TURISMO: Glamour e ousadia por trás do imponente Fontainebleau Miami Beach

Icônico hotel em Miami guarda muitas histórias com artistas, cinema e projetos grandiosos que elevam seu nível a um patamar inigualável

Texto e fotos: Fontainebleau Miami Beach

No ano de 1954, a bela e cinematográfica cidade de Miami, situada no sul da Flórida, Estados Unidos, ganhou um hotel que, desde aquela época, é destaque absoluto por sua grandiosidade inquestionável.


Além de uma majestosa proposta estética – o edifício em forma de arco de frente para o mar foi adicionado à lista de Melhores Arquiteturas Americanas do Instituto Americano de Arquitetos em 2007 e listado no Registro Nacional de Lugares Históricos dos EUA em 2008 -, a preocupação com o luxo e bem-estar de seus hóspedes e as propostas ousadas para elevar a gastronomia ao patamar cinco estrelas são algumas das principais características do Fontainebleau Miami Beach.

História e Estrelas
Desde sempre, tudo o que cerca o empreendimento envolve grandes números e proporções. No momento da compra da mansão para a instalação de um inovador hotel, em 1952, o investimento inicial girava em torno dos US$ 2 milhões. Quando ficou pronto, dois anos depois, já ganhou o título de maior e mais luxuoso hotel de Miami.
Tamanha imponência chamou a atenção de todos e guardas armados precisaram garantir a contenção de curiosos e a segurança de seus hóspedes, levando em conta que alguns dos artistas mais famosos da época passaram pelo Fontainebleau, como é o caso do “Rei do Rock”, Elvis Presley, da musa Marylin Monroe, do astro Frank Sinatra, da comediante Lucille Ball e de Judy Garland, uma das principais cantoras da “Era de Ouro” dos filmes musicais de Hollywood. Até hoje, o hotel recebe hóspedes de renome mundial, como o ex-presidente dos Estados Unidos Barack Obama, e continua sendo palco – não apenas estada - dos artistas contemporâneos mais famosos, como Justin Bieber, que corou a última festa de Reveillón do Fontainebleau, Katy Perry e Lady Gaga, entre outros.
Além disso, o majestoso hotel foi também escolhido como cenário de alguns filmes que foram sucesso de bilheteria, dentre os quais se destacam Goldfinger (1964), da série 007 sobre James Bond, o agente secreto mais famoso do mundo; Scarface (1983), que traz os talentosíssimos Al Pacino e Michelle Pfeifer no contexto do mundo do tráfico de drogas de Miami; O Guarda-Costas (1992), que mostra o romance de uma cantora famosa – Whitney Houston - com seu segurança particular – Kevin Costner - e O Mensageiro Trapalhão (1960), com Jerry Lewis, que apresenta a rotina de um funcionário do próprio hotel. A tradição como set de filmagem acompanha a história do Fontainebleau até hoje – a comédia Chef (2014), estrelada por grandes nomes do cinema atual, como Sofia Vergara, Robert Downey Jr, Scarlett Johansson e Dustin Hoffman, é um exemplo da nova safra cinematográfica que continua escolhendo o hotel como cenário.
Após anos de holofotes e sucesso, em 2005 o Fontainebleau fechou as portas para reformas e renovações que custaram nada menos do que US$ 1 bilhão. Sua reabertura, cerca de dois anos depois, também foi majestosa e contou com desfile de angels da marca Victoria’s Secret e shows de Mariah Carrey, Usher e Robin Thicke.

Na gastronomia
As curiosidades que rondam o Fontainebleau Miami Beach também estão ligadas a sua impecável estrutura gastronômica, responsável por atrair foodies que visitam a cidade. Além de contar com uma estrutura completa de restaurantes e bares e oferecer experiências gastronômicas imperdíveis, o hotel ainda tem boas histórias para contar sobre o assunto.
Para garantir a qualidade dos frutos do mar servidos no hotel, por exemplo – um dos grandes carros-chefes dos restaurantes do Fontainebleau -, houve um novo investimento, de cerca de US$ 100 mil, em um projeto ousado de grandes proporções, o Water World. Trata-se de um sistema completo de tanques de água salgada para a conserva dos pescados trazidos diariamente para o hotel por uma equipe especializada que zarpa no BleauFish - um barco comercial de 44 pés – em busca do máximo frescor dos produtos. O Water World é uma operação inédita em hotéis de grande escala e tem como objetivo principal acompanhar de perto e com muita rigidez a conservação dos produtos e, desta forma, manter e garantir sempre o altíssimo padrão de qualidade de todos os pescados servidos no hotel.
Ainda, o Fontainebleau Miami Beach oferece para seus visitantes o mergulho real num mundo que nem o famoso personagem Willy Wonka poderia imaginar. Oculta debaixo do café do lobby, uma fábrica própria de chocolate é responsável por tudo o que leva o produto oferecido dentro do hotel, onde talentosos padeiros, confeiteiros e chocolatiers preparam uma infinidade de doces, sorvetes, chocolates quentes, tortas e chocolates puros de altíssima qualidade.
Mais informações podem ser obtidas em www.fontainebleau.com ou com os principais operadores e agências de turismo.
Eduardo Abbas. Tecnologia do Blogger.