- Oficina gratuita “Projeto Ambientação” acontece em 25 de agosto no Parque Ibirapuera;
- A ação dividirá com o público a metodologia de sucesso que a entidade utiliza em projetos ambientais com as comunidades.
Texto e fotos: Fundação Toyota
Em sua estreia na Virada Sustentável de São Paulo, a Fundação Toyota do Brasil promoverá no próximo dia 25 de agosto (sexta-feira) uma oficina gratuita a fim de transmitir ao público do evento a experiência e os resultados do Ambientação. A iniciativa é desenvolvida há nove anos pela entidade, que aplica a metodologia do “Toyota Business Practices” (TBP), ferramenta de solução de problemas fabris criada pela montadora Toyota e que passou por adaptações para que fosse aplicada no cotidiano, como forma de disseminar práticas sustentáveis.
A oficina, que será ministrada no auditório 2 da Universidade Aberta do Meio Ambiente e da Cultura de Paz (UMAPAZ), é gratuita a todos os participantes do evento mediante inscrição prévia e será ministrada pela coordenadora do Projeto Ambientação, Elaine Marques. Os interessados devem acessar o endereço fundacaotoyotadobrasil.org.br/participe e preencher o cadastro. As inscrições são limitadas.
No evento, os participantes conhecerão o conceito do TBP e também terão acesso a alguns cases de sucesso do Projeto Ambientação, que recentemente promoveram a educação e economia em questões como o consumo consciente de água e energia elétrica e o gerenciamento de resíduos dentro de prédios públicos.
A ação já envolveu mais de meio milhão de pessoas em comunidades nos estados de São Paulo e Rio Grande do Sul e conquistou importantes prêmios ambientais e de responsabilidade social. “Nesses nove anos de projeto, a principal conquista da Fundação Toyota é perceber a mudança de comportamento, principalmente, quando vemos os mais jovens e crianças levando o conhecimento adquirido para casa e sendo exemplos de multiplicadores do bem. Nós temos um orgulho muito grande de poder contribuir com a comunidade”, afirma a responsável pelo projeto.
Em Sorocaba (SP), nos últimos dois anos, o projeto gerou uma economia de mais de um milhão de reais aos cofres públicos. Já em Indaiatuba (SP), primeira cidade a receber a metodologia, além dos resultados financeiros, a conquista está na mudança de comportamento da comunidade. Em 2015, a cidade conseguiu driblar a crise hídrica em função dos esforços anteriores do projeto. O Ambientação foi ainda inserido na grade curricular das escolas municipais da cidade desde 2008.
Serviço
Virada Sustentável de São Paulo
Fundação Toyota apresenta Oficina “Projeto Ambientação”
Data: 25 de agosto (sexta-feira)
Horário: às 14h00
Local: UMAPAZ (Universidade Aberta do Meio Ambiente e da Cultura de Paz) - Auditório 2 (Av. Quarto Centenário, 1268 – portão 7 - São Paulo – SP
Endereço para cadastro: fundacaotoyotadobrasil.org.br/participe. As Inscrições são limitadas.
0 Comentários