• No perĂ­odo, foram emplacadas 87.779 novas unidades da marca;
  • Modelos Corolla, Hilux e SW4 mantĂªm liderança em seus respectivos segmentos, enquanto a famĂ­lia Etios cresce em participaĂ§Ă£o entre os compactos;
  • Maior evoluĂ§Ă£o ficou por conta do hĂ­brido Prius, cujas vendas aumentaram quase 380% e bateram recorde para o modelo em toda a sua histĂ³ria no PaĂ­s.

Texto e fotos: Toyota

A Toyota do Brasil alcançou, no fim do primeiro semestre de 2017, crescimento em vendas de veĂ­culos zero-quilĂ´metro no mercado brasileiro. Com 87.779 unidades negociadas, a fabricante superou em 2,7% os nĂºmeros registrados em igual intervalo de 2016, com 85.457.


No que se refere Ă  participaĂ§Ă£o de mercado, a Toyota manteve a mĂ©dia de 8,6%, o que lhe garantiu o 6º lugar no ranking dos fabricantes.


O resultado se deve, principalmente, Ă  sĂ³lida performance dos veĂ­culos lĂ­deres de vendas em seu segmento, como o Corolla, que emplacou 28.153 unidades, atingindo uma participaĂ§Ă£o de 42,8% entre os sedĂ£s mĂ©dios; a picape Hilux, com 15.906 vendas e 32% de market share e a SW4, com 6.271 carros vendidos no perĂ­odo, o que lhe rendeu uma participaĂ§Ă£o de 55,5% no segmento de SUVs mĂ©dios.


AlĂ©m disso, o Etios manteve o bom desempenho, evidenciado pela evoluĂ§Ă£o do market share das versões hatchback e sedĂ£. O modelo foi responsĂ¡vel por 6,6% de todas as vendas no segmento de hatches compactos (aumento de 1,3 pontos percentuais em relaĂ§Ă£o a 2016). JĂ¡ as vendas do Etios Sedan representaram 11,3% do total vendido na categoria de sedĂ£s compactos (aumento de 1,6 pontos percentuais se comparado ao ano anterior).


HĂ­bridos
O hĂ­brido Prius, que teve sua quarta geraĂ§Ă£o lançada em junho de 2016, vem obtendo forte desempenho de vendas. Neste ano, foram emplacadas no PaĂ­s 851 unidades do modelo hĂ­brido mais vendido do mundo, representando um aumento de quase 380% em relaĂ§Ă£o ao 1º semestre de 2016, o que lhe confere a liderança absoluta no segmento de hĂ­bridos no Brasil. Desde que o Prius começou a ser vendido em territĂ³rio nacional, no inĂ­cio de 2013, foram vendidas 1.990 unidades.


Junho
Em junho, a Toyota tambĂ©m obteve performance superior em relaĂ§Ă£o ao mesmo mĂªs do ano anterior. Foram 16.064 emplacamentos da marca, acrĂ©scimo de 3,8% sobre as 15.475 unidades comercializadas em junho de 2016.