilmente o asfalto sem deixar muita chance para os outros carros. A parte mecĂ¢nica Ă© o grande “pulo do gato”, Ă© a melhor definiĂ§Ă£o de downsizing da engenharia automotiva, o motor 200 TSI com trĂªs cilindros, 999 cm³ de cilindrada, Total Flex, Turbo, gera potĂªncia 128 cv com etanol e 115 cv com gasolina com torque mĂ¡ximo de 200 Nm (20,4 kgfm) com qualquer combustĂ­vel e cĂ¢mbio automĂ¡tico de 6 velocidades.


O modelo que avaliei estava abastecido com gasolina, isso foi muito bom, deu para comparar o consumo que aferi no lançamento com aquele que o proprietĂ¡rio vai ter usando o carro em condições normais do dia-a-dia e garante tambĂ©m uma grande autonomia, fiz trĂªs viagens para o interior de SĂ£o Paulo sem precisar abastecer, nĂ£o Ă© o mĂ¡ximo?


O Polo Highline Ă© a versĂ£o todo de linha acrescida de um pacote opcional (menos o Active Info Display) que facilita muito mais a vida do motorista e traz alegria e conforto para os passageiros: ar-condicionado digital, vidros elĂ©tricos nas quatro portas, travas elĂ©tricas, computador de bordo, farĂ³is de neblina com “cornering light”, sistema “Kessy” (abertura e fechamento das portas, partida do motor por botĂ£o sem uso da chave), controlador automĂ¡tico de velocidade de cruzeiro, retrovisor interno eletrocrĂ´mico, volante multifuncional com “shift paddles”, sensores de chuva e crepuscular, porta-luvas refrigerado, luz diurna em LED e sistema de infotainment “Discover Media”. Os bancos sĂ£o confortĂ¡veis e a posiĂ§Ă£o de dirigir Ă© excelente, a direĂ§Ă£o elĂ©trica possui vĂ¡rios mapeamentos que fornecem carga adequada para cada situaĂ§Ă£o (manobras, mĂ©dia e alta velocidades), combina conforto e estabilidade direcional. Isso faz uma enorme diferença principalmente na cidade, onde as situações sĂ£o mais variadas que na estrada.


Dirigir Ă© uma delicia, o Polo Highline atende prontamente todas as manobras, nĂ£o dĂ¡ trabalho na hora de estacionar, sempre auxiliado pela cĂ¢mera de rĂ© e os sensores que sĂ£o um suporte precioso para os jĂ¡ generosos retrovisores. O conjunto mecĂ¢nico funciona com muita harmonia, em baixas velocidades o cĂ¢mbio logo procura marchas mais altas, eu andei grande parte do tempo em 4ª marcha, isso garante baixa rotaĂ§Ă£o do motor (cerca de 1.500 rpm) e Ă© fundamental para o consumo de combustĂ­vel: segundo dados do computador de bordo, a mĂ©dia foi de 12,5 km/l, um nĂºmero muito respeitĂ¡vel.


Com eu disse antes, fiz trĂªs viagens para o interior de SĂ£o Paulo utilizando a mesma rodovia, a dos Bandeirantes. Na mais longa delas, fui atĂ© a cidade de Campinas onde andei pela estrada em 95% do tempo, motivo esse que me permitiu avaliar com muito mais precisĂ£o o consumo em dois diferentes modos de conduĂ§Ă£o: com e sem o Cruise Control.


Na estrada o Polo Highline Ă© fantĂ¡stico, muito firme e seguro em piso seco e molhado (choveu na ida!), alĂ©m dos freios a disco nas quatro rodas, os suportes eletrĂ´nicos proporcionam uma viagem tranqĂ¼ila: M-ABS, EBD, TC, ESS, MSR, ESC, HHC, HBA, EDS, XDS+, BSW, RKA+, GMA, detector de fadiga (veja Itens de SĂ©rie) sĂ£o mais que uma sopa de letras, na verdade eles garantem a qualidade da dirigibilidade e sĂ£o o que existe de mais moderno em sistemas de segurança para automĂ³veis, muitos destes itens sĂ³ sĂ£o encontrados em modelos Premium.


Na ida fiz o trajeto apenas dosando a velocidade com o pĂ©, a mĂ¡xima da rodovia Ă© de 120 km/h, atingida rapidamente e sempre em 6ª marcha, mesmo nas subidas e em momentos de ultrapassagens as reduções nĂ£o existem, sĂ³ mesmo se vocĂª tiver que tirar o pĂ© do acelerador para frear ou reduzir muito a velocidade, caso contrĂ¡rio, ele nem pensa em mudar a marcha, com esse tipo de conduĂ§Ă£o, consegui uma media de 17,3 km/l, com ar condicionado ligado, duas pessoas a bordo e pegando um pouco de chuva.


Na volta a conversa foi outra, a estrada estava completamente seca e com poucos carros, ideal para se usar o Cruise Control sem correr riscos desnecessĂ¡rios. O comportamento muda bastante, o Polo Highline fica um pouco mais nervoso pois a intenĂ§Ă£o Ă© manter a velocidade programada a qualquer custo, entĂ£o a reduĂ§Ă£o de uma marcha Ă© sentida algumas vezes no percurso de 100 km. Ele nĂ£o muda em nada a dirigibilidade e nĂ£o precisei fazer nenhuma compensaĂ§Ă£o no acelerador mesmo em momento de ultrapassagem, mas quando se trata de retomar a velocidade ele fica muito mais arisco quando usei o artifĂ­cio eletrĂ´nico, isso faz com que ele gaste mais, com dados do computador de bordo, a mĂ©dia ficou em 14,8 km/l, nĂ£o Ă© um desastre, mas jĂ¡ baixa a autonomia. O ideal mesmo Ă© programar a velocidade desejada sem acionar e quando for retomar fazer manualmente, usando o Cruise apenas para Cruzeiro, caso contrĂ¡rio ele vai beber mesmo!


O Polo Highline tem preço inicial sugerido de R$ 69.190,00, 7 cores para escolher, opcionais com pacotes de equipamentos, Volkswagen Financial Services, 3 anos de garantia, pacotes de vantagens para aquisiĂ§Ă£o e manutenĂ§Ă£o e a certeza que, o sucesso nĂ£o vem por acaso e a Volkswagen soube chegar lĂ¡!


Ficha TĂ©cnica

Itens de SĂ©rie
Principais
  • "ABS" - freios com sistema antitravamento
  • "Aerowischer" – palhetas do limpador de para-brisas com design aerodinĂ¢mico
  • "Easy drive" - direĂ§Ă£o elĂ©trica
  • "EBD" - freios com distribuiĂ§Ă£o eletrĂ´nica de frenagem
  • "ESS" - alerta de frenagem de emergĂªncia
  • "HHC" (Hill Hold Control) - assistente para partida em aclive/subida
  • "Kessy" - acesso ao veĂ­culo sem o uso da chave e botĂ£o para partĂ­da do motor
  • "Park pilot" ‐ sensores de estacionamento traseiros
  • "Piloto automĂ¡tico" - controle automĂ¡tico de velocidade
  • "Sit & Adjust" - banco do motorista com ajuste milimĂ©trico de altura
  • “I‐System” ‐ computador de bordo
  • “Keyless” ‐ sistema de alarme com comando remoto
  • 2 airbags dianteiros com desativaĂ§Ă£o do passageiro e 2 laterais para os ocupantes dianteiros
  • 3 apoios de cabeça no banco traseiro com ajuste de altura
  • 4 alto-falantes e 2 tweeters
  • Alerta sonoro de farĂ³is acesos
  • Alerta sonoro e visual de nĂ£o utilizaĂ§Ă£o dos cintos de segurança dianteiros
  • Antena no teto
  • Ar-condicionado digital “Climatronic” com filtro de poeira e pĂ³len
  • Banco do passageiro dianteiro rebatĂ­vel
  • Banco traseiro com encosto rebatĂ­vel bi-partido
  • Bancos revestidos de tecido
  • Chave "canivete" com controle remoto
  • Cintos de segurança dianteiros com regulagem de altura e prĂ©-tensionador
  • Cintos de segurança traseiros automĂ¡ticos de 3 pontos (inclusive o central)
  • Coluna de direĂ§Ă£o com ajuste de altura e profundidade
  • Colunas centrais e traseiras externas com aplique preto fosco
  • Controle eletrĂ´nico de estabilidade (ESC), Controle de traĂ§Ă£o (ASR), Bloqueio eletrĂ´nico do diferencial (EDS)
  • Descanso de braço dianteiro com porta-objetos, saĂ­das de ar traseiras e 2 portas USB para carga
  • Desembaçador, limpador e lavador do vidro traseiro
  • Espelhos retrovisores externos eletricamente ajustĂ¡veis com luzes indicadoras de direĂ§Ă£o integradas e funĂ§Ă£o tilt down no lado direito . FarĂ³is de neblina com funĂ§Ă£o "Cornering Light" (luz de conversĂ£o estĂ¡tica)
  • FarĂ³is duplos
  • FixaĂ§Ă£o de assento de criança com sistema ISOFIX® / Top tether
  • Grade dianteira com inserto cromado
  • IluminaĂ§Ă£o no porta-luvas e porta-malas
  • Indicador de troca de marcha
  • Lanternas traseiras escurecidas
  • Luz de conduĂ§Ă£o diurna em LED ao lado dos farĂ³is de neblina
  • Luz de cortesia dianteira e traseira
  • Maçanetas das portas e espelhos retrovisores na cor do veĂ­culo
  • Para-choques dianteiro e traseiro na cor do veĂ­culo (com inserto cromado no dianteiro)
  • Para-sĂ³is com espelhos iluminados para motorista e passageiro
  • Porta-luvas refrigerado
  • Porta-Ă³culos
  • Sistema de som "Composition Touch" com App-Connect
  • Rodas de liga leve aro 16” Design Avalanche com pneus 195/55 R16
  • Sobretapetes
  • Suporte para celular com entrada USB para carga
  • Tomada 12V no console central
  • TransmissĂ£o automĂ¡tica de 6 velocidades
  • Travamento elĂ©trico e remoto das portas, porta-malas e tampa de combustĂ­vel
  • Vidros elĂ©tricos dianteiros e traseiros com funĂ§Ă£o "one touch" nos dianteiros
  • Volante multifuncional em couro com "shift paddles" e detalhes em black piano
Acabamento Interno
Tecido "Inazawa"

Cores
SĂ³lidas
Preto Ninja
Branco Cristal
Vermelho Tornado

MetĂ¡licas
Cinza Platinum
Azul Night
Prata Sirius
Prata TungstĂªnio

Opcionais
Couro native
Revestimento dos bancos em couro sintético "Native"
Revestimento das portas e laterais parcialmente em couro sintético "Native"

Pacotes
Tech High
  • "Park pilot" ‐ sensores de estacionamento dianteiros e traseiros
  • "RKA" ‐ Indicador de controle da pressĂ£o dos pneus
  • “s.a.v.e.” ‐ porta‐malas com sistema de ajuste variĂ¡vel de espaço
  • Antena Diversity TubarĂ£o
  • CĂ¢mera traseira
  • Detector de fadiga
  • Espelho retrovisor interno eletrocrĂ´mico
  • Farol com ajuste automĂ¡tico de intensidade e funĂ§Ă£o coming/leaving home
  • Multicollision Brake
  • Rede no porta-malas
  • Sensores de chuva e crepuscular
  • Sistema infotainment "Discover Media" com navegaĂ§Ă£o, App-Connect e comando de voz
Technology Pack
  • "Park pilot" ‐ sensores de estacionamento dianteiros e traseiros
  • "RKA" ‐ Indicador de controle da pressĂ£o dos pneus
  • “s.a.v.e.” ‐ porta‐malas com sistema de ajuste variĂ¡vel de espaço
  • Antena Diversity TubarĂ£o
  • CĂ¢mera traseira
  • Detector de fadiga
  • Espelho retrovisor interno eletrocrĂ´mico
  • Farol com ajuste automĂ¡tico de intensidade e funĂ§Ă£o coming/leaving home
  • Instrumento combinado digital (Active Info Display)
  • Multicollision Brake
  • Rede no porta-malas
  • Rodas de liga leve 17" com pneus 205/50 R17
  • Sensores de chuva e crepuscular
  • Sistema infotainment "Discover Media" com navegaĂ§Ă£o, App-Connect e comando de voz