• TP Industrial do Brasil lança novos produtos da linha premium série:01 para o segmento urbano e misto na Fenatran 2017;
  • Linha série 88 também traz novidades com novos produtos e novos desempenhos.

Texto e fotos: Pirelli

A TP Industrial do Brasil, empresa que produz e comercializa pneus para caminhão, ônibus, tratores e máquinas de construção e mineração com a marca Pirelli e que pertence ao grupo Prometeon Tyre Group (ex Pirelli Industrial), está presente na edição 2017 da Fenatran. A feira, que acontece até o dia 20 de outubro no São Paulo Expo, em São Paulo, é palco da apresentação de grandes novidades para a empresa.


Para começar, estão no espaço da companhia novos produtos que complementam a linha premium SÉRIE:01, uma resposta para as novas necessidades do mercado, principalmente no segmento urbano e misto. A SÉRIE 88 também tem dois produtos lançados nesta edição da Fenatran.
“A TP Industrial do Brasil está atenta as tendências do mercado e, por isso, apresenta na Fenatran produtos que complementam sua já vasta gama de produtos. Seja no segmento urbano, misto ou de competições, os pneus Pirelli atendem as mais diferentes necessidades. Nossa preocupação é atender os mais diferentes perfis e, com estas novidades, estamos ainda mais próximos desse objetivo”, diz Tomas Salazar, CEO da TP Industrial do Brasil para América Latina.

SÉRIE:01


O destaque é o FG:01, na medida 235/75R17.5, o primeiro pneu projetado para o segmento misto no Brasil. Este produto foi desenvolvido para responder a uma necessidade das montadoras, além da tendência de migração do mercado, graças a maior capacidade de transporte de carga dos veículos médios. O FG:01 possui alta resistência e elevado índice de reconstrução como suas principais características, além de tratividade, durabilidade e segurança superiores.


Outro lançamento é o MC:01 Plus na medida 295/80R22.5. Com talão 30% mais reforçado, o pneu, para uso em transporte urbano e intermunicipal de pessoas ou cargas, oferece maior resistência, durabilidade e segurança em eixos direcionais, trativos e livres. Este desempenho é alcançado devido a uma nova geometria do talão, que aumenta a vida útil do produto e seu índice de reconstrução, além de maior proteção no fundo dos sulcos, que aumenta a segurança e a economia.


Ainda na SÉRIE:01, o FR:01, pneu desenvolvido para as estradas e que atualmente equipa os caminhões da Copa Truck, passa a ter uma versão Racing, específica para uso em corridas, apresentada na Fenatran. Este pneu é fruto de todo o trabalho feito in loco pela TP Industrial do Brasil nas etapas da competição, garantindo um pneu com desempenho superior nas pistas.

SÉRIE 88


Voltando ao uso profissional, a linha SÉRIE 88 também tem novidades, o FG88, na medida 295/80 R22.5, assim como o FH88, na medida 295/80R22.5TL. Destinado ao uso em eixos direcionais e livres, para médias e longas distâncias, o FH88 é desenvolvido para uso em estradas asfaltadas, especialmente para percursos planos e retilíneos. Suas características são maior durabilidade da carcaça devido ao uso de compostos que reduzem a geração de calor, mais segurança, dirigibilidade e rendimento quilométrico.


Além dos lançamentos da SÉRIE 88, a TP Industrial do Brasil também leva os consagrados FR88, destinado a eixos direcionais e livres, e o TR88, para eixos trativos, ambos na medida 295/80R22.5. Utilizados na movimentação de carga, esses pneus são ideais para utilização em estradas asfaltadas, mesmo que estejam malconservadas e em pisos irregulares. Os elementos de proteção no fundo dos sulcos desses pneus foram projetados para facilitar a expulsão de pedras, aumentando a durabilidade da carcaça e ampliando o índice de reconstrução. Além disso, o desenho da banda de rodagem facilita o escoamento de água, além de proporcionar maior resistência ao arraste lateral, facilitando manobras em pátios e garagens, por exemplo.


O desenvolvimento dos pneus FR88 e TR88 foi baseado em estudos e diversas pesquisas sobre o desempenho de pneus e condições em uso. O processo foi realizado em tempo recorde, levando apenas seis meses para o início da produção, o que demonstra toda a agilidade do departamento de P&D da TP Industrial do Brasil. Foram rodados um total de 11.481.765 km em provas de mercado e quase nove mil horas de experimentações em laboratório indoor. “Isso mostra a força do nosso departamento de Engenharia. A TP Industrial do Brasil é a única fabricante instalada no Brasil com estrutura para conduzir um desenvolvimento dessa envergadura”, afirma Ana Claudia, diretora de Marketing da TP Industrial do Brasil para America Latina.