Um SUV moderno, tecnolĂ³gico, bonito, eficiente e que vai fazer a sua cabeça

Texto: Eduardo Abbas
Fotos: Peugeot

Chega uma hora na vida da gente que Ă© preciso fazer algumas mudanças, adaptar-se ao momento atual, saber ouvir e interpretar a voz das ruas, principalmente do consumidor brasileiro. Ele se tornou mais exigente e nĂ£o abre mĂ£o de certas facilidades que descobriu, por exemplo, hĂ¡ poucos anos os carros com cĂ¢mbio automĂ¡tico nem eram considerados pelos compradores, hoje em dia existem versões que nem tem a opĂ§Ă£o da caixa manual, o tempo passa e o gosto fica mais apurado.


Durante uma semana eu avaliei um novo modelo de SUV que chegou ao mercado brasileiro na metade do ano passado e representa a virada de pĂ¡gina que a montadora francesa começa a fazer por aqui, desde que assumiu a identidade de Premium, a Peugeot vem dando aos seus produtos e consumidores um tratamento diferenciado, como Ă© o Peugeot 3008 Griffe THP, um carro surpreendente em todos os sentidos.


Ele jĂ¡ nasceu SUV, nĂ£o Ă© baseado em nenhum outro modelo e herdou tudo de melhor que seus irmĂ£os tĂªm, leva o nome dos veĂ­culos que tiveram tripla vitĂ³ria no Rali Dakar no ano passado: PEUGEOT 3008 DKR e enche os olhos com a beleza do desenho da frente verticalizada, capĂ´ longo e horizontal, linha de cintura alta, rodas grandes e uma generosa altura livre do solo. TĂªm linhas muito bonitas e harmoniosas que lembram o concept-car PEUGEOT HX1, apresenta uma traseira com design limpo, moderno e Ă© realçada com as lanternas de LED que lembram “garras”.


Dirigir o carro Ă© uma Ă³tima experiĂªncia, os bancos do motorista e passageiro dianteiro alĂ©m de regulagem elĂ©trica com memĂ³ria e aquecimento em trĂªs nĂ­veis, contam ainda com massageador pneumĂ¡tico e a posiĂ§Ă£o do volante mais baixa auxilia na visualizaĂ§Ă£o completa do painel de instrumentos. A parte mecĂ¢nica Ă© um ponto alto, o motor 1.6 THP de 165 cv, torque de 24,5 kgfm somente Ă  gasolina e cĂ¢mbio automĂ¡tico de seis marchas ou manuais por Paddle Shifters formam um conjunto muito equilibrado e que impacta no consumo de combustĂ­vel.


Na cidade o Peugeot 3008 Griffe THP mostra ser imponente e invariavelmente chama a atenĂ§Ă£o de todos, Ă© muito gostoso trafegar com ele em ruas e avenidas, o ambiente interno garante conforto e silĂªncio em qualquer lugar onde se esteja sentado. As manobras sĂ£o auxiliadas pelos enormes retrovisores, sensores dianteiro e traseiro e cĂ¢mera de rĂ© de 180º, apesar de seu tamanho generoso ele cabe facilmente em qualquer vaga menos amistosa.


Onde ele ganha muitos pontos Ă© no consumo, um ajuste mecĂ¢nico ideal para cidades com transito pesado e muitos congestionamentos faz com ele trafegue em baixa velocidade com marchas mais altas, no caso da cidade de SĂ£o Paulo que tem muita variaĂ§Ă£o dependendo do local, ele jĂ¡ roda a 40 km/h em 4ª marcha, proporcionando uma baixa rotaĂ§Ă£o e, como um bom francĂªs, tem um apetite pequeno, porĂ©m refinado. Segundo dados do computador de bordo, fiz uma mĂ©dia de 10,5 km/l carregando trĂªs adultos e com o ar condicionado ligado o tempo todo, mas deu para sentir que, em condições de menos congestionamento essa mĂ©dia pode subir.


Estar dentro do Peugeot 3008 Griffe THP Ă© como se vivĂªssemos um sonho de criança de pilotar uma astronave que lembra muito as de filmes como Guerra nas Estrelas ou sĂ©ries com Star Trek, isso graças ao PEUGEOT i-Cockpit® 2.0 que apresenta um cluster digital customizado de 12,3”, Ă© um bloco de mostradores digitais de alta resoluĂ§Ă£o e de grafismo futurista em conjunto tecnolĂ³gico que Ă© a recente evoluĂ§Ă£o do PEUGEOT i-Cockpit®.


Ele tem tela sensĂ­vel ao toque de 8'' no centro do painel de instrumentos com tecnologia capacitiva, seis teclas chamadas de toggle switches que sĂ£o acesso direto Ă s principais funções de conforto: rĂ¡dio, climatizaĂ§Ă£o, navegaĂ§Ă£o, parĂ¢metros do veĂ­culo, telefone e aplicativos mĂ³veis e inclui ainda teto solar panorĂ¢mico com abertura automĂ¡tica, iluminaĂ§Ă£o azul, Ambient Light, em led e um console central refrigerado.


Se o Peugeot 3008 Griffe THP jĂ¡ surpreende na metrĂ³pole, imagine na estrada. O meu destino Ă© a cidade de Salto, interior de SĂ£o Paulo, fica entre as cidades de Itu e Indaiatuba e ganhou o nome graças ao Salto do TietĂª, uma cachoeira que fica no rio TietĂª. Hoje, Salto vive mais em funĂ§Ă£o do turismo e uma atividade pouco conhecida: Ă© lĂ¡ que sĂ£o produzidas as cĂ©dulas da moeda nacional (e de outros paĂ­ses latino-americanos) na IndĂºstria de Papel de Salto.


O caminho Ă© pela Rodovia Castelo Branco, uma estrada que tem variaĂ§Ă£o de velocidade em alguns trechos, começa em 90 km/h, passa para 100 km/h e finalmente tem como limite 120 km/h. Fiz o percurso de pouco mais de 110 km com mais uma pessoa a bordo, jĂ¡ que Ă© para aproveitar tudo que o carro oferece, vamos lĂ¡! Rapidamente ele atinge a velocidade limite da rodovia e claro, usando o Cruise Control tudo fica mais fĂ¡cil, o motor trabalha em um regime de rotações muito baixo o que garante uma grande economia de combustĂ­vel.


Mesmo em momentos de ultrapassagens e pisando um pouco mais no acelerador, o Peugeot 3008 Griffe THP nĂ£o faz trocas desnecessĂ¡rias e permanece sempre em 6ª marcha, que Ă© mais que um modo de se dirigir em velocidade cruzeiro, seu range Ă© grande e se torna desnecessĂ¡ria qualquer reduĂ§Ă£o. Claro que levamos Ă¡gua e usamos a refrigeraĂ§Ă£o do console para manter a temperatura, nada como tomar Ă¡gua gelada em um dia de calor desĂ©rtico no estado de SĂ£o Paulo.


Independentemente da capacidade mecĂ¢nica que o carro oferece, do conforto interno e na precisĂ£o dos movimentos da direĂ§Ă£o tenho que admitir: ter um banco que te faz massagem enquanto dirige Ă© quase como estar no cĂ©u rodeado por anjos que se preocupam apenas com seu bem estar. Claro que avaliar um veĂ­culo implica tambĂ©m em avaliar seus acessĂ³rios e esse deveria ser obrigatĂ³rio em qualquer carro de passeio, assim com airbags e freios ABS. Ironias Ă  parte, viajar com esse tipo de conforto garante que as chegadas aos destinos vĂ£o ter sempre um motorista inteiro!


Por se tratar de um SUV raiz, o Peugeot 3008 Griffe THP foi muito econĂ´mico em teste de rodovia, segundo dados do computador de bordo, a mĂ©dia que consegui foi de 13,6 km/l, em alguns momentos que monitorei o consumo instantĂ¢neo, ele atingia a marca de 18,5 km/l, ou seja, se eu maneirasse mais no acelerador esse nĂºmero seria maior, isso com ar condicionado ligado e Cruise Control acionado.


O Peugeot 3008 Griffe THP tem preço inicial sugerido de R$ 142.990, trĂªs anos de garantia total, pacote de revisões com preços fixos, PEUGEOT Total Care (dez compromissos de prestaĂ§Ă£o de serviços), programa Renova PEUGEOT (fidelizaĂ§Ă£o e recompra, a cada trĂªs anos), financiamento direto pelo Banco PSA, mais uma sĂ©rie de acessĂ³rios e itens de boutique que sĂ£o a cara da marca francesa que soube ouvir a voz das ruas, empenhou-se em evoluir e criar produtos novos, atraentes, eficientes, que se preocupam com o bem estar e o bolso do cliente. Finalmente o LeĂ£o acordou e começa a mostrar suas garras. Bonne Chance!


Ficha TĂ©cnica