Desde a sua inauguraĂ§Ă£o, o centro de testes avaliou mais de 3.000 veĂ­culos em 10.800 jogos de pneus de carros de passeio, caminhonetes e caminhões

Texto e fotos: Bridgestone

A Bridgestone, maior fabricante de pneus do mundo, estĂ¡ comemorando 20 anos de operações do seu campo de provas no Brasil. Com sede na cidade de SĂ£o Pedro - SP, o centro de testes foi planejado para atuar no desenvolvimento de todos os tipos de pneus da companhia e realizar avaliações completas de veĂ­culos automotivos. Desde a inauguraĂ§Ă£o do campo, foram avaliados no local mais de 3.000 veĂ­culos em 10.800 jogos de pneus de carros de passeio, caminhonetes e caminhões.


As avaliações tĂ©cnicas sĂ£o feitas com testes prĂ¡ticos e de forma padronizada nas diversas pistas do campo de provas. O centro tĂ©cnico possui a pista de frenagem e hidroplanagem que sĂ£o utilizadas para medições de distĂ¢ncia de parada e aquaplanagem em linha reta e em curva. JĂ¡ a pista de dinĂ¢mica veicular, ruĂ­do, vibraĂ§Ă£o e aspereza sĂ£o para testes do comportamento dos pneus na dinĂ¢mica do veĂ­culo, conforto e ruĂ­do. Enquanto a pista de dirigibilidade serve para avaliar o comportamento dos pneus no veĂ­culo em condições de velocidade acentuada em curvas.
O centro tĂ©cnico possui estrutura equipada e com 28 aplicações diferentes de superfĂ­cies para ruĂ­do e conforto, apresentando caracterĂ­sticas tĂ©cnicas e climĂ¡ticas que simulam as condições locais e internacionais, a fim de assegurar o desempenho adequado dos pneus para o mercado brasileiro e de exportaĂ§Ă£o.
“Desde o começo, o projeto foi idealizado com o objetivo de atender a nossa missĂ£o corporativa de “Servir Ă  Sociedade com Qualidade Superior”. A empresa procura cumprir esta responsabilidade alavancando seus pontos fortes e criando inovaĂ§Ă£o e tecnologias avançadas para oferecer os nĂ­veis mais altos de conforto e segurança”, explica Mario Pinheiro, gerente geral do campo de provas da Bridgestone.
A unidade realiza cerca de quatro testes por semana e recebe pneus de todas as fĂ¡bricas da Bridgestone do Brasil, alĂ©m das outras unidades da AmĂ©rica do Sul. Sua localizaĂ§Ă£o Ă© central para as principais indĂºstrias automotivas do Brasil e suas instalações estĂ£o 100% adaptadas aos testes obrigatĂ³rios do Programa Brasileiro de Etiquetagem que indicam a resistĂªncia ao rolamento, aderĂªncia ao molhado e ruĂ­do.
“Nestes 20 anos de atuaĂ§Ă£o, desenvolvemos testes inovadores que melhoram a qualidade e a eficiĂªncia dos pneumĂ¡ticos. Buscamos sempre o maior desenvolvimento tĂ©cnico, aprimoramento e refinamento das avaliações e testes e melhor aproveitamento do potencial humano, pois este Ă© o usuĂ¡rio final do produto aqui desenvolvido”, finaliza Pinheiro.