Cubismo na arquitetura - puramente tcheco, especial, novo e atual

Texto e fotos: CCCR — CzechTourism

Para o cubismo na arte da pintura eram essenciais os atelies de pintores como Picasso e Braque, mas o cubismo na arquitetura vai ser encontrado realmente só na República Tcheca. A República Tcheca é provavelmente o único país do mundo onde o cubismo se reflete nas estruturas de concreto. Venha explorar este original e único jogo de luz e sombra!


Um passeio até a Virgem Negra
O Cubismo Tcheco, estilo artístico, que é aplicado principalmente em Arte e Design Europa Central na primeira metade do século XX, tem uma representação única na arquitetura de Praga. Uma verdadeira joia é a Casa da Virgem Negra, na esquina da rua Celetná y Ovocný trh em Praga, projetada pelo arquiteto J. GoCar nos anos 1911 e 1912. O edifício é excepcional não só pela sua fachada, mas também por seu plano cubista e especialmente pela inclusão do cubismo no seu  interior. Imprescindível visitar o Grand Café Orient no primeiro andar, para o qual o arquiteto GoCar projetou uma série de características elegantes, tais como barras, lustres e lanternas. Cubista também é GoCar Pavilion em Bohdaneč Spa. Outro trabalho de GoCar é a vila Bauerova perto da cidade de Kolin ou edifício Liceu em Hradec Kralove.

Poste cubista
Outros arquitetos também enfeitaram a Tchéquia com obras de estilo  cubista. Em Praga, perto do Teatro Nacional, fica a casa cubista Diamant  e no calçadão Rasinovo Nabrezi, a chamada Casa Tripla (Trojdům) de Josef Chochol. Na parte alta, no meio  há  uma escultura retratando a lenda do Monte Vyšehrad.
Em Praga fica o único poste de iluminação pública cubista, projetado pelo arquiteto Emil Zajíček , na Jungmanovo náměstí. Formas cubistas sustentam tanto o pilar como o próprio poste.

Não terminou com o cubismo
Após a I Guerra Mundial, o cubismo tornou-se um novo estilo artístico: rondocubism. Um exemplo muito bom é o edifício do Banco das Legiões da Tchecoslováquia na rua Na Poříčí , em Praga, onde as bordas geométricas originais austeras, cubos e pirâmides complementam semicírculos e círculos no espírito de tradições eslavas. O rondocubism também encontrou ampla aplicação na arquitetura industrial.


Galerias de arte e museus cubistas
Quem quiser aprender mais sobre o cubismo deve visitar a exposição permanente da Galeria Nacional dedicada à arte de XX e século XXI no Palácio da Feira do Comércio, em Praga. A atmosfera cubista do início do século XX também pode ser vista na Villa Cubista de Bauer, em Libodřice, onde  fica o Museu Josef GoCar e Galeria de projeto cubista.