No primeiro dia do evento, que acontece até dia 29, motociclistas tiveram a oportunidade de checar gratuitamente 21 itens mecânicos do veículo

Texto e fotos: SD&Press Consultoria

No primeiro dia da 21ª edição do MotoCheck-Up, mais de 1.393 motocicletas já receberam checagem gratuita de 21 itens mecânicos e de segurança. O evento que teve início ontem, 27 de junho, no canteiro central da Avenida das Nações Unidas (Marginal Pinheiros, altura do número 22.022 em frente ao Atacado Roldão) será realizado até quinta-feira, dia 29, das 9h às 16h. De acordo com projeções da Abraciclo (Associação Brasileira de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares), 3 mil motociclistas devem passar pelo local até o fim do evento.


Realizado pela Abraciclo em parceria com a Companhia de Engenharia de Tráfego – CET, Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes, Prefeitura de São Paulo, Prefeitura Regional de Santo Amaro, SPTrans e Comando de Policiamento de Trânsito – CPTran, o Moto Check-Up é o maior programa setorial de avaliação gratuita de motos e de conscientização de trânsito na América Latina.
Ao chegar no local, o motociclista responde a uma rápida pesquisa e, depois, é encaminhado para a checagem mecânica do veículo. Após esta etapa, tem a oportunidade de verificar demonstrações de como realizar corretamente a frenagem e assiste a uma palestra sobre pilotagem segura, com abordagens sobre _D3S3716_pq“pontos cegos” e dicas importantes para evitar acidentes. No fim das atividades, recebe um vale para troca gratuita de óleo. Todo o circuito leva cerca de 20 minutos. “O objetivo desta ação é promover a conscientização sobre a condução responsável, sempre visando a segurança dos motociclistas”, diz Marcos Fermanian, presidente da Abraciclo.
O Moto Check-up é realizado desde 2008 e ao longo de 20 edições já atendeu a mais de 40 mil motociclistas em São Paulo (SP), Santos (SP), ABC Paulista, Recife (PE), Brasília (DF), Manaus (AM) e Teresina (PI), entre outras cidades brasileiras. A 20ª edição ocorreu no mês passado, dentro das ações do “Maio Amarelo”, na Marginal Tietê, em São Paulo.
No evento da Marginal Tietê, que contou com 4.020 participantes, foi verificado que cerca de 50% das motocicletas apresentavam desgastes mecânicos. Destas motocicletas, 88% tinham de um a três itens desgastados. Os principais itens em situação irregular apurados foram estes: nível de óleo (16%), luz de freio (15%), freio traseiro (9%), freio dianteiro (9%) e pneu traseiro (8%).
“Os itens com desgastes apurados revelam que os motociclistas precisam atentar mais para a manutenção preventiva e praticar uma pilotagem mais segura. Estas orientações são dadas justamente no programa Moto Check-up e, quando seguidas, contribuem de fato para a maior segurança do motociclista no seu dia a dia”, diz Fermanian.

21ª Edição do Moto Check-up
Data: 27 a 29 de junho de 2017
Horário: das 09h às 16h
Local: Avenida das Nações Unidas (Marginal Pinheiros), altura do número 22.022 – canteiro central – Bairro de Jurubatuba – São Paulo/SP. (Em frente à empresa MWM)
Ingresso: gratuito – evento exclusivo para motociclistas