Em três dias de evento, 2.659 testes foram realizados em seis modelos de caminhões da Ford, Iveco, MAN e Mercedes-Benz, além do furgão Vito e caminhão leve Sprinter

Texto: Textofinal Comuinicação
Fotos: Eduardo Abbas


Mais de 24 mil motoristas e familiares participaram da 28ª edição da Feira do Caminhoneiro, encerrada no domingo na Área de Exposições Sakamoto II, na Rodovia Presidente Dutra, km 210,5, em Guarulhos (SP). Somente na área de test-drive, de sexta-feira a domingo, o evento proporcionou mais de 2.400 testes aos motoristas, em pista de 1.100 metros, com veículos pesados da Ford, Iveco, MAN e Mercedes-Benz, que também levou o furgão Vito e o caminhão leve Sprinter.


Os caminhoneiros e frotistas puderam conferir as últimas tecnologias disponíveis aos veículos pesados mais modernos do mercado brasileiro, desenvolvidas para trazer diversos benefícios, como redução de custos operacionais, ampliação do conforto durante a condução, monitoramento para auxiliar a gestão de frotas, entre muitos outros.


Quem passou pelo local, pôde conferir a nova ferramenta FleetBoard, da Mercedes-Benz, desenvolvida para auxiliar a otimização dos veículos e sua disponibilidade, além de possibilitar redução nos custos operacionais em até 15%. O sistema, disponível para toda a linha de caminhões Mercedes-Benz, também é um rastreador e bloqueador inteligente de fábrica, oferecendo serviços de telemetria que ampliam a segurança do veículo e da carga e auxilia o frotistas na gestão de seus veículos.


Outra grande novidade foi a linha Cargo Torqshift da Ford Caminhões. Trata-se de um sistema de transmissão automatizada que dispensa as trocas de marcha manuais. Entre as vantagens, a economia de combustível, o aumento da durabilidade dos componentes e o desempenho do motor.


No estande da Iveco, a montadora exibiu a linha Hi-Way, com três faixas de potências, 440 cv, 480 cv e 560 cv, baixo custo operacional e alta produtividade. Já a MAN mostrou o VW Constellation 25.420, desenvolvido especialmente para clientes que precisam de caminhões mais potentes, com velocidade média superior e excelente relação custo-benefício.


A Mercedes-Benz aproveitou a Feira do Caminhoneiro também para lançar o inédito projeto “Piloto de Fogão”, que – ainda este ano – vai a outras cinco cidades, onde o chef Paco será responsável por ministrar cursos de culinária trivial, típica dos estradeiros, mas com qualidade gourmet, com atenção especial à escolha e preparo dos alimentos, com base nos princípios de alimentação saudável.


Numa carreta estande, foi montada a estrutura de uma cozinha onde foram oferecidas experiências culinárias com o chef Paco. Essa iniciativa visa estreitar o relacionamento da Mercedes-Benz com os motoristas por meio de uma rica experiência culinária, remetendo à conversa de cozinha, com momentos de aproximação e entretenimento.


A cada etapa, serão realizadas duas palestras de conscientização sobre orientação alimentar. Nos intervalos, o chef de cozinha promoverá dinâmicas de preparo de alimentos. Haverá interação entre os grupos de caminhoneiros, com distribuição de prêmios aos pratos de maior destaque.


Shows - Palco de grande festa para os estradeiros, a Feira do Caminhoneiro ainda contou com shows diários, exposição de caminhões antigos, recreação infantil, cerimônia da Benção das Chaves, mostra de tecnologias de caminhões, peças, componentes e acessórios, além de serviços em geral. Teve até barbearia e churrasco, gratuitamente.


No sábado, 29 de agosto, a rainha dos caminhoneiros, Sula Miranda, apresentou-se em espetáculo de quase duas horas, assim como – no dia seguinte – no estande da Mercedes-Benz, onde também autografou seus CDs aos seus fãs. O encerramento da 28ª Feira do Caminhoneiro contou com a bateria da Rosas de Ouro.