O modelo que agora é montado no Brasil surpreende, comparado com seu irmão mexicano, o brasileiro dá de goleada

Texto: Eduardo Abbas
Fotos: Nissan

O brasileiro é um povo estranho, vivemos em um país que vive longe de catástrofes naturais, é lindo, tem tudo que precisamos e mesmo assim sempre achamos que a grama do vizinho é mais verde. Na verdade aceitamos passivamente o complexo de vira-lata, que estamos no terceiro mundo e que nada o que fazemos aqui é bom suficiente para brigar com os americanos ou europeus em nível de igualdade, a não ser no futebol. Será?


Em parte, pensar assim às vezes fecha nossos olhos para uma realidade muito diferente do que estamos acostumados, até porque quando o brasileiro resolve fazer bem feito, ele faz, digo isso depois de avaliar por uma semana o Nissan Kicks S, agora montado aqui no Brasil e que me surpreendeu muito quando comparado com o que era importado do México. A diferença é tão grande que, claro, o consumidor que não é besta já começou a se bandear para os lados desse SUV compacto, aumentando muito as vendas e confirmando a previsão que fiz no vídeo, que você pode rever AQUI, de que esse modelo marcaria o renascimento da marca no Brasil.


O motor é o mesmo, o HR16DE 1.6 de 16 válvulas, com tecnologia CVVTCS e o Flex Start System para partida a frio, 114 cv a 5.600 rpm e torque 15,5 kgfm a 4.000 rpm, câmbio manual de 5 marchas. O grande pulo do gato é o novo eixo de suspensão traseiro mais rígido que em conjunto com a direção elétrica, Estabilizador Inteligente de Carroceria, Controle Inteligente em Curvas e Controle Inteligente de Freio Motor dão a impressão de se tratar de outro carro, suas ações e reações são muito diferentes de seu antecessor, é uma grande melhora.


O Nissan Kicks S que eu avaliei é o modelo de entrada com câmbio manual, na verdade a diferença para os outros é a opção por trocas automáticas, acabamento interno e equipamentos, a base é a mesma pra todo mundo. Ele estava abastecido com gasolina comum e isso melhora bastante o consumo final, no teste urbano fiz a velha peregrinação pela cidade em momentos de trânsito pesado, congestionamentos e velocidades baixas. Graças a um range generoso, dá para rodar praticamente em todas as velocidades (de 30 km/h a 60 km/h) sem mudança de marcha, em 4ª ele vai muito bem, obrigado!


Entrar e sair é fácil, você sobe ou desce, não precisa vestir o automóvel, os bancos com a tecnologia Zero Gravity® te “abraçam” confortavelmente e a posição do motorista é uma das melhores do segmento. Ele tem um pacote generoso de equipamentos como ar condicionado, alarme perimétrico, ABS com EBD e BA, rádio com entrada para mp3 player, conector USB e Bluetooth™, retrovisores com regulagem elétrica, coluna de direção com ajustes de altura e profundidade e comandos do computador de bordo, telefone e rádio no volante, rodas de aço de 16 polegadas com calotas, travamento automático das portas com o veículo em movimento e todos os vidros elétricos.


É um carro confortável tanto para dirigir como ser passageiro, fácil para manobrar (mesmo sem os sensores) e tem um isolamento acústico excelente, barulho mesmo só com o rádio ligado ou quando se abre uma janela. O que surpreende muito no Nissan Kicks S é o consumo, por ter esse tamanho respeitável, saber que a quantidade de aço empregada na manufatura não teve economia e estar longe de ter um desenho de carro de corrida, a média que eu consegui atingir na cidade ficou, com dados do computador de bordo, em 11,5 km/l, isso mesmo, em alguns momentos ele bebeu até menos, se o ar condicionado estivesse desligado então...


Já que estava sobrando petróleo no tanque, encarei uma rodovia antiga e menos movimentada, a Regis Bittencourt, esse trecho da BR 116 que liga São Paulo a Curitiba homenageia o ex-presidente do DNER que se destacou na presidência da Associação Rodoviária do Brasil em 1947, na época, sua gestão foi um marco na história do rodoviarismo brasileiro. Apesar de modernizada ainda é de concepção antiga, as curvas são muito diferentes de rodovias mais modernas, tem subidas e descidas fortes, em compensação tem algumas retas generosas.


Aqui é um lugar bem legal para fazer o teste, o Nissan Kicks S aceita o seu comando de peso do pé no acelerador, não precisa cravar nem aliviar demais, mesmo nas curvas manter a velocidade é o segredo. Ele não conta com o auxilio do Cruise Control (não tem) então, é com você manter a velocidade e se preocupar com o equilíbrio, se bem que, nesse quesito ele está bem atendido, obrigado!


Subir rapidamente de velocidade sem precisar reduzir as marchas é uma característica do modelo, a respeitável criação de eqüinos e o torque generoso conversam no mesmo idioma, não fiz nenhuma troca nos quase 120 km percorridos, mesmo com as inevitáveis alterações de velocidade que a estrada têm, a facilidade nas ultrapassagens, retomadas rápidas e andar perto do limite tiveram um resultado espantoso no consumo: com dados do computador de bordo a média foi de 14,5 km/l! Ficando apenas com a frieza dos números, eles podem ser comparados com a eficiência que alguns carros menores de 1.000 cilindradas oferecem.


O Nissan Kicks S tem preço sugerido de R$ 71.990, 3 anos de garantia, 2 anos de Way Assistance (cobertura gratuita, 7 dias da semana, 24 horas por dia), revisões com preço fechado e parcelado, consórcio e financiamento da marca, pacote de equipamentos em 7 versões e o Test Drive pode ser agendado em uma das 169 concessionárias da marca no Brasil.


Ele já ganhou vários prêmios da imprensa especializada no ano passado, resolveu melhorar o que já era bom para 2017, começa a ser a incomodar os concorrentes diretos, já é o modelo mais vendido da marca em agosto e a grande pedra no sapato da concorrência, é uma coisa bem típica dos japoneses, chegar de mansinho sem fazer barulho e acabar tomando conta do mercado, a briga agora ganha novos contornos, com o jeito brasileiro de fazer bem feito.


Ficha Técnica 

1.6 S MT
1.6 S CVT
1.6 SV
1.6 SL
CARROCERIA
Arquitetura
SUV, 4 portas, 5 lugares
Coeficiente Aerodinâmico
0,345
MOTOR
Tipo
Dianteiro, transversal, 4 cilindros em linha, 16 válvulas, acelerador eletrônico, bicombustível (gasolina e etanol), sistema de Variação Contínua da Fase de Abertura das Válvulas (CVVTCS)
Cilindrada
1.598 cm³
Potência
114 cv @ 5.600 rpm (etanol / gasolina)
Material bloco e cabeçote
Alumínio
Ordem de Igniçao
1-3-4-2
Relação Peso/Potência
10 kg/ cv
Torque
15,5 kgfm @ 4.000 rpm (etanol / gasolina)
Relação Peso/Torque
73,7 kg / kgfm
Taxa de Compressão
10,7:1  (+/- 0.2)
Diâmetro e curso
78 mm x 83,6 mm
Sistema de injeção
Digital / Multiponto / Semi-sequencial / Indireto
Operaçao do comando de valvulas
Corrente de sincronismo
TRANSMISSÃO
Tipo
Manual, 5 Marchas
XTRONIC CVT® com função "Sport"
RELAÇÃO DE MARCHAS
1º - 3.727
Máx: 4.006
2º - 1.957
Mín: 0.458
3º - 1.233

4º - 0.903

5º - 0.738

Diferencial
4.929
3.921
PERFORMANCE
Aceleração 0 - 100 km/h
11 s
12 s
Velocidade Máxima
175 km/h
175 km/h
Classificação consumo energético (Inmetro)
A (Categoria)
A  (Categoria)
Selo Conpet
Sim
Sim
CO² fóssil não renovável (g/km)  (Inmetro)
112
109
Consumo Cidade em km/l (Inmetro)
7,8 (Etanol) / 11,1 (Gasolina)
8,1 (Etanol) / 11,4 (Gasolina)
Consumo Estrada em km/l (Inmetro)
9,0 (Etanol) / 13,0 (Gasolina)
9,6 (Etanol) / 13,7 (Gasolina)
SUSPENSÕES / FREIOS / RODAS / PNEUS
Suspensão dianteira
Independente tipo McPherson com Barra estabilizadora
Suspensão traseira
Eixo de torção
Tipo
Sistema ABS de 4 canais e 4 sensores com controle eletrônico de distribuição de força (EBD), discos ventilados dianteiros e tambores traseiros
Rodas
Aço 16"
Liga leve 16"
Liga leve 17"
Pneus
205/60 R16
205/55 R17
Marca e Modelo
Continental ContiPowerContact
Bitolas dianteiras
1,520 mm
Bitolas traseiras
1,535 mm
DIMENSÕES
Comprimento
4,295 mm
Largura
1,760 mm
Altura
1,590 mm
Distância entre-eixos
2,610 mm
Ângulo de ataque
20°
Ângulo de saída
28°
Altura livre do solo
20 cm
CAPACIDADES
Peso em ordem de marcha
1.109 kg
1.129 kg
1.132 kg
1.136 kg
Distribuição do peso frente / traseira
(Dia. 59,8%, Tras: 40,2%)
(Dia 60,8%, Tras 39,2%)
(Dia 60,8%, Tras 39,2%)
(Dia 60,8%, Tras 39,2%)
Capacidade de Carga
421 kg
Capacidade de ReboqueTransposição de Trechos Alagados
300 mm
Porta-malas
432 litros
Tanque de combustível
41 litros
Óleo do motor drenagem e reabastecimento (com troca de filtro)
4,8 litros
Sistema de arrefecimento (com reservatório)
6,7 litros
DIREÇÃO
Tipo
Elétrica com assistência variável
Número de voltas do volante
3,1
Raio de giro
10,2 m
Relação da direção
16,8
INFORMAÇÕES ADICIONAIS
Intervalos de revisão
10 mil km / 12 meses
Garantia
3 anos, sem limite de quilometragem
Concessionárias
169


Equipamentos
CÂMBIO

Câmbio manual de 5 marchas
XTRONIC CVT® com função "Sport"
-
CONFORTO / CONVENIÊNCIA

Abertura da tampa de combustível por acionamento interno
Abertura e fechamento das portas e vidros dianteiros e traseiros por meio de controle remoto
-
Abertura das portas e do porta-malas por acionamento elétrico
Acabamento dos bancos e detalhes das portas em couro
-
Acabamento dos bancos e detalhes das portas em tecido
Acendimento inteligente dos faróis
-
Apoios de cabeça dianteiros e traseiros separados e ajustáveis para os 5 ocupantes
Ar-condicionado
Ar-condicionado automático digital
-
Banco do motorista com ajustes de altura
Banco traseiro bipartido 60/40, dobrável
Bancos dianteiros com tecnologia Zero Gravity
Chave inteligente presencial (I-Key)
-
Direção elétrica com controle de áudio e telefone no volante
Painel multifuncional em HD de 7'' com 12 funções
-
Controle do computador de bordo no volante
Para-sol com espelhos para motorista e passageiro
Porta-copos no console central e nas portas
Porta-malas com iluminação interna
Porta-objetos na lateral das portas dianteiras e traseiras
Porta-revistas nos bancos dianteiros
Sistema de partida a frio FLEX START®*
Sistema eletrônico de ignição (botão Push Start) e abertura das portas sem o uso da chave
-
Tapetes dianteiros e traseiros em poliuretano
-
Tapetes dianteiros e traseiros em carpete
-
Tomada 12V (2)
Vidros dianteiros e traseiros com acionamento elétrico e sistema "um toque" somente para o motorista
Vidros dianteiros e traseiros com acionamento elétrico e sistema "um toque" e antiesmagamento
-
Coluna de direção com ajustes de altura e profundidade
Volante com acabamento em couro
-
Volante com acabamento em poliuretano
APARÊNCIA

Aerofólio integrado na cor do veículo
faróis dianteiros com assinatura em LED
-
Grade frontal com acabamento cromado
Maçanetas externas na cor do veículo
Maçanetas externas cromadas
-
Maçanetas internas de abertura das portas cromadas
Manopla de câmbio com revestimento em couro e detalhes cromados
-
Para-choques frontais e traseiros na cor do veículo
-
Rack de teto longitudinal na cor prata
Retrovisores externos com regulagem elétrica
Retrovisores externos com regulagem elétrica e indicador de direção em LED
-
Retrovisores externos rebatíveis automaticamente com indicador de direção em LED
-
Retrovisores externos na cor do veículo
Retrovisores externos Preto Premium para versão com teto colorido
-
Rodas de aço aro 16 e pneus 205/60 R16
Rodas de liga leve  aro 16' e pneus 205/60 R16
-
Rodas de liga leve de aro 17 e pneus 205/55 R17
-
SEGURANÇA

Airbags duplos frontais
Airbags laterais e de cortina
-
Alarme perimétrico
Alerta de colisão com assistente inteligente de frenagem
-
Bloqueio de igniçãopor meio do imobilizador do motor
Câmera traseira com imagem integrada ao display do rádio
-
Visão 360°com sistema  inteligente de câmeras com imagem integrada ao display do rádio
-
Monitoramento Inteligente de Pontos Cegos  (MOD)
-
Cintos de segurança de três pontos para todos os passageiros (5)
Controle Eletrônico de Estabilidade e Tração - VDC ( Vehicle Dynamic Control) / TCS ( Traction Control System )
-
Sistema inteligente de Partida em Rampa (HSA)
-
Controle Inteligente em Curvas (Active Trace Control)
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Controle Inteligente de Freio Motor (Active Engine Brake)
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Desembaçador de vidro traseiro com temporizador
Estabilizador Inteligente de Carroceria (Active Ride Control)
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Faróis de neblina
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Fixadores traseiros para cadeiras de infantis (ISOFIX)
Freios ABS com controle eletrônico de frenagem (EBD) e assistência de frenagem (BA)
Limpador de para-brisa dianteiro e traseiro com duas velocidades e controle intermitente variável
Luz de freio em LED  (CHMSL)
Sensor de estacionamento
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Travamento central automático das portas e do porta-malas com o veículo em movimento
SISTEMA DE ÁUDIO

Rádio com entrada auxiliar para MP3 Player, conector USB e Bluetooth™
Sistema de navegação integrado ao painel com NissanConnect™
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Nissan Multi-App com rádios AM/PM , CD e DVD, MP3 com display, função RDS, entrada auxiliar, conector USB, conexão à internet por Wi-Fi pela plataforma Android e download de aplicativos
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Tela touchscreen colorida 7" integrada ao rádio
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Sistema de som com 4 alto-falantes
Sistema de som com 4 alto-falantes e 2 tweeters
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