O SUV da montadora francesa Ă© um
dos melhores modelos jĂ¡ fabricados no Brasil e entra forte na briga com os
concorrentes
Texto: Eduardo Abbas
Fotos: Renault
Assim como o olfato, gosto pessoal Ă© uma
coisa que nĂ£o se discute, cada um tem o seu, existem casos atĂ© de serem
parecidos, mas assim como as sutilezas dos aromas, o que para alguns Ă©
agradĂ¡vel, para outros Ă© intragĂ¡vel. Roubando um trecho de O Pequeno PrĂncipe de Saint-ExupĂ©ry "nĂ³s sĂ³ podemos ver perfeitamente com o coraĂ§Ă£o; o que Ă©
essencial Ă© invisĂvel aos olhos. Os homens tĂªm esquecido esta verdade. Mas vocĂª
nĂ£o deve esquecĂª-la. VocĂª se torna eternamente responsĂ¡vel por aquilo que
cativa.".
HĂ¡ alguns anos seria impossĂvel
prever que os utilitĂ¡rios esportivos seriam os modelos que mais agradariam aos
brasileiros, nĂ³s sempre preferimos modelos Hatch ou SedĂ£s, culpa tambĂ©m da
oferta das montadoras, sĂ³ que agora muita gente começa a enxergar a praticidade
desse modelo. Durante uma semana eu pude avaliar o Renault Captur Intense 1.6 SCe X-TRONIC CVT, o nome Ă© grande como Ă©
também a qualidade desse produto que a montadora francesa oferece aos
brasileiros desde fevereiro do ano passado.
JĂ¡ vou reduzindo o nome, o Renault Captur Intense Ă© um desses
carros que nascem de conceitos que as montadoras vivem criando e em algum
momento da vida resolvem juntar tudo e transformar num veĂculo. Neste caso, os
franceses mandaram muito bem, Ă© um carro elegante, tem linhas bem marcadas, pintura
biton como marca, a dianteira tem luzes diurnas de LED, capĂ´ de formato reto,
rodas de 17’’ e a traseira com lanternas tambĂ©m de LED.
Neste modelo que avaliei, a parte
mecĂ¢nica tem o motor 1.6 16V SCe de
120 cv com etanol e 118 cv com gasolina, torque de 16,2 kgfm com qualquer
combustĂvel (ele estava abastecido com etanol), cĂ¢mbio automĂ¡tico CVT X-Tronic de 6 velocidades, uma
transmissĂ£o moderna, menor, mais leve e muito eficiente.
AliĂ¡s, eficiĂªncia Ă© o ponto forte
do Renault Captur Intense, Ă© um
carro muito econĂ´mico e de reações muito rĂ¡pidas, na cidade ele praticamente
roda em 4ª marcha o que garante uma importante reduĂ§Ă£o no consumo. É muito
confortĂ¡vel de dirigir, tĂªm bancos R-Confort
de bidensidade no formato de concha, aquele mesmo que te “abraça” quando vocĂª
senta, Ă© ajudado pela direĂ§Ă£o Eletro-hidrĂ¡ulica que facilita muito as manobras,
principalmente na hora de estacionar.
Fiz uma utilizaĂ§Ă£o padrĂ£o na
cidade, fui a lugares onde estou acostumado e cumprindo compromissos agendados
anteriormente, isso me colocou em enormes congestionamentos e em vias de
velocidade baixa. A sensaĂ§Ă£o de nĂ£o precisar fazer quase nada na conduĂ§Ă£o Ă©
muito agradĂ¡vel, o carro tem sistemas que ajudam no controle de consumo e o
ambiente criado no interior afasta aquela angustia de se estar preso entre
outros veĂculos sem poder fazer nada. O interior tem a simplicidade como ponto
de destaque, nada fica “berrando” na
sua frente, ele tem tudo que Ă© oferecido de mais moderno e tudo no seu
quadrado. Com dados do computador de bordo, fiz a média de 8,0 km/l sempre com
duas pessoas a bordo e ar condicionado ligado.
Os equipamentos de conforto e
segurança do Renault Captur Intense contemplam
o MEDIA Nav com tela touchscreen de 7” ,
GPS integrado, Bluetooth®, cĂ¢mera de rĂ©, comando satĂ©lite no volante, chave
cartĂ£o, Cruise Control e limitador de velocidade, sensor crepuscular, sensor de
chuva, retrovisores laterais rebatĂveis, ar-condicionado automĂ¡tico, vidros
elétricos nas quatro portas, ESP, ASR, luz diurna de LED, frenagem de
emergĂªncia (AFU), EBD, assistĂªncia de partida em rampas (HSA), Cornering Lights, luzes que sĂ£o
acionadas automaticamente ao girar o volante, cĂ¢mera de rĂ© e sensores de
estacionamento traseiros.
Tem gente que gosta de praia,
outros de montanha, alguns de cidades, mas eu gosto mesmo do caminho, nada me dĂ¡
mais prazer do que dirigir por uma estrada moderna e segura com um carro que tem
tudo para satisfazer o motorista. EntĂ£o lĂ¡ fui eu atĂ© Itapecerica da Serra,
cidade prĂ³xima da capital, para avaliar o carro e algum novo restaurante no
caminho que leva ao sul do Brasil. A rodovia Ă© a RĂ©gis Bittencourt que Ă© a continuaĂ§Ă£o
da BR 116, traçado antigo porĂ©m modernizado na saĂda de SĂ£o Paulo, ela tem uma
grande variaĂ§Ă£o de velocidade, tanto na ida quanto na volta, seus trechos sĂ£o de
planalto e generosas subidas que respeitaram a topografia da regiĂ£o quando foi inaugurada
no começo dos anos 1960.
ApĂ³s o trecho urbano, ela tem
velocidade mĂ¡xima de 90 km/h ,
que o Renault Captur Intense atinge
rapidamente e sem fazer muita força. Quando a mĂ¡xima aumenta para 110 km/h eu jĂ¡ estava
utilizando o Cruise Control e ajustei a nova velocidade eletronicamente, o
carro nem trocou de marcha, apenas aumentou os giros e em poucos segundos jĂ¡ estava
pronto. O motor 1.6 que equipa esse modelo Ă© muito eficiente e forte, claro que
todo o conjunto mecĂ¢nico trabalha em harmonia, mas a resposta rĂ¡pida que dĂ¡ Ă s
vezes deixa a impressĂ£o de ser de cilindrada maior, principalmente nas
ultrapassagens em subida, basta um leve toque no acelerador, geralmente ele
volta uma marcha e a superaĂ§Ă£o do veĂculo mais lento Ă© rĂ¡pida e precisa.
Onde ele também me surpreendeu foi
na economia de combustĂvel, segundo dados do computador de bordo, consegui
fazer a média de 10,3 km/l, em alguns momentos ele até bateu 11,5 km/l, mas
como as variações do traçado e as ultrapassagens necessitam de maior aceleraĂ§Ă£o,
vou ficar com a aferida no final da viagem.
O Renault Captur Intense tem preço inicial sugerido de R$89.950, acessĂ³rios,
equipamentos e cores opcionais, garantia de 3 anos ou 100 mil km, financiamento
via Banco Renault, RevisĂ£o com Preço Fechado, Pacote de Preço Fechado de Peças,
Renault Assistance, My Renault, Renault Minuto, ConsĂ³rcio Renault, Test Drive e
se tudo isso nĂ£o bastar, siga sua intuiĂ§Ă£o e estimule seu desejo, afinal de
contas, o que Ă© de gosto, regalo da vida, vai perder essa?
Ficha TĂ©cnica
0 ComentĂ¡rios