Um SUV moderno, tecnolĂ³gico,
bonito, eficiente e que vai fazer a sua cabeça
Texto: Eduardo Abbas
Fotos: Peugeot
Chega uma hora na vida da gente
que é preciso fazer algumas mudanças, adaptar-se ao momento atual, saber ouvir
e interpretar a voz das ruas, principalmente do consumidor brasileiro. Ele se
tornou mais exigente e nĂ£o abre mĂ£o de certas facilidades que descobriu, por exemplo,
hĂ¡ poucos anos os carros com cĂ¢mbio automĂ¡tico nem eram considerados pelos compradores,
hoje em dia existem versões que nem tem a opĂ§Ă£o da caixa manual, o tempo passa
e o gosto fica mais apurado.
Durante uma semana eu avaliei um
novo modelo de SUV que chegou ao
mercado brasileiro na metade do ano passado e representa a virada de pĂ¡gina que
a montadora francesa começa a fazer por aqui, desde que assumiu a identidade de
Premium, a Peugeot vem dando aos seus produtos e consumidores um tratamento
diferenciado, como Ă© o Peugeot 3008
Griffe THP, um carro surpreendente em todos os sentidos.
Ele jĂ¡ nasceu SUV, nĂ£o Ă© baseado em nenhum outro
modelo e herdou tudo de melhor que seus irmĂ£os tĂªm, leva o nome dos veĂculos
que tiveram tripla vitĂ³ria no Rali Dakar no ano passado: PEUGEOT 3008 DKR e enche os olhos com a beleza do desenho da frente
verticalizada, capĂ´ longo e horizontal, linha de cintura alta, rodas
grandes e uma generosa altura livre do solo. TĂªm linhas muito bonitas e
harmoniosas que lembram o concept-car PEUGEOT
HX1, apresenta uma traseira com design limpo, moderno e é realçada com as
lanternas de LED que lembram “garras”.
Dirigir o carro Ă© uma Ă³tima
experiĂªncia, os bancos do motorista e passageiro dianteiro alĂ©m de regulagem
elĂ©trica com memĂ³ria e aquecimento em trĂªs nĂveis, contam ainda com massageador pneumĂ¡tico e a posiĂ§Ă£o do
volante mais baixa auxilia na visualizaĂ§Ă£o completa do painel de instrumentos.
A parte mecĂ¢nica Ă© um ponto alto, o motor 1.6 THP de 165 cv, torque de 24,5
kgfm somente Ă gasolina e cĂ¢mbio automĂ¡tico de seis marchas ou manuais por
Paddle Shifters formam um conjunto muito equilibrado e que impacta no consumo
de combustĂvel.
Na cidade o Peugeot 3008 Griffe THP mostra ser imponente e invariavelmente
chama a atenĂ§Ă£o de todos, Ă© muito gostoso trafegar com ele em ruas e
avenidas, o ambiente interno garante conforto e silĂªncio em qualquer lugar onde
se esteja sentado. As manobras sĂ£o auxiliadas pelos enormes retrovisores,
sensores dianteiro e traseiro e cĂ¢mera de rĂ© de 180º, apesar de seu tamanho generoso ele cabe facilmente em qualquer vaga menos amistosa.
Onde ele ganha muitos pontos Ă© no
consumo, um ajuste mecĂ¢nico ideal para cidades com transito pesado e muitos
congestionamentos faz com ele trafegue em baixa velocidade com marchas mais
altas, no caso da cidade de SĂ£o Paulo que tem muita variaĂ§Ă£o dependendo do
local, ele jĂ¡ roda a 40 km/h
em 4ª marcha, proporcionando uma baixa rotaĂ§Ă£o e, como um bom francĂªs, tem um
apetite pequeno, porém refinado. Segundo dados do computador de bordo, fiz uma
mĂ©dia de 10,5 km/l carregando trĂªs adultos e com o ar condicionado ligado o
tempo todo, mas deu para sentir que, em condições de menos congestionamento essa média pode subir.
Estar dentro do Peugeot 3008 Griffe THP Ă© como se
vivĂªssemos um sonho de criança de pilotar uma astronave que lembra muito as de filmes
como Guerra nas Estrelas ou séries
com Star Trek, isso graças ao PEUGEOT i-Cockpit® 2.0 que apresenta um
cluster digital customizado de 12,3” ,
Ă© um bloco de mostradores digitais de alta resoluĂ§Ă£o e de grafismo futurista em
conjunto tecnolĂ³gico que Ă© a recente evoluĂ§Ă£o do PEUGEOT i-Cockpit®.
Ele tem tela sensĂvel ao toque de
8'' no centro do painel de instrumentos com tecnologia capacitiva, seis teclas
chamadas de toggle switches que sĂ£o acesso
direto Ă s principais funções de conforto: rĂ¡dio, climatizaĂ§Ă£o, navegaĂ§Ă£o,
parĂ¢metros do veĂculo, telefone e aplicativos mĂ³veis e inclui ainda teto solar
panorĂ¢mico com abertura automĂ¡tica, iluminaĂ§Ă£o azul, Ambient Light, em led e um
console central refrigerado.
Se o Peugeot 3008 Griffe THP jĂ¡ surpreende na metrĂ³pole, imagine na
estrada. O meu destino Ă© a cidade de Salto, interior de SĂ£o Paulo, fica entre
as cidades de Itu e Indaiatuba e ganhou o nome graças ao Salto
do TietĂª, uma cachoeira que fica no rio TietĂª. Hoje, Salto vive mais em funĂ§Ă£o
do turismo e uma atividade pouco conhecida: Ă© lĂ¡ que sĂ£o produzidas as cĂ©dulas
da moeda nacional (e de outros paĂses latino-americanos) na IndĂºstria de Papel
de Salto.
O caminho Ă© pela Rodovia Castelo
Branco, uma estrada que tem variaĂ§Ă£o de velocidade em alguns trechos, começa em
90 km/h ,
passa para 100 km/h
e finalmente tem como limite 120
km/h . Fiz o percurso de pouco mais de 110 km com mais uma pessoa a
bordo, jĂ¡ que Ă© para aproveitar tudo que o carro oferece, vamos lĂ¡! Rapidamente
ele atinge a velocidade limite da rodovia e claro, usando o Cruise Control tudo
fica mais fĂ¡cil, o motor trabalha em um regime de rotações muito baixo o que
garante uma grande economia de combustĂvel.
Mesmo em momentos de
ultrapassagens e pisando um pouco mais no acelerador, o Peugeot 3008 Griffe THP nĂ£o faz trocas desnecessĂ¡rias e permanece
sempre em 6ª marcha, que Ă© mais que um modo de se dirigir em velocidade
cruzeiro, seu range Ă© grande e se torna desnecessĂ¡ria qualquer reduĂ§Ă£o. Claro
que levamos Ă¡gua e usamos a refrigeraĂ§Ă£o do console para manter a temperatura,
nada como tomar Ă¡gua gelada em um dia de calor desĂ©rtico no estado de SĂ£o
Paulo.
Independentemente da capacidade
mecĂ¢nica que o carro oferece, do conforto interno e na precisĂ£o dos movimentos
da direĂ§Ă£o tenho que admitir: ter um banco que te faz massagem enquanto
dirige é quase como estar no céu rodeado por anjos que se preocupam apenas com seu
bem estar. Claro que avaliar um veĂculo implica tambĂ©m em avaliar seus
acessĂ³rios e esse deveria ser obrigatĂ³rio em qualquer carro de passeio, assim
com airbags e freios ABS. Ironias Ă parte, viajar com esse tipo de conforto
garante que as chegadas aos destinos vĂ£o ter sempre um motorista inteiro!
Por se tratar de um SUV raiz, o Peugeot 3008 Griffe THP foi muito
econômico em teste de rodovia, segundo dados do computador de bordo, a média
que consegui foi de 13,6 km/l, em alguns momentos que monitorei o consumo
instantĂ¢neo, ele atingia a marca de 18,5 km/l, ou seja, se eu maneirasse mais
no acelerador esse nĂºmero seria maior, isso com ar condicionado ligado e Cruise
Control acionado.
O Peugeot 3008 Griffe THP tem preço inicial sugerido de R$ 142.990, trĂªs
anos de garantia total, pacote de revisões com preços fixos, PEUGEOT Total Care (dez compromissos de
prestaĂ§Ă£o de serviços), programa Renova
PEUGEOT (fidelizaĂ§Ă£o e recompra, a cada trĂªs anos), financiamento direto
pelo Banco PSA, mais uma série de
acessĂ³rios e itens de boutique que sĂ£o a cara da marca francesa que soube ouvir
a voz das ruas, empenhou-se em evoluir e criar produtos novos, atraentes,
eficientes, que se preocupam com o bem estar e o bolso do cliente. Finalmente o
LeĂ£o acordou e começa a mostrar suas garras. Bonne Chance!
Ficha TĂ©cnica
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