• Saiba como medir a profundidade dos sulcos utilizando uma moeda de R$ 1,00;
  • A profundidade dos sulcos é fator determinante de segurança na utilização dos pneus;
  • Transitar com pneu careca pode resultar em multa e em cinco pontos na carteira de motorista.

Texto e fotos: Continental

Programando pegar a estrada com a família nas férias de julho? Então responda rápido: quando foi a última vez que você prestou atenção na profundidade dos sulcos dos seus pneus?
Rafael Astolfi, gerente de Assistência Técnica da Continental Pneus, lembra que realizar periodicamente a mensuração dos sulcos para verificar se eles já atingiram 1,6 mm ou menos, momento em que devem ser substituídos, é fundamental para garantir uma direção segura.


Essa informação pode ser facilmente obtida verificando os indicadores de desgaste (TWI) incorporados aos sulcos circunferenciais dos pneus. Quando o desgaste da banda de rodagem coincidir com essas marcações, ele deve ser substituído. Vale lembrar que transitar com pneu careca pode resultar em multa e adição de cinco pontos no prontuário do motorista.
É possível também medir a profundidade dos sulcos utilizando uma moeda de R$ 1,00. Se o anel dourado desaparecer ao ser inserido no sulco você pode rodar com seu carro sem problemas. Caso o contrário, os pneus de seu veículo devem ser trocados imediatamente.
“Recomendamos uma profundidade mínima de 3 mm para que o pneu possa ser utilizado com segurança e, em caso de pista molhada, tenha a capacidade de drenar a água adequadamente. Os sulcos são essenciais para esse processo. Abaixo dessa medida, os pneus vão perdendo rapidamente a sua eficiência e a aderência, o que aumenta exponencialmente o risco de perda de contato com o solo, especialmente sob condições meteorológicas adversas”, destaca Rafael Astolfi.
Um exemplo prático: um carro rodando em uma pista molhada a uma velocidade de 80 km/h calçando pneus com 3 mm de profundidade de sulco levará uma distância de até dois veículos para parar totalmente. Com sulcos de 1,6 mm essa distância dobra, ou seja, pode chegar a até quarto veículos. Em terreno seco a distância de frenagem também é maior.
“Os pneus são o único ponto de contato entre o carro e o asfalto. Todas as forças transmitidas para a via são feitas através de uma área equivalente à de um cartão postal. Em uma situação crítica, é o pneu que determina se o carro pode parar em tempo ou se ele permanece seguro ao fazer uma curva. Quando a sua segurança e a de sua família pode ser colocada em risco, cada milímetro do sulco conta”, conclui o especialista da Continental Pneus.