- Desde o inĂcio de suas operações, começando com a montagem do utilitĂ¡rio Bandeirante, atĂ© hoje, a empresa acumula histĂ³rias de sucesso com sua filosofia do cliente em primeiro lugar e de produzir carros cada vez melhores;
- OperaĂ§Ă£o brasileira foi a primeira a receber uma planta industrial fora do JapĂ£o;
- Com o tema “Reinventando o Futuro”, a Toyota pretende, neste ano de celebrações, continuar se desenvolvendo no Brasil e se posicionando cada vez mais como uma empresa de mobilidade.
Texto e fotos: Toyota
O ano de 2018 Ă© muito especial para a Toyota do Brasil, pois marca o sexagĂ©simo aniversĂ¡rio da empresa no PaĂs. Ao longo dessa trajetĂ³ria, a empresa participou ativamente do desenvolvimento industrial e econĂ´mico brasileiro e se orgulha dos grandes investimentos feitos em sua operaĂ§Ă£o local, sempre pensando no crescimento sustentĂ¡vel de seus negĂ³cios e na contribuiĂ§Ă£o para o desenvolvimento da sociedade brasileira.
“Quando penso na trajetĂ³ria da Toyota no Brasil desde o inĂcio, me sinto orgulhoso da nossa FamĂlia Toyota, responsĂ¡vel por essa histĂ³ria de sucesso neste grandioso PaĂs. Ao comemorarmos 60 anos, nossa matriz no JapĂ£o estĂ¡ de olho no futuro, por isso, nossa principal mensagem neste momento Ă© ‘Reinventando o Futuro’. A Toyota quer ser protagonista da transformaĂ§Ă£o que a indĂºstria automotiva estĂ¡ passando. Novas tecnologias ambientalmente responsĂ¡veis, como o sistema hĂbrido presente no Prius, sĂ£o apenas o primeiro passo e tenho certeza que o Brasil terĂ¡ um papel importante em nosso futuro”, celebra Steve St.Angelo, CEO da Toyota para a AmĂ©rica Latina e Caribe e Chairman da Toyota do Brasil e Argentina.
Desde 1958 atĂ© os dias de hoje, a marca japonesa tem trabalhado incansavelmente para oferecer ao pĂºblico brasileiro carros cada vez melhores. Atualmente, sĂ£o quatro fĂ¡bricas nas cidades paulistas de Indaiatuba, Sorocaba, Porto Feliz e SĂ£o Bernardo do Campo, cidade tambĂ©m que abriga um Centro de Pesquisa Aplicada e um Centro de Design. AlĂ©m disso, sĂ£o trĂªs centros de distribuiĂ§Ă£o de veĂculos em GuaĂba (RS), VitĂ³ria (ES) e Suape (PE), um centro de distribuiĂ§Ă£o de peças em Votorantim (SP), um escritĂ³rio de representaĂ§Ă£o em BrasĂlia (DF) e mais de 5.800 colaboradores.
Olhar para o futuro
Com o tema “Reinventando o Futuro”, a Toyota pretende celebrar esses 60 anos de Brasil olhando para frente. Neste ano, a marca trabalha em grandes projetos, sendo o mais importante deles o lançamento do Yaris, modelo que se encaixarĂ¡ entre o compacto Etios e o sedĂ£ mĂ©dio Corolla no portfĂ³lio da empresa no Brasil, com inĂcio de vendas previsto para o segundo semestre de 2018.
A Toyota Mobility Foundation, iniciativa global de responsabilidade social para a mobilidade, vai estrear este ano no Brasil. A fundaĂ§Ă£o, criada em 2014, trabalha em parceria com universidades, governos, organizações nĂ£o-governamentais, instituições de pesquisa e outras empresas na busca de soluções para a mobilidade em todo o mundo e conta com a expertise da Toyota em tecnologia, segurança e meio ambiente.
AlĂ©m disso, ações em celebraĂ§Ă£o ao patrocĂnio dos Jogos OlĂmpicos e ParalĂmpicos de TĂ³quio 2020 tambĂ©m estĂ£o no radar da empresa, cuja campanha global “Start your Impossible” Ă© o carro-chefe. A campanha fixa o compromisso da Toyota de apoiar a criaĂ§Ă£o de uma sociedade mais inclusiva e sustentĂ¡vel, na qual todos possam desafiar seu impossĂvel e ressalta os valores de humildade, trabalho duro, superaĂ§Ă£o de desafios e interminĂ¡vel persistĂªncia da empresa.
Outra iniciativa prevista para 2018 Ă© a introduĂ§Ă£o da marca TOYOTA GAZOO Racing no Brasil. Criada em abril de 2015, compreende todas as atividades de esporte a motor da Toyota, herdando a filosofia fundamental da empresa de criar veĂculos cada vez melhores e desenvolver seus recursos humanos por meio do automobilismo e da competiĂ§Ă£o.
A TOYOTA GAZOO Racing compete em diversas categorias pelo mundo, como World Rally Championship (WRC), World Endurance Championship (WEC), Rally Dakar, 24hs de NĂ¼rburgring, NASCAR, Super FĂ³rmula Japonesa, entre outras.
Como uma das principais filosofias da Toyota Ă© o suporte Ă s sociedades onde estĂ¡ inserida, em 2018 a empresa pretende iniciar oficialmente o programa de visitas em seus Centros de Visitas localizados em SĂ£o Bernardo do Campo e Sorocaba, ambos no Estado de SĂ£o Paulo.
Denominada Ecofactory, a unidade do interior de SP Ă© a sede para visitas com foco em questões ambientais. A fĂ¡brica da montadora no ABC Paulista se prepara para dividir com os participantes uma experiĂªncia institucional adquirida nesses 60 anos de atuaĂ§Ă£o no PaĂs. O programa de visitas serĂ¡ aberto ao pĂºblico em geral e serĂ¡ realizado por meio de agendamento prĂ©vio.
“Muito obrigado aos clientes brasileiros por permitirem a Toyota fazer parte das suas vidas por meio dos nossos produtos. A histĂ³ria de crescimento sĂ³lido da Toyota no Brasil demonstra o comprometimento com o desenvolvimento sustentĂ¡vel de nossos negĂ³cios e da sociedade e Ă© assim que seguimos atuando, comprometidos em disseminar nossas boas prĂ¡ticas para transformar nosso PaĂs”, afirma Rafael Chang, presidente da Toyota do Brasil.
HistĂ³ria
Primeiros anos
A Toyota iniciou suas operações no Brasil em 23 de janeiro de 1958, com a instalaĂ§Ă£o de um escritĂ³rio no centro da cidade de SĂ£o Paulo. Em dezembro desse mesmo ano, tambĂ©m em SĂ£o Paulo, inaugurou sua primeira linha de montagem, começando desta maneira suas atividades como fabricante de veĂculos no PaĂs. Cinco meses mais tarde, a Toyota lançou o primeiro veĂculo Land Cruiser, na modalidade CKD (Complete Knock-Down), que recebeu o nome de Bandeirante. Em 1961, a Toyota adquiriu um terreno em SĂ£o Bernardo do Campo (SP), onde instalou a primeira unidade industrial da Toyota fora do JapĂ£o. E, a partir de 1962, passou a fabricar o modelo Bandeirante nacional, que durante 40 anos se posicionou como referĂªncia no mercado de utilitĂ¡rios.
Em outubro de 1999, a Toyota do Brasil celebrou a produĂ§Ă£o de 100 mil unidades do utilitĂ¡rio. Em novembro de 2001, com o encerramento da produĂ§Ă£o da linha Bandeirante, a unidade de SĂ£o Bernardo do Campo passou a fabricar autopeças. Com a compra de um novo terreno de 1,5 milhĂ£o de metros quadrados na cidade de Indaiatuba, no interior do Estado de SĂ£o Paulo, e com o posterior investimento de US$ 150 milhões, a Toyota do Brasil iniciou, em 1996, a construĂ§Ă£o de sua segunda fĂ¡brica no PaĂs, destinada Ă produĂ§Ă£o do Corolla, que teve inĂcio em setembro de 1998. Dois anos mais tarde foram investidos outros US$ 300 milhões para a modernizaĂ§Ă£o e ampliaĂ§Ă£o estrutural da fĂ¡brica.
Este novo aporte marcou o inĂcio da produĂ§Ă£o do Novo Corolla, a partir de junho de 2002. Em março de 2017, a unidade fabril comemorou a marca de 1 milhĂ£o de Corollas produzidos no Brasil, reflexo do sucesso absoluto do sedĂ£ mĂ©dio mais vendido do PaĂs.
Outro passo importante para o crescimento da Toyota no Brasil foi a inauguraĂ§Ă£o do Centro de DistribuiĂ§Ă£o de GuaĂba, na Grande Porto Alegre, em março de 2005.
A instalaĂ§Ă£o tornou-se o portal das operações logĂsticas da Toyota entre o Brasil e a Argentina, para recebimento dos utilitĂ¡rios Hilux e SW4 e de peças de reposiĂ§Ă£o produzidas na planta de ZĂ¡rate (Argentina), por via rodoviĂ¡ria. Ocupando 2,5 mil metros quadrados de Ă¡rea construĂda, em um terreno de 58 mil metros quadrados, o Centro de GuaĂba, alĂ©m de receber e distribuir os veĂculos e peças produzidos em ZĂ¡rate para todo territĂ³rio nacional, executa as operações de checagem e ajuste de montagem, para que estes se adaptem Ă legislaĂ§Ă£o brasileira.
ExpansĂ£o
Em agosto de 2012, mais um marco para a empresa no PaĂs foi a inauguraĂ§Ă£o de sua terceira unidade fabril, desta vez em Sorocaba (SP), responsĂ¡vel pela produĂ§Ă£o do compacto Etios em suas versões hatchback e sedĂ£. Fruto de investimento inicial de US$ 600 milhões, a unidade Ă© um marco na operaĂ§Ă£o brasileira, pois reĂºne atributos das plantas mais modernas da Toyota em todo o mundo.
A habilidade dos mais de 1.900 colaboradores da unidade sorocabana permitiu Ă Toyota realizar melhorias profundas na famĂlia Etios. Foram 14 mudanças no produto, desde o seu lançamento, em setembro de 2012, tornando o compacto da marca um sucesso de vendas. No ano passado, o modelo ultrapassou pela primeira vez em sua histĂ³ria a casa das 70 mil unidades vendidas (hatchback e sedĂ£).
Nesta curta histĂ³ria, a unidade que foi inaugurada para produzir 74 mil veĂculos por ano, foi expandida a partir de janeiro de 2015 e hoje possui capacidade para fabricar 108 mil unidades anualmente. AlĂ©m disso, estĂ¡ recebendo investimentos adicionais de R$ 1 bilhĂ£o para receber equipamentos para a produĂ§Ă£o do Yaris.
Em 2013, foi lançado o Prius, primeiro automĂ³vel hĂbrido de produĂ§Ă£o em massa do mundo, que chegou ao mercado brasileiro com a missĂ£o de disseminar o avanço da tecnologia hĂbrida no PaĂs. Desde entĂ£o, ele se tornou lĂder isolado em seu segmento, com vendas totais de 3.504 unidades desde seu lançamento.
Em dezembro de 2015, a empresa inaugurou um novo centro de distribuiĂ§Ă£o de veĂculos, localizado prĂ³ximo Ă Ă¡rea portuĂ¡ria de Suape, regiĂ£o metropolitana de Recife (PE). Com investimento inicial de R$ 2,4 milhões e Ă¡rea total de 23 mil metros quadrados, o centro tem capacidade para receber cerca de 40 mil unidades por ano e contribuiu para aprimorar a operaĂ§Ă£o logĂstica da empresa na regiĂ£o Nordeste, atendendo de forma ainda mais eficiente os clientes daquela regiĂ£o.
SBC Reborn
Em fevereiro de 2015, a Toyota deu inĂcio ao projeto “SĂ£o Bernardo Reborn”. Dividido em trĂªs fases, a iniciativa, que teve um aporte total de R$ 70 milhões, tem como principal objetivo a revitalizaĂ§Ă£o da planta de SĂ£o Bernardo do Campo (SP). A primeira etapa marcou a implantaĂ§Ă£o do terceiro turno no setor de forjaria da planta, que passou a produzir peças para abastecer a vindoura fĂ¡brica de motores em Porto Feliz (SP), alĂ©m da transferĂªncia da sede administrativa da Toyota de SĂ£o Paulo para o ABC paulista.
A segunda etapa, realizada em agosto de 2016, consistiu na inauguraĂ§Ă£o do primeiro Centro de Pesquisa Aplicada da marca na AmĂ©rica Latina, concebido para integrar atividades relacionadas Ă pesquisa e desenvolvimento de novos produtos e fornecedores. Ali, foram alocados os departamentos de Engenharia, Compras, RegulamentaĂ§Ă£o Veicular e Qualidade Assegurada, permitindo maior interaĂ§Ă£o e sinergia entre as Ă¡reas para constituiĂ§Ă£o de futuros projetos. Nas novas instalações foi construĂdo, ainda, um centro de design de produto, que jĂ¡ trabalhou, por exemplo, nas mudanças de desenho do atual Etios.
Em agosto de 2017, a terceira etapa do projeto foi concluĂda com a inauguraĂ§Ă£o do Centro de Visitas da montadora, um dos mais tecnolĂ³gicos da empresa em todo o mundo. Concebido para oferecer aos participantes uma experiĂªncia de imersĂ£o ao universo Toyota, alĂ©m de abrir as portas da empresa para os mais diversos pĂºblicos da regiĂ£o do ABC e do Brasil, o Centro de Visitas leva os participantes a uma viagem pela histĂ³ria da empresa, seu passado, presente e futuro, destacando as atividades mais importantes.
O local atenderĂ¡, a partir do final de janeiro deste ano, uma lista de espera de pedidos universitĂ¡rios. AtĂ© o inĂcio do segundo semestre, ocorrerĂ¡ a abertura de inscrições ao pĂºblico em geral, por meio de um hotsite, que serĂ¡ divulgado posteriormente. A partir do final de fevereiro, o Centro de Visitas farĂ¡ ainda parte do Programa de Turismo Industrial de SĂ£o Bernardo do Campo, desenvolvido pela prefeitura da cidade.
ConsolidaĂ§Ă£o da operaĂ§Ă£o
Em maio de 2016, a empresa inaugurou sua fĂ¡brica de motores na cidade de Porto Feliz (SP), responsĂ¡vel por produzir os modernos, eficientes e durĂ¡veis propulsores Dual VVT-i 1.3L e 1.5L, de quatro cilindros, flex fuel e gasolina, que equipam o compacto Etios comercializado no Brasil e em diversos paĂses da AmĂ©rica Latina.
A unidade, que recebeu investimentos da ordem de R$ 580 milhões e emprega aproximadamente 430 colaboradores, possui a mais avançada e inovadora tecnologia de processos de produĂ§Ă£o, alĂ©m de deter elevado grau de automaĂ§Ă£o industrial, congregando mĂ¡quinas de alta precisĂ£o dentro de cada estĂ¡gio da linha de montagem.
Neste curto perĂodo de existĂªncia, Porto Feliz jĂ¡ conta com um feito importante: em abril de 2017, menos de um ano de sua abertura, a planta bateu a marca de 100 mil unidades produzidas de motores 1.3L e 1.5L do Etios.
Em setembro do ano passado, a Toyota firmou compromisso de investir mais R$ 600 milhões com o objetivo de ampliar esta planta para a fabricaĂ§Ă£o de propulsores para outros automĂ³veis da marca produzidos no PaĂs a partir do segundo semestre de 2019.
AlĂ©m disso, em 2016 a Toyota do Brasil alcançou sua melhor colocaĂ§Ă£o no ranking nacional de vendas e a maior participaĂ§Ă£o de mercado em toda a sua histĂ³ria no PaĂs, terminando aquele ano na 5ª posiĂ§Ă£o do mercado.
A linha atual de produtos Toyota vendida no Brasil Ă© composta pelo compacto Etios nas versões hatchback e sedĂ£, pelo sedĂ£ mĂ©dio Corolla, pela Hilux e SW4 e pelos modelos importados do JapĂ£o: RAV4, Prius e Camry. A linha Lexus, marca de luxo da Toyota, Ă© vendida no Brasil por meio dos modelos NX300, RX350, CT200h e ES350.
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