O compacto da montadora italiana Ă© a grande aposta da marca para voltar a liderar o disputado mercado dos carros de entrada

Texto: Eduardo Abbas
Fotos: FIAT

Nem sempre olhar para frente Ă© a melhor soluĂ§Ă£o para os seus problemas, Ă s vezes ter os olhos no retrovisor da vida pode te dar um maior entendimento de qual caminho percorrer para resolver problemas, sejam eles momentĂ¢neos ou nĂ£o, Ă© aquela coisa de famĂ­lia, um conselho dos pais vale mais que anos de faculdade, voltar Ă s origens sempre faz bem e na maior parte das vezes te ilumina o caminho.


NĂ£o sei se foi esse o pensamento que permeou a cabeça dos atuais comandantes da FIAT, mas certamente alguĂ©m entendeu que, uma ligeira volta ao passado poderia iluminar um caminho que começava a escurecer. Eu acredito que o lançamento do FIAT Mobi Drive, que tive o prazer de avaliar por uma semana, Ă© aquele passo para trĂ¡s que vai te fazer correr para frente. NĂ£o se trata de um retrocesso, Ă© algo mais profundo, Ă© uma quase volta Ă s origens da marca que cresceu com produtos que tinham como caracterĂ­stica serem compactos, econĂ´micos, eficientes e com preço justo. Isso te lembra algo? Ah, que bom!


Um pouco de histĂ³ria: Fundada por Giovanni Agnelli, em 11 de julho de 1899 a Fabbrica Italiana Automobili Torino criou o acrĂ´nimo FIAT que tem um significado peculiar em Latim: "faça-se". O primeiro modelo fabricado, o 4 HP (ou 3 ½), tem o que todos adoram chamar hoje em dia de DNA da marca, era compacto, econĂ´mico e tinha um design mais elaborado para a Ă©poca, as cerca de 300 unidades foram montadas em galpões de forma artesanal e algumas estĂ£o em museus hoje, foi uma era romĂ¢ntica no inicio do sĂ©culo passado que marcou fortemente a empresa.


Voltando para os dias atuais, o FIAT Mobi Drive chegou para começar a escrever uma nova histĂ³ria da marca no Brasil, quer atingir um publico que procura carros compactos, econĂ´micos, eficientes e com muita tecnologia embarcada, principalmente de comunicaĂ§Ă£o. Ele Ă© equipado com o motor Firefly 1.0 trĂªs cilindros, potĂªncia de 77 cv, torque de 10,9 kgf.m a 3.250 rpm com etanol e sistema HCSS que elimina o tanquinho, seu design Ă© moderno e aponta para a tendĂªncia dos hatchs atuais, o urban car.


Dirigindo na cidade dĂ¡ para notar que se trata de um carro muito Ă¡gil e que cabe em qualquer lugar onde se queira estacionar, o auxilio precioso dos sensores de rĂ© ajudam nas manobras em estacionamento e os retrovisores generosos nĂ£o escondem nada do motorista, mesmo nas ruas e avenidas com motos por todos os lados, ficar atento ao transito e a movimentaĂ§Ă£o ao redor do carro nĂ£o Ă© nada difĂ­cil. A economia de combustĂ­vel do FIAT Mobi Drive Ă© um ponto forte, abastecido com etanol e com dados do computador de bordo, consegui fazer a mĂ©dia de 9,5 km/l, na maior parte rodando tranquilamente em 4ª marcha.


O FIAT Mobi Drive tem um desenho interessante, o capĂ´ Ă© alto, os pĂ¡ra-lamas dĂ£o impressĂ£o de “musculoso” e a tampa do porta-malas Ă© uma peça Ăºnica de vidro preto, o projeto Ă© voltado basicamente ao uso de elementos mais leves sem abrir mĂ£o da segurança. Por dentro Ă© ainda mais ousado em termos de design, todos os controles de mĂ­dia e configurações ficam disponĂ­veis no volante e visualizados no display de 3,5 polegadas que tem indicaĂ§Ă£o para a troca de marcha, hodĂ´metros, nĂ­vel de combustĂ­vel, temperatura do motor, conta-giros e computador de bordo enquanto o resto do painel fica limpo.


O modelo nĂ£o tem uma central multimĂ­dia, tudo isso Ă© funĂ§Ă£o do seu celular, Ă© um novo conceito que, na verdade, te obriga a ter um Smartphone se quiser fazer qualquer operaĂ§Ă£o diferente de ouvir rĂ¡dio. A integraĂ§Ă£o Ă© feita por meio de um aplicativo e com ele Ă© possĂ­vel controlar os recursos do celular, como navegaĂ§Ă£o, mĂºsicas e estações de rĂ¡dio pela internet, Ă© interessante para quem tem intimidade com os aparelhos (Android ou iOS) e seus aplicativos, mas se torna um pouco confuso para quem nĂ£o gosta muito de depender do telefone quando estĂ¡ dirigindo.


Saindo da cidade para avaliar o desempenho na estrada, resolvi fazer um caminho diferente atĂ© TaubatĂ©, interior de SĂ£o Paulo, em trechos da Rodovia dos Imigrantes, Rodoanel Mario Covas e Rodovia Carvalho Pinto, todas com tipos especĂ­ficos de construĂ§Ă£o e muita variaĂ§Ă£o de velocidade. Nas duas primeiras a estrada Ă© mais plana com curvas menos fechadas, sĂ£o muito bem conservadas e dĂ¡ para andar entre 100 km/h e 120 km/h. Atingi a velocidade limite sem grandes problemas fazendo as trocas de marchas rapidamente, o motor trabalha em um regime de rotações baixas o que garante um consumo de combustĂ­vel pequeno.


JĂ¡ na Carvalho Pinto, por ter um desenho e construĂ§Ă£o mais antigos e uma conservaĂ§Ă£o apenas boa, os longos trechos em subida muitas vezes pediam, em momentos de ultrapassagem, uma reduĂ§Ă£o de marcha, nĂ£o que fosse estritamente necessĂ¡rio, mas manter-se em 5ª em um local de subida mais forte com carros Ă  frente poderia significar ser ultrapassado pela direita pelo veĂ­culo que vocĂª acabou de deixar para trĂ¡s, Ă© uma opĂ§Ă£o de dirigir com mais aĂ§Ă£o. Mesmo com alguns desses momentos, a mĂ©dia de consumo do FIAT Mobi Drive ficou em 10,9 km/l, com ar condicionado ligado o tempo todo e andando perto da velocidade limite das rodovias.


O carro que tem preço inicial sugerido de R$ 41.260 Ă© o primeiro veĂ­culo desenvolvido apĂ³s a fusĂ£o que gerou o grupo FCA - Fiat Chrysler Automobiles, garantia total de trĂªs anos, pacotes de revisões programadas, financiamento, Confiat (com carro reserva, reboque, socorro mecĂ¢nico e hospedagem), vĂ¡rios opcionais e uma certeza de que a marca entra de cabeça na briga pela preferĂªncia nos carros de entrada olhando para o futuro com uma linda lembrança do passado, afinal, como diz o ditado: quem sai aos seus nĂ£o degenera!


Ficha TĂ©cnica



Itens de SĂ©rie

  • Apoios de cabeça traseiros (2) rebaixados e com regulagem de altura;
  • Ar condicionado;
  • Banco traseiro bi partido e rebatĂ­vel (Fix and Fold) com 2 posições para o encosto;
  • Barra de proteĂ§Ă£o nas portas;
  • Bolsa porta-objetos e porta garrafa nas portas dianteiras;
  • Brake light;
  • Check quadro de instrumentos (Welcome Moving);
  • Cintos de segurança dianteiros retrĂ¡teis de 3 pontos com regulagem de altura;
  • Cintos de segurança laterais traseiros retrĂ¡teis de 3 pontos e central fixo de 2 pontos;
  • Comando interno de abertura do porta-malas e da tampa do tanque de combustĂ­vel;
  • Computador de Bordo (distĂ¢ncia, consumo mĂ©dio, consumo instantĂ¢neo, autonomia);
  • Console central com porta-objetos e porta-copos (2 dianteiros e 1 traseiro);
  • Desembaçador do vidro traseiro;
  • DireĂ§Ă£o ElĂ©trica com funĂ§Ă£o CITY;
  • Drive by Wire (Controle eletrĂ´nico da aceleraĂ§Ă£o);
  • Espelho no para-sol lados motorista e passageiro;
  • ESS (SinalizaĂ§Ă£o de frenagem de emergĂªncia);
  • FarĂ³is com mĂ¡scara negra;
  • Fiat Code 2ª geraĂ§Ă£o;
  • Follow me home;
  • Grade dianteira com pintura (preto Ă´nix);
  • HCSS (Sistema de partida a frio sem tanque auxiliar de gasolina);
  • HSD (High Safety Drive) - Airbag duplo (motorista e passageiro) e ABS com EBD;
  • Lane Change (FunĂ§Ă£o auxiliar para acionamento das setas indicando trocas de faixa);
  • Limpador e lavador do vidro traseiro;
  • Luz de leitura dianteira com interruptor na porta lado motorista e passageiro;
  • Maçanetas e retrovisores externos na cor do veĂ­culo;
  • Novo motor 1.0 Firefly 6V Flex;
  • Painel (moldura) e maçanetas na cor preta;
  • PĂ¡ra-choques na cor do veĂ­culo;
  • Porta-malas com tapete e acabamento em carpete nas laterais;
  • Quadro de instrumentos com conta giros, IluminaĂ§Ă£o a LED e display digital de 3,5 polegadas (indicador de trocas de marchas, odĂ´metro parcial e total, relĂ³gio digital, indicaĂ§Ă£o do nĂ­vel de combustĂ­vel e temperatura do motor);
  • Retrovisores externos com comando interno mecĂ¢nico;
  • Revestimento externo nas colunas B e C das portas;
  • Revestimento interno das soleiras nas portas dianteiras;
  • Revestimento interno em todas as colunas;
  • Rodas de aço estampado 5.5 x 14'' com calotas integrais + Pneus 'verde' com baixa resistĂªncia a rolagem 175/65 R14;
  • Tampa traseira do porta malas em Vidro estrutural de alta resistĂªncia na cor preta;
  • Tomada 12V;
  • VĂ¡lvula antirrefluxo de combustĂ­vel;
  • Vidros elĂ©tricos dianteiros (one touch e anti esmagamento) e travas elĂ©tricas nas 4 portas;
  • Volante com regulagem de altura.