O modelo que agora é montado no
Brasil surpreende, comparado com seu irmão mexicano, o brasileiro dá de goleada
Texto: Eduardo Abbas
Fotos: Nissan
O brasileiro é um povo estranho,
vivemos em um país que vive longe de catástrofes naturais, é lindo, tem tudo
que precisamos e mesmo assim sempre achamos que a grama do vizinho é mais
verde. Na verdade aceitamos passivamente o complexo de vira-lata, que estamos
no terceiro mundo e que nada o que fazemos aqui é bom suficiente para brigar
com os americanos ou europeus em nível de igualdade, a não ser no futebol.
Será?
Em parte, pensar assim às vezes
fecha nossos olhos para uma realidade muito diferente do que estamos
acostumados, até porque quando o brasileiro resolve fazer bem feito, ele faz,
digo isso depois de avaliar por uma semana o Nissan Kicks S, agora montado aqui no Brasil e que me surpreendeu
muito quando comparado com o que era importado do México. A diferença é tão
grande que, claro, o consumidor que não é besta já começou a se bandear para
os lados desse SUV compacto, aumentando muito as vendas e confirmando a
previsão que fiz no vídeo, que você pode rever AQUI, de que esse modelo marcaria o
renascimento da marca no Brasil.
O motor é o mesmo, o HR16DE 1.6
de 16 válvulas, com tecnologia CVVTCS e o Flex Start System para partida
a frio, 114 cv a 5.600 rpm e torque 15,5 kgfm a 4.000 rpm, câmbio manual de 5
marchas. O grande pulo do gato é o novo eixo de suspensão traseiro mais rígido
que em conjunto com a direção elétrica, Estabilizador Inteligente de Carroceria,
Controle Inteligente em Curvas e Controle Inteligente de Freio Motor dão a
impressão de se tratar de outro carro, suas ações e reações são muito diferentes
de seu antecessor, é uma grande melhora.
O Nissan Kicks S que eu avaliei é o modelo de entrada com câmbio
manual, na verdade a diferença para os outros é a opção por trocas automáticas,
acabamento interno e equipamentos, a base é a mesma pra todo mundo. Ele estava
abastecido com gasolina comum e isso melhora bastante o consumo final, no teste
urbano fiz a velha peregrinação pela cidade em momentos de trânsito pesado,
congestionamentos e velocidades baixas. Graças a um range generoso, dá para
rodar praticamente em todas as velocidades (de 30 km/h a 60 km/h ) sem mudança de
marcha, em 4ª ele vai muito bem, obrigado!
Entrar e sair é fácil, você sobe
ou desce, não precisa vestir o automóvel, os bancos com a tecnologia Zero Gravity® te “abraçam” confortavelmente
e a posição do motorista é uma das melhores do segmento. Ele tem um pacote
generoso de equipamentos como ar condicionado, alarme perimétrico, ABS com EBD
e BA, rádio com entrada para mp3 player, conector USB e Bluetooth™, retrovisores
com regulagem elétrica, coluna de direção com ajustes de altura e profundidade
e comandos do computador de bordo, telefone e rádio no volante, rodas de aço de
16 polegadas
com calotas, travamento automático das portas com o veículo em movimento e todos
os vidros elétricos.
É um carro confortável tanto para
dirigir como ser passageiro, fácil para manobrar (mesmo sem os sensores) e tem
um isolamento acústico excelente, barulho mesmo só com o rádio ligado ou quando
se abre uma janela. O que surpreende muito no Nissan Kicks S é o consumo, por ter esse tamanho respeitável, saber
que a quantidade de aço empregada na manufatura não teve economia e estar longe
de ter um desenho de carro de corrida, a média que eu consegui atingir na
cidade ficou, com dados do computador de bordo, em 11,5 km/l, isso mesmo, em
alguns momentos ele bebeu até menos, se o ar condicionado estivesse desligado
então...
Já que estava sobrando petróleo
no tanque, encarei uma rodovia antiga e menos movimentada, a Regis Bittencourt,
esse trecho da BR 116 que liga São Paulo a Curitiba homenageia o ex-presidente
do DNER que se destacou na presidência da Associação Rodoviária do
Brasil em 1947, na época, sua gestão foi um marco na história do rodoviarismo
brasileiro. Apesar de modernizada ainda é de concepção antiga, as curvas são
muito diferentes de rodovias mais modernas, tem subidas e descidas fortes, em
compensação tem algumas retas generosas.
Aqui é um lugar bem legal para
fazer o teste, o Nissan Kicks S
aceita o seu comando de peso do pé no acelerador, não precisa cravar nem
aliviar demais, mesmo nas curvas manter a velocidade é o segredo. Ele não conta
com o auxilio do Cruise Control (não tem) então, é com você manter a velocidade
e se preocupar com o equilíbrio, se bem que, nesse quesito ele está bem atendido,
obrigado!
Subir rapidamente de velocidade
sem precisar reduzir as marchas é uma característica do modelo, a respeitável
criação de eqüinos e o torque generoso conversam no mesmo idioma, não fiz
nenhuma troca nos quase 120
km percorridos, mesmo com as inevitáveis alterações de
velocidade que a estrada têm, a facilidade nas ultrapassagens, retomadas
rápidas e andar perto do limite tiveram um resultado espantoso no consumo: com
dados do computador de bordo a média foi de 14,5 km/l! Ficando apenas com a frieza
dos números, eles podem ser comparados com a eficiência que alguns carros
menores de 1.000 cilindradas oferecem.
O Nissan Kicks S tem preço sugerido de R$ 71.990, 3 anos de garantia,
2 anos de Way Assistance (cobertura gratuita, 7 dias da semana, 24 horas por
dia), revisões com preço fechado e parcelado, consórcio e financiamento da
marca, pacote de equipamentos em 7 versões e o Test Drive pode ser agendado em
uma das 169 concessionárias da marca no Brasil.
Ele já ganhou vários prêmios da
imprensa especializada no ano passado, resolveu melhorar o que já era bom para
2017, começa a ser a incomodar os concorrentes diretos, já é o modelo mais
vendido da marca em agosto e a grande pedra no sapato da concorrência, é uma
coisa bem típica dos japoneses, chegar de mansinho sem fazer barulho e acabar tomando conta do mercado, a briga agora ganha novos contornos, com o jeito
brasileiro de fazer bem feito.
Ficha Técnica
1.6 S MT
|
1.6 S CVT
|
1.6 SV
|
1.6 SL
|
|
CARROCERIA
|
||||
Arquitetura
|
SUV, 4 portas, 5 lugares
|
|||
Coeficiente Aerodinâmico
|
0,345
|
|||
MOTOR
|
||||
Tipo
|
Dianteiro,
transversal, 4 cilindros em linha, 16 válvulas, acelerador eletrônico,
bicombustível (gasolina e etanol), sistema de Variação Contínua da Fase de
Abertura das Válvulas (CVVTCS)
|
|||
Cilindrada
|
1.598
cm³
|
|||
Potência
|
114
cv @ 5.600 rpm (etanol / gasolina)
|
|||
Material bloco e cabeçote
|
Alumínio
|
|||
Ordem de Igniçao
|
1-3-4-2
|
|||
Relação Peso/Potência
|
10
kg/ cv
|
|||
Torque
|
15,5
kgfm @ 4.000 rpm (etanol / gasolina)
|
|||
Relação Peso/Torque
|
||||
Taxa de Compressão
|
10,7:1 (+/- 0.2)
|
|||
Diâmetro e curso
|
||||
Sistema de injeção
|
Digital
/ Multiponto / Semi-sequencial / Indireto
|
|||
Operaçao do comando de
valvulas
|
Corrente
de sincronismo
|
|||
TRANSMISSÃO
|
||||
Tipo
|
Manual,
5 Marchas
|
XTRONIC
CVT® com função "Sport"
|
||
RELAÇÃO DE MARCHAS
|
||||
1ª
|
1º
- 3.727
|
Máx:
4.006
|
||
2ª
|
2º
- 1.957
|
Mín:
0.458
|
||
3ª
|
3º
- 1.233
|
|||
4ª
|
4º
- 0.903
|
|||
5ª
|
5º
- 0.738
|
|||
Diferencial
|
4.929
|
3.921
|
||
PERFORMANCE
|
||||
Aceleração 0 -
|
11
s
|
12
s
|
||
Velocidade Máxima
|
||||
Classificação consumo
energético (Inmetro)
|
A
(Categoria)
|
A (Categoria)
|
||
Selo Conpet
|
Sim
|
Sim
|
||
CO² fóssil não renovável
(g/km) (Inmetro)
|
112
|
109
|
||
Consumo Cidade em km/l
(Inmetro)
|
7,8
(Etanol) / 11,1 (Gasolina)
|
8,1
(Etanol) / 11,4 (Gasolina)
|
||
Consumo Estrada em km/l
(Inmetro)
|
9,0
(Etanol) / 13,0 (Gasolina)
|
9,6
(Etanol) / 13,7 (Gasolina)
|
||
SUSPENSÕES / FREIOS / RODAS / PNEUS
|
||||
Suspensão dianteira
|
Independente
tipo McPherson com Barra estabilizadora
|
|||
Suspensão traseira
|
Eixo
de torção
|
|||
Tipo
|
Sistema
ABS de 4 canais e 4 sensores com controle eletrônico de distribuição de força
(EBD), discos ventilados dianteiros e tambores traseiros
|
|||
Rodas
|
Aço
16"
|
Liga
leve 16"
|
Liga
leve 17"
|
|
Pneus
|
205/60
R16
|
205/55
R17
|
||
Marca e Modelo
|
Continental
ContiPowerContact
|
|||
Bitolas dianteiras
|
||||
Bitolas traseiras
|
||||
DIMENSÕES
|
||||
Comprimento
|
||||
Largura
|
||||
Altura
|
||||
Distância entre-eixos
|
||||
Ângulo de ataque
|
20°
|
|||
Ângulo de saída
|
28°
|
|||
Altura livre do solo
|
||||
CAPACIDADES
|
||||
Peso em ordem de marcha
|
||||
Distribuição do peso frente /
traseira
|
(Dia. 59,8%, Tras: 40,2%)
|
(Dia 60,8%, Tras 39,2%)
|
(Dia 60,8%, Tras 39,2%)
|
(Dia 60,8%, Tras 39,2%)
|
Capacidade de Carga
|
||||
Capacidade de
ReboqueTransposição de Trechos Alagados
|
||||
Porta-malas
|
||||
Tanque de combustível
|
||||
Óleo do motor drenagem e
reabastecimento (com troca de filtro)
|
||||
Sistema de arrefecimento (com
reservatório)
|
||||
DIREÇÃO
|
||||
Tipo
|
Elétrica
com assistência variável
|
|||
Número de voltas do volante
|
3,1
|
|||
Raio de giro
|
||||
Relação da direção
|
16,8
|
|||
INFORMAÇÕES ADICIONAIS
|
||||
Intervalos de revisão
|
10 mil km / 12 meses
|
|||
Garantia
|
3 anos, sem limite de quilometragem
|
|||
Concessionárias
|
169
|
Equipamentos
CÂMBIO
|
|
Câmbio manual de 5 marchas
|
●
|
XTRONIC CVT® com função "Sport"
|
-
|
CONFORTO / CONVENIÊNCIA
|
|
Abertura da tampa de combustível por
acionamento interno
|
●
|
Abertura e fechamento das portas e vidros dianteiros e traseiros por meio de
controle remoto
|
-
|
Abertura das portas e do porta-malas por
acionamento elétrico
|
●
|
Acabamento dos bancos e detalhes das
portas em couro
|
-
|
Acabamento dos bancos e detalhes das
portas em tecido
|
●
|
Acendimento inteligente dos faróis
|
-
|
Apoios de cabeça dianteiros e traseiros
separados e ajustáveis para os 5 ocupantes
|
●
|
Ar-condicionado
|
●
|
Ar-condicionado automático digital
|
-
|
Banco do motorista com ajustes de altura
|
●
|
Banco traseiro bipartido 60/40, dobrável
|
●
|
Bancos dianteiros com tecnologia Zero
Gravity
|
●
|
Chave inteligente presencial (I-Key)
|
-
|
Direção elétrica com controle de áudio e
telefone no volante
|
●
|
Painel multifuncional em HD de 7'' com 12
funções
|
-
|
Controle do computador de bordo no volante
|
●
|
Para-sol com espelhos para motorista e
passageiro
|
●
|
Porta-copos no console central e nas
portas
|
●
|
Porta-malas com iluminação interna
|
●
|
Porta-objetos na lateral das portas
dianteiras e traseiras
|
●
|
Porta-revistas nos bancos dianteiros
|
●
|
Sistema de partida a frio FLEX START®*
|
●
|
Sistema eletrônico de ignição (botão Push
Start) e abertura das portas sem o uso da chave
|
-
|
Tapetes dianteiros e traseiros em
poliuretano
|
-
|
Tapetes dianteiros e traseiros em carpete
|
-
|
Tomada 12V (2)
|
●
|
Vidros dianteiros e traseiros com
acionamento elétrico e sistema "um toque" somente para o motorista
|
●
|
Vidros dianteiros e traseiros com
acionamento elétrico e sistema "um toque" e antiesmagamento
|
-
|
Coluna de direção com ajustes de altura e
profundidade
|
●
|
Volante com acabamento em couro
|
-
|
Volante com acabamento em poliuretano
|
●
|
APARÊNCIA
|
|
Aerofólio integrado na cor do veículo
|
●
|
faróis dianteiros com assinatura em LED
|
-
|
Grade frontal com acabamento cromado
|
●
|
Maçanetas externas na cor do veículo
|
●
|
Maçanetas externas cromadas
|
-
|
Maçanetas internas de abertura das portas
cromadas
|
●
|
Manopla de câmbio com revestimento em
couro e detalhes cromados
|
-
|
Para-choques frontais e traseiros na cor
do veículo
|
-
|
Rack de teto longitudinal na cor prata
|
●
|
Retrovisores externos com regulagem
elétrica
|
●
|
Retrovisores externos com regulagem
elétrica e indicador de direção em LED
|
-
|
Retrovisores externos rebatíveis
automaticamente com indicador de direção em LED
|
-
|
Retrovisores externos na cor do veículo
|
●
|
Retrovisores externos Preto Premium para versão com teto
colorido
|
-
|
Rodas de aço aro 16 e pneus 205/60 R16
|
●
|
Rodas de liga leve aro 16' e pneus 205/60 R16
|
-
|
Rodas de liga leve de aro 17 e pneus
205/55 R17
|
-
|
SEGURANÇA
|
|
Airbags duplos frontais
|
●
|
Airbags laterais e de cortina
|
-
|
Alarme perimétrico
|
●
|
Alerta de colisão com assistente
inteligente de frenagem
|
-
|
Bloqueio de igniçãopor meio do
imobilizador do motor
|
●
|
Câmera traseira com imagem integrada ao
display do rádio
|
-
|
Visão 360°com sistema inteligente de câmeras com imagem integrada
ao display do rádio
|
-
|
Monitoramento Inteligente de Pontos
Cegos (MOD)
|
-
|
Cintos de segurança de três pontos para
todos os passageiros (5)
|
●
|
Controle Eletrônico de Estabilidade e
Tração - VDC ( Vehicle Dynamic Control) / TCS ( Traction Control System )
|
-
|
Sistema inteligente de Partida em Rampa
(HSA)
|
-
|
Controle Inteligente em Curvas (Active
Trace Control)
|
-
|
Controle Inteligente de Freio Motor
(Active Engine Brake)
|
-
|
Desembaçador de vidro traseiro com
temporizador
|
●
|
Estabilizador Inteligente de Carroceria
(Active Ride Control)
|
-
|
Faróis de neblina
|
-
|
Fixadores traseiros para cadeiras de
infantis (ISOFIX)
|
●
|
Freios ABS com controle eletrônico de
frenagem (EBD) e assistência de frenagem (BA)
|
●
|
Limpador de para-brisa dianteiro e
traseiro com duas velocidades e controle intermitente variável
|
●
|
Luz de freio em LED (CHMSL)
|
●
|
Sensor de estacionamento
|
-
|
Travamento central automático das portas e
do porta-malas com o veículo em movimento
|
●
|
SISTEMA DE ÁUDIO
|
|
Rádio com entrada auxiliar para MP3
Player, conector USB e Bluetooth™
|
●
|
Sistema de navegação integrado ao painel
com NissanConnect™
|
-
|
Nissan Multi-App com rádios AM/PM , CD e
DVD, MP3 com display, função RDS, entrada auxiliar, conector USB, conexão à
internet por Wi-Fi pela plataforma Android e download de aplicativos
|
-
|
Tela touchscreen colorida 7"
integrada ao rádio
|
-
|
Sistema de som com 4 alto-falantes
|
●
|
Sistema de som com 4 alto-falantes e 2
tweeters
|
-
|
Legenda:
● Série - Não disponível OPC - Opcional
|
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