Equipe do projeto Águas da Mantiqueira mobiliza comunidade para tentar conter focos de incêndio e diminuir impactos ambientais

Texto e fotos: Fundação Toyota

Dezenas de focos de incêndios florestais foram registrados na região da Serra da Mantiqueira nos últimos 15 dias. O clima muito seco do fim do inverno e início de primavera, o desmatamento e áreas urbanizadas sem infraestrutura adequada de prevenção contribuíram para que mais de 25 hectares, incluindo áreas de floresta, fossem queimadas. De acordo com José Roberto Manna, coordenador técnico do projeto Águas das Mantiqueira, os 38 municípios que pertencem à região tiveram foco de incêndio neste mês de setembro.


No mês em que é comemorado o Dia da Árvore, Manna explica que parte da área incendiada é uma floresta de 30 a 50 anos em regeneração - áreas que já sofreram algum tipo de degradação. “Não se tratava de uma área primária. Portanto, a sua recuperação vai levar no mínimo mais 30 anos para chegar no estágio primário. Esse tipo de floresta nos fornece uma série de serviços ambientais – essenciais ao funcionamento de nossa economia ”. Especialistas estimam que os incêndios  nestes 25 hectares podem  provocar a perda de serviços ambientais na ordem de 10 milhões de reais.


Para tentar conter novos focos de incêndio e remover os danos causados pelo fogo, a equipe do projeto Águas da Mantiqueira, iniciativa de pesquisa em conservação da biodiversidade na cidade de Santo Antônio do Pinhal apoiada pela Fundação Toyota do Brasil, está promovendo a formação de grupos voluntários no município. Manna explica que mesma que chova por um período longo o problema não será resolvido, se a comunidade não agir. “Temos que remover todas as cinzas, cobrir as áreas para conter a erosão, remover a vegetação exótica – que não pertencem à região – para que a vegetação nativa possa se recuperar, entre outras ações para que possam contribuir para a regeneração da vegeta ção que ficou”.


Para mais informações ou ser voluntário, os interessados podem entrar em contato pelo telefone 12-3666 1291.