A expectativa da Abraciclo era atrair 3 mil motociclistas, mas o volume de participantes chegou a 4 mil nos trĂªs dias do evento

Texto e fotos: SD&Press Consultoria

Durante a 21ª ediĂ§Ă£o do MotoCheck-Up, realizada entre os dias 27 e 29 de junho na Marginal Pinheiros, em SĂ£o Paulo (SP), 4.084 motociclistas passaram pelo local para receber vistoria gratuita de 21 itens mecĂ¢nicos e de segurança de suas motocicletas. Este nĂºmero superou as expectativas da AssociaĂ§Ă£o Brasileira de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares – Abraciclo, que esperava a participaĂ§Ă£o de 3 mil motocicletas.


Segundo Marcos Fermanian, presidente da entidade, esta superaĂ§Ă£o Ă© resultado dos esforços de todos os envolvidos na iniciativa. “Destacamos principalmente o trabalho dedicado e eficaz do Comando de Policiamento de TrĂ¢nsito – CPTran, que facilitou acesso dos motociclistas ao evento.”
Realizado pela Abraciclo em parceria com a Companhia de Engenharia de TrĂ¡fego – CET, Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes, Prefeitura de SĂ£o Paulo, Prefeitura Regional de Santo Amaro, SPTrans e Comando de Policiamento de TrĂ¢nsito – CPTran, o MotoCheck-Up Ă© o maior programa setorial de avaliaĂ§Ă£o gratuita de motocicletas e de conscientizaĂ§Ă£o sobre pilotagem segura da AmĂ©rica Latina.

Como funciona
Ao chegar ao local de realizaĂ§Ă£o do MotoCheck-Up, o motociclista responde a uma rĂ¡pida pesquisa e Ă© encaminhado para a vistoria de 21 itens de segurança do veĂ­culo, que aponta a regularidade ou os desgastes em componentes como freios traseiro e dianteiro, relaĂ§Ă£o (coroa, corrente e pinhĂ£o), farĂ³is e pneus, alĂ©m do nĂ­vel de Ă³leo, entre outros.
ApĂ³s esta etapa, o motociclista assiste a uma vĂ­deo-palestra, com cerca de 10 minutos, em que sĂ£o apresentadas e comentadas orientações sobre pilotagem segura, “pontos cegos”, dicas para evitar acidentes no dia a dia e a importĂ¢ncia de ter um comportamento correto, aĂ­ incluĂ­do o respeito Ă s normas e regras de trĂ¢nsito e a convivĂªncia harmoniosa com os demais condutores de veĂ­culos.
Na sequĂªncia, o motociclista assiste a uma demonstraĂ§Ă£o prĂ¡tica de frenagem da motocicleta, onde os instrutores mostram o ganho de espaço quando se pratica o acionamento combinado dos freios dianteiro e traseiro.
No fim das atividades, o participante recebe um vale para troca gratuita de Ă³leo de sua motocicleta. Todo o circuito Ă© cumprido em cerca de 25 a 30 minutos.
O MotoCheck-Up tem funĂ§Ă£o exclusivamente educativa e em seu ambiente nĂ£o hĂ¡ qualquer aĂ§Ă£o comercial ou de marketing. Para realizar o evento, a Abraciclo coloca em atividade cerca de 50 profissionais, entre atendentes, mecĂ¢nicos, instrutores, executivos e equipes de alimentaĂ§Ă£o e limpeza. A entidade tambĂ©m contrata serviços de segurança, bombeiros e saĂºde (ambulĂ¢ncia), alĂ©m de gerador de energia para sustentar toda a atividade.


O evento Ă© realizado desde 2008 e ao longo de 21 edições jĂ¡ atendeu a mais de 40 mil motociclistas em SĂ£o Paulo (SP), Santos (SP), ABC Paulista, Recife (PE), BrasĂ­lia (DF), Manaus (AM) e Teresina (PI), entre outras cidades brasileiras. A 20ª ediĂ§Ă£o ocorreu em maio passado, dentro das ações do “Maio Amarelo”, na Marginal TietĂª, em SĂ£o Paulo.
No evento da Marginal TietĂª, que contou com 4.020 participantes, foi verificado que cerca de 50% das motocicletas apresentavam desgastes mecĂ¢nicos. Entre as motocicletas com desgastes, 88% tinham de um a trĂªs itens em situaĂ§Ă£o irregular. Os principais itens em situaĂ§Ă£o irregular apurados, considerando-se mĂºltiplas ocorrĂªncias no mesmo veĂ­culo, foram estes: nĂ­vel de Ă³leo (16%), luz de freio (15%), freio traseiro (9%), freio dianteiro (9%) e pneu traseiro (8%).
“Os itens com desgastes apurados revelam que os motociclistas precisam atentar mais para a manutenĂ§Ă£o preventiva e praticar uma pilotagem mais segura. Estas orientações sĂ£o dadas justamente no programa Moto Check-Up e, quando seguidas, contribuem de fato para a maior segurança do motociclista no seu dia a dia”, diz Fermanian.

Medalha “Destaque do Maio Amarelo”
Em reconhecimento aos resultados obtidos pelo MotoChek-Up realizado em maio passado na Marginal TietĂª, em SĂ£o Paulo (SP), a Abraciclo foi uma das homenageadas no evento “Destaques do Maio Amarelo 2017”, realizado em 29 de maio, na capital paulista, pelo ObservatĂ³rio Nacional de Segurança ViĂ¡ria – ONSV.
A premiaĂ§Ă£o tambĂ©m ocorreu em funĂ§Ă£o das 15 blitzes educativas feitas pela entidade durante uma semana, no final de maio, em pontos estratĂ©gicos da capital paulista, envolvendo as principais vias que dĂ£o acesso ou estĂ£o relacionadas ao trĂ¡fego das Marginais TietĂª e Pinheiros, como as avenidas Bandeirantes, Rebouças, Faria Lima, Tiradentes, Salim Farah Maluf, Aricanduva e Estrada do M’Boi Mirim, entre outras.


Foram trĂªs blitzes diĂ¡rias durante cinco dias, realizadas continuamente das 8h Ă s 18h, em cruzamentos de trĂ¡fego intenso com paradas estabelecidas por semĂ¡foros, onde ocorreram a distribuiĂ§Ă£o de 900 mil folhetos educativos e a exibiĂ§Ă£o de faixas sobre conscientizaĂ§Ă£o para a pilotagem segura e paz no trĂ¢nsito. Os folhetos tinham cinco temas: sinalizaĂ§Ă£o durante mudança de faixa, o uso correto do equipamento de segurança, excesso de velocidade, uso do celular e o comportamento do condutor.
Juntamente com a CET, a Abraciclo tambĂ©m destinou 100 mil folhetos educativos para o Sindicato do ComĂ©rcio Varejista de Derivados de PetrĂ³leo do Estado de SĂ£o Paulo – Sindipetro, para a distribuiĂ§Ă£o a motociclistas e motoristas em postos de combustĂ­vel da capital paulista.