O filme ‘150 miligramas’ Ă© inspirado no caso Mediator, um medicamento receitado como moderador de apetite, que causou centenas de mortes na França

Texto e fotos: California Filmes

Emmanuelle Bercot, vencedora do PrĂªmio do JĂºri em Cannes pelo seu curta de estreia, Les Vacances de 1997, assina o roteiro e a direĂ§Ă£o de 150 MILIGRAMAS (La fille de Brest), filme livremente baseado no livro de Irène Frachon, Mediator 150 mg, sobre o escĂ¢ndalo da indĂºstria farmacĂªutica francesa Servier, que levou Ă  morte de 500 a 2 mil pessoas na França.


A diretora conta como o projeto se desenvolveu: “eu jĂ¡ tinha ouvido falar do caso Mediator, mas nĂ£o acompanhei de perto. Foram os produtores de Haut et Court, Caroline Benjo e Carole Scotta que mostraram interesse no livro e me pediram para ler. Como era decisĂ£o de Frachon quem faria a adaptaĂ§Ă£o para o cinema, almoçamos juntas em Paris, alguns meses apĂ³s a publicaĂ§Ă£o do livro. Rapidamente me dei conta que essa mulher poderia ser uma personagem fictĂ­cia extraordinĂ¡ria. Quando ela falou sobre o caso, com paixĂ£o e emoĂ§Ă£o, tudo tomou uma dimensĂ£o bem maior. NĂ£o era mais o caso do Mediator, mas a histĂ³ria da luta excepcional desta mulher”.
A partir desta premissa, Bercot desenvolveu o roteiro, em parceria com SĂ©verine Bosschem, focando na histĂ³ria a partir do ponto de vista de Irène, suas descobertas e o que vivenciou no hospital de Brest. “Basicamente pouco menos da metade do filme Ă© construĂ­da em torno da adaptaĂ§Ă£o do livro. A outra metade Ă© feita do que percebemos in loco, dos segredos que as pessoas compartilham conosco”, explica Emmanuelle Bercot.
Colocado no mercado para o tratamento de diabĂ©ticos com problemas de sobrepeso, em 1976, o Mediator acabou sendo receitado como inibidor do apetite. ApĂ³s a constataĂ§Ă£o da ligaĂ§Ă£o de seu uso Ă  morte de pacientes, o Mediator foi retirado do mercado francĂªs em 2009.

Sinopse
Em um hospital em Brest, na França, um pneumologista estabelece uma ligaĂ§Ă£o direta entre mortes suspeitas e o consumo de Mediator, um medicamento que estĂ¡ no mercado hĂ¡ 30 anos. Do começo em segredo atĂ© o frenesi da mĂ­dia em torno do caso, essa histĂ³ria no estilo Davi versus Golias, diretamente inspirada na vida de Irène Frachon, tem seu clĂ­max em uma vitĂ³ria pela verdade.

Ficha TĂ©cnica
150 Miligramas | La fille de Brest
DireĂ§Ă£o: Emmanuelle Bercot
Elenco: Sidse Babett Knudsen, Benoît Magimel, Isabelle De Hertogh
GĂªnero: Drama
País: França
Ano: 2016
DuraĂ§Ă£o: 128 min