Desde que foi criada em 1923 a prova maior do automobilismo faz parte do imaginário de todos os que gostam de automóveis e de velocidade, afinal, para a época, essas 24 Horas eram o desafio maior que uma indústria ainda jovem poderia enfrentar

Texto: Carlos Lua
Fotos: Lemans.org


A prova era conhecida como o “Grande Prêmio de Resistência e Eficiência disputado durante duas voltas completas dos ponteiros dos relógios.” Organizada geralmente na 24ª semana do ano inspirou muitas outras provas e continua principalmente inspirando e sendo objeto de desejo de muitas pessoas entre Pilotos, Fabricantes e Público.


“Desde a sombra da bandeirada de largada às 4 horas da tarde de sábado, passando pela escuridão e pelo frio da noite, através do amanhecer de um novo dia e o calor do meio da tarde estival” é poeticamente uma descrição louvável e convidativa, mesmo quando sabemos que essa noite-noite mesmo, nessa época do ano, dura apenas perto de duas horas. O sol se põe às 10 da noite, até 11 e tanto fica aquele lusco fusco, já quando são 5 e pouco da manhã já começa a alvorada e às 6 já é dia claro total.


Mas o que vale é a imaginação, é a sensação de perigo no velocíssimo circuito de La Sarthe, formado também por rodovias vicinais que para essa 85ª Edição de 17 e 18 de junho da semana que vem. Neste ano respectivamente dias de São Ranieri de Pisa (1118-1161) e de São Gregório João Barbarigo (1625-1697). E o circuito na verdade é a 15ª versão do circuito inicial usado em 1923.


Desta vez teremos a participação de um número recorde de brasileiros, Nove no total, distribuídos em três das quatro categorias. Quatro categorias que recebem 60 carros sendo eles 6 da categoria maior a LM P1 (sem brasileiros), 25 carros na impressionante LM P2 (aqui temos brasileiros em 4 carros, no #13 Nelsinho Piquet, no #29 Rubens Barrichello, no #31 Bruno Senna e no #35 André Negrão), 13 na LM GTE Pro (são quatro os brasileiros: no #51 Lucas Di Grassi, no #67 Pipo Derani, no #68 Tony Kanaan e no #97 Daniel Serra. Finalmente entre os 16 inscritos na LM GTE Am temos um brasileiro no #50 Fernando Rees.


Nos Testes Livres realizados no dia 4 de junho o melhor foi André Negrão – Alpine A740-Gibson que fez o 6º tempo; seguido por Nelsinho Piquet – Oreca 07-Gibson em 13º; Bruno Senna – Oreca 07-Gibson em 16º; Rubinho Barrichello – Dallara P217-Gibson em 22º; Daniel Serra – Aston Martin Vantage em 37º; Lucas Di Grassi – Ferrari 488 GTE em 39º; Pipo Derani – Ford GT em 42º; Tony Kanaan –Ford GT em 43º e Fernando Rees – Corvette C7 Z06 em 46º. Destaque para André Negrão que foi o primeiro piloto a baixar da casa dos 3m 30s com um carro da LMP2 que este ano estão muito mais rápidos (inclusive na reta maior de Mulsanne foram inclusive os que alcançaram a maior velocidade final, o Dallara #47 foi cronometrado a 341.341 km/h, enquanto o mais rápido dos Toyota da LM P1 o #8 chegou a 330.720 km/h!) com o novo motor Gibson comum a todos os três diferentes chassis presentes: Oreca, Ligier e Dallara.


Dia 4 de junho Testes Livres
1º - #7 Sarrazin/Conway/Kobayashi (Toyota TS050 Hybrid) - Toyota - 3’18”132 
2º - #8 Buemi/Davidson/Nakajima (Toyota TS050 Hybrid) - Toyota - 3’19”290 
3º - #9 Lapierre/Kunimoto/Lopez (Toyota TS050 Hybrid) - Toyota - 3’21”455 
4º - #2 Bernhard/Bamber/Hartley (Porsche 919 Hybrid) - Porsche - 3’21”512 
5º - #1 Jani/Lotterer/Tandi (Porsche 919 Hybrid) - Porsche - 3’22”100
6º - #35 Panciatici/Ragues/Negrâo (Alpine A740 Gibson) - Signatech - 3’28”146 
7º - #4 Webb/Kraihamer/Bonanomi (CLM P1/01 Nismo) - Bykolles - 3’28”701
8º - #24 Graves/Hirschi/Vergne (Oreca 07 Gibson) - Manor TRS - 3’28”844
9º - #37 Cheng/Gommendy/Brundle (Oreca 07 Gibson) - DC Racing - 3’29”104
10º #26 - Rusinov/Thiriet/Lynn (Oreca 07 Gibson) - G-Drive - 3’29”113
11º - #38 Tung/Laurent/Jarvis (Oreca 07 Gibson) - DC Racing - 3’29”924
12º - #13 Piquet/Hansson/Beche (Oreca 07 Gibson) - Rebellion - 3’30”150 
13º - #28 Perrodo/Vaxiviere/Collard (Oreca 07 Gibson) - TDS - 3’30”375
14º - #36 Dumas/Menezes/Rao (Alpine A740 Gibson) - Signatech - 3’30”501
15º - #40 Allen/Matelli/Bradley (Oreca 07 Gibson) - Graff - 3’30”525
16º- #31 Prost/Canal/Senna (Oreca 07 Gibson) - Rebellion - 3’30”535 
17º- #25 Gonzalez/Trummer/Petrov (Oreca 07 Gibson) - Manor TRS - 3’30”570
18º- #21 Hedman/Hanley/Rosenqvist (Oreca 07 Gibson) - Dragonspeed - 3’30”693
19º- #22 Rojas/Hirakawa/Gutierrez (Oreca 07 Gibson) - G-Drive - 3’31”150
20º- #32 Owen/De Sadeleer/Albuquerque (Ligier JSP217 Gibson) - United Autosports - 3’31”907
21º- #47 Lacorte/Sernagiotto/Belicchi (Dallara P217 Gibson) - Villorba Corse - 3’32”567
22º - #29 Lammers/Van Eerd/Barrichello (Dallara P217 Gibson) - RT Nederland - 3’33”304 D
23º - #23 Barthez/Buret/Berthon (Ligier JSP217 Gibson) - Panis Barthez Competition - 3’33”690
24º- #27 Aleshin/Sirotkin/Shaytar (Dallara P217 Gibson) - SMP - 3’33”787
25º- #34 Moore/Hanson/Chandhok (Ligier JSP217 Gibson) - Tockwith - 3’34”385
26º- #39 Guibbert/Trouillet/Winslow (Oreca 07 Gibson) - Graff - 3’34”404
27º- #17 Lafargue/Lafargue/Zollinger (Ligier JSP217 Gibson) - IDEC - 3’35”968
28º - #45 Patterson/Mcmurry/Capillaire (Ligier JSP217 Gibson) - Algarve Pro Racing - 3’36”544
29º - #43 Keating/Bleekemolen/Taylor (Riley MK30 Gibson) - Keating - 3’38”671
30º - #49 Konopka/Calko/Breukers (Oreca 07 Gibson) - ARC Bratislava - 3’38”905
31º - #33 Nicolet/Nicolet/Maris (Ligier JSP217 Gibson) - Eurasia - 3’43”817


32º - #64 Gavin/Milner/Fassler (Chevrolet Corvette C7.R) - Corvette - 3’54”701
33º - #91 Lietz/Makowiecki/Pilet (Porsche 911 RSR) - Porsche - 3’54”996
34º - #92 Christensen/Estre/Werner (Porsche 911 RSR) - Porsche - 3’54”999
35º - #63 Magnussen/Garcia/Taylor (Chevrolet Corvette C7.R) - Corvette - 3’55”064
36 - #95 Thiim/Sorensen/Stanaway (Aston Martin Vantage) - Aston Martin - 3’55”251
37º - #37 Turner/Adam/Serra (Aston Martin Vantage) - Aston Martin - 3’55”266 
38º - #71 Rigon/Bird/Molina (Ferrari 488 GTE) - AF Corse - 3’55”385
39º - #51 Calado/Pier Guidi/Di Grassi (Ferrari 488 GTE) - AF Corse - 3’55”827 
40º - #82 Vilander/Fisichella/Kaffer (Ferrari 488 GTE) - Risi - 3’55”847
41º - #69 BriscoeWestbrook/Dixon (Ford GT) - Ford Team USA - 3’57”536
42º - #67 Priaulx/Tincknell/Derani (Ford GT) - Ford Team UK - 3’57”881 
43º - #68 Hand/Muller/Kanaan (Ford GT) - Ford Team USA - 3’58”011 
44º - #66 Mucke/Pla/Johnson (Ford GT) - Ford Team UK - 3’58”181


45º - #98 Dalla Lana/Lamy/Lauda (Aston Martin Vantage) - Aston Martin - 3’58”250
46º - #50 Rees/Brandela/Philippon (Chevrolet Corvette C7.Z06) - Larbre Competition - 3’58”302 
47º - #77 Ried/Cairoli/Dienst (Porsche 911 RSR) - Dempsey Proton - 3’58”449
48º - #62 MacNeil/Sweedler/Bell (Ferrari 488 GTE) - Scuderia Corsa - 3’58”599
49º - #55 Cameron/Scott/Cioci (Ferrari 488 GTE) - Spirit of Race - 3’58”804
50º - #99 Howard/Gunn/Bryant (Aston Martin Vantage) - Beechdean AMR - 3’58”885
51º - #90 Yoluc/Hankey/Bell (Aston Martin Vantage) - TF Sport - 3’59”140
52º - #83 Krohn/Jonsson/Bertolini (Ferrari 488 GTE) - DH Racing - 3’59”174
53º - #61 Mok/Sawa/Griffin (Ferrari 488 GTE) - Clearwater Racing - 3’59”276
54º - #88 Bachler/Lemeret/Al Qubaisi (Porsche 911 RSR) - Proton - 3’59”277
55º - #86 Wainwhright/Barker/Foster (Porsche 911 RSR) - Gulf Racing - 3’59”582
56º - # 65 Nielsen/Balzan/Curtis (Ferrari 488 GTE) - Scuderia Corsa - 4’00”120
57º - #54 Flohr/Castellacci/Beretta (Ferrari 488 GTE) - Spirit of Race - 4’00”213
58º - #84 Smith/Stevens/Vanthoor (Ferrari 488 GTE) - JMW Racing - 4’00”523
59º - #93 Long/Al Faisal/Hedlund (Porsche 911 RSR) - Proton - 4’00”556
60º - #60 Wee/Katoh/Parente (Ferrari 488 GTE) - Clearwater Racing - 4’05”248


Na LMP1 domínio total Toyota (que busca a sua 1ª vitória em Le Mans, depois do drama do ano passado quando erdeu a prova a duas voltas do final)  fazendo 1-2-3 na frente dos Porsche e deixando o By Kolles em 7º até mesmo atrás do André Negrão o 1º da LMP2. Na LM GTE Pro Corvette seguido por dois Porsche e na LM GTE Am um Aston Martin seguido por um Corvette e um Porsche Todos os tempos muito próximos, prometendo uma corrida para marcar época.


Veja o que acontece daqui pra frente:
Programação de Verificações Administrativas e Técnicas
Dias 11-12 e 13 de junho

Provas Livres           4a. 14 junho            - 16h00          4H
Classificação 1        4a. 14 junho            - 22h00          2H
Classificação 2        5a. 15 junho             - 19h00          2H
Classificação 3        5a. 15 junho             - 22h00          2H
Warm-up                   Sáb. 17Junho          - 09h00          45min
Corrida                      Sáb. 17 Junho         - 15h00          24H

Na 4ª feira estaremos de volta!