Um carro confortĂ¡vel, econĂ´mico, rĂ¡pido e cheio de tecnologia, o hatch da Fiat chegou para ficar

Texto: Eduardo Abbas
Fotos: Fiat

JĂ¡ faz tempo que a montadora italiana precisava de um modelo que surpreendesse a concorrĂªncia e se tornasse o objeto de desejo dos consumidores brasileiros, nĂ£o apenas para manter a tradiĂ§Ă£o de carros econĂ´micos e eficientes nem pelas linhas mais redondas que as obras italianas costumam apresentar tanto na arte quanto no design inovador, muito mais pelo fato de ser algo completamente novo no lineup da marca. É interessante saber que o nome de batismo do carro, Argo, tem origem na mitologia grega, ela foi uma embarcaĂ§Ă£o construĂ­da com ajuda da deusa Atena para que JasĂ£o e os argonautas viajassem em suas aventuras.


Durante uma semana eu me tornei um “argonauta”, pude avaliar tudo de bom que o novo modelo oferece aos seus consumidores e agora, porque nĂ£o, admiradores, afinal de contas o Argo Precision 1.8 nĂ£o Ă© apenas mais um carro bonito no congestionamento.


Claro que, por conta de minha aproximaĂ§Ă£o com o cinema, foi difĂ­cil nĂ£o associar o carro ao filme que tem o mesmo nome, Argo (GK Films, Smokehouse Pictures, Warner Bros. Pictures) que conta uma aĂ§Ă£o da CIA em territĂ³rio iraniano durante a RevoluĂ§Ă£o IslĂ¢mica, ganhou o Oscar® de melhor produĂ§Ă£o do ano de 2012 e fez enorme sucesso no mundo, seria esse um bom pressĂ¡gio para o Argo Precision 1.8? Olha...


Ele Ă© bonito, tem linhas suaves no desenho e dependendo do Ă¢ngulo que vocĂª olha, parece que se transforma e fica com cara de bravo. O modelo que eu avaliei estava abastecido com Etanol, equipado com o motor E.torQ 1.8 16V Evo VIS de 139 cv, 19,3 kgfm de torque e transmissĂ£o manual de cinco marchas.


O diferencial para os outros modelos da Fiat Ă© o acabamento refinado, a quantidade de equipamentos e apĂªndices eletrĂ´nicos que ele traz, para se ter uma ideia, ele conta com Controle EletrĂ´nico de Estabilidade (ESC), Controle de TraĂ§Ă£o (TC), Hill-Holder, Central multimĂ­dia de 7 polegadas touchscreen, Quadro de instrumentos digital, Keyless Entry’N’ GO, Ar condicionado automĂ¡tico, Retrovisores externos multifunĂ§Ă£o e interno eletrocrĂ´mico, Sistema Start&Stop e DireĂ§Ă£o elĂ©trica progressiva, tudo isso colocado em uma cabine muito bem desenhada, intuitiva, agradĂ¡vel aos olhos e prĂ¡tica.


Dirigir na cidade dĂ¡ a sensaĂ§Ă£o de se tratar em um sedĂ£ tamanho Ă© o conforto que motorista e passageiros tĂªm, o espaço interno generoso e os bancos onde as pessoas ficam “encaixadas” em qualquer lugar no Argo Precision 1.8 sĂ£o uma grande diferença, ele nĂ£o faz muita força para se deslocar e o silĂªncio interno permite conversar sem barulhos, sejam externos ou mesmo do carro. Com trĂªs pessoas a bordo, andando em velocidades baixas, 50 km/h e geralmente em 4ª marcha, atingi a mĂ©dia de consumo de 9,2 km/l, com dados do computador de bordo.


O range do cĂ¢mbio Ă© bom, mas ao contrĂ¡rio de outros modelos que avaliei, nĂ£o Ă© aconselhĂ¡vel e ele reclama andar em velocidades entre 40 km/h e 50 km/h em 5ª marcha, ela Ă© especial para a estrada, na cidade sĂ³ vale a pena e auxilia no consumo acima de 55 km/h, por outro lado, o sistema Start&Stop equilibra o gasto de combustĂ­vel quando em perĂ­odos de anda-pĂ¡ra-anda. Desligar o sistema Ă© uma bobagem que muitos fazem por se sentirem “incomodados” com essa aĂ§Ă£o, se nĂ£o existe a preocupaĂ§Ă£o com a eficiĂªncia, tudo bem, fazer o quĂª? O importante mesmo Ă© vocĂª se sentir bem dentro do carro e do jeito que mais te agrade.


Agora Ă© a hora boa! On The Road Again (clique no link e ouça a mĂºsica)! O destino Ă© Porto Feliz, interior de SĂ£o Paulo, Ă© uma Ă¡rea de preservaĂ§Ă£o tombada pelo Conselho de Defesa do PatrimĂ´nio HistĂ³rico, ganhou esse nome pela opulĂªncia dos navios que vinham de Mato Grosso com muito ouro, poaia, salsaparrilha e alguns medicamentos de farmĂ¡cia caseira. E lĂ¡ vou eu, primeiro a Marginal Pinheiros e depois a Rodovia Castelo Branco, que tem velocidade mĂ¡xima de 120 km/h em boa parte do trajeto. Graças ao cĂ¢mbio do Argo Precision 1.8 com uma 5ª marcha bem ajustada, o motor trabalha em um regime de rotações baixo que Ă© suficiente para manter a velocidade sem forçar o conjunto.


Sabe aquela coisa de nĂ£o utilizar muito a 5ª marcha na cidade? Pois Ă©, na estrada vocĂª praticamente sĂ³ a usa, o range Ă© longo e mesmo com variações que vĂ£o entre 70 km/h e 120 km/h nenhuma troca Ă© necessĂ¡ria, as retomadas sĂ£o feitas com muita tranqĂ¼ilidade sem o motor reclamar. Fiz pouquĂ­ssimas mudanças atĂ© chegar ao destino, a maioria nos pedĂ¡gios ou quando algum veĂ­culo mais lento invadia a faixa da esquerda e eu precisei de mais alguns cavalos para ultrapassar mais rapidamente, sempre com firmeza e segurança.


Com mais trĂªs passageiros, ar condicionado ligado e sem aquela pressa que Ă© peculiar na maioria dos motoristas, fiz uma mĂ©dia de consumo muito boa, segundo dados do computador de bordo os 10,6 km/l conseguidos deixam o modelo entre os mais eficientes na categoria mas, e sempre existe um mas, uma coisa me incomodou quando peguei uma estrada vicinal. Com os vidros do Argo Precision 1.8 fechados nĂ£o se escuta nenhum barulho, o silĂªncio impera, porĂ©m com as janelas abertas para respirar um ar mais puro, o rodar no asfalto tĂªm uma freqĂ¼Ăªncia que incomoda um pouco, nĂ£o consegui identificar a origem, acredito que podem ser os pneus com calibraĂ§Ă£o errada que ocasionem esse tipo de desconforto.


O Argo Precision 1.8 tem preço inicial sugerido de R$ 61.800, uma enorme quantidade de acessĂ³rios e pacotes para personalizar o modelo, 3 anos de garantia, serviços e revisões com preços especiais e programadas e a certeza que vocĂª estĂ¡ colocando as mĂ£os em um carro que terĂ¡ um grande futuro pela frente aqui no Brasil.


Ficha TĂ©cnica