Empresa especialista em ignição orienta sobre as principais dúvidas envolvendo a peça

Texto e fotos: NGK

A bobina de ignição é um componente fundamental para o bom funcionamento do motor, por isso, a sua revisão periódica é de extrema importância. A NGK, marca especialista em ignição, esclarece cinco mitos e verdades envolvendo a manutenção do item.


Velas desgastadas diminuem a vida útil da bobina
Verdade: Essa é a principal causa de falhas nas bobinas de ignição. “Velas ruins exigem maior tensão para gerar a centelha, o que, consequentemente, causa uma sobrecarga em todo o sistema de ignição, inclusive nas bobinas e nos cabos”, explica Hiromori Mori, consultor de Assistência Técnica da NGK.

Sempre que realizada a revisão das velas é preciso checar as bobinas
Verdade: “Como as velas desgastadas podem prejudicar o funcionamento das bobinas, é de extrema importância que o componente seja inspecionado sempre que houver falhas nas velas, para garantir que não há nenhum dano”, recomenda o especialista da NGK.

Todos os tipos de bobina requerem os mesmos tipos de teste
Mito: Tanto as versões estáticas quanto as versões individuais de bobinas passam pelos mesmos tipos de testes pelos mecânicos durante as revisões. Porém, bobinas que possuem o módulo de ignição integrado não realizam o teste de resistência.

Apenas uma análise visual da bobina é suficiente na inspeção da bobina
Mito: A revisão das bobinas deve ser realizada em duas etapas. Na primeira, é feita uma checagem visual, onde é possível detectar trincas e rachaduras no corpo da peça e oxidações nas torres de alta tensão e terminais. Já na segunda etapa é realizada uma medição da resistência do circuito primário e secundário da bobina e da tensão de alimentação. “Bobinas que possuem o módulo de ignição integrado não realizam o teste de resistência”, orienta Hiromori Mori. Os valores de referência para essa análise podem ser consultados por meio do SAC da NGK pelo telefone 0800-197-112.

Em caso de falhas nos componentes individuais, todas as bobinas devem ser substituídas
Depende: Quando uma das bobinas apresenta problemas, significa que, em algum momento, as outras também podem falhar. “Por isso, é importante que os mecânicos realizem uma análise detalhada de todas as peças para evitar prejuízos futuros do cliente com uma nova substituição”, alerta o consultor de Assistência técnica da NGK.