Com enorme compromisso social e econômico a fabricante francesa apresentou um novo pneu impressionante

Texto: Eduardo Abbas
Fotos: Michelin

Parece que o mundo finalmente acordou, hoje em dia se fala e se faz muito mais pelo meio ambiente em comparação há décadas passadas, não basta apenas falar tem que agir e a maior responsabilidade é das empresas que retiravam da natureza a matéria-prima para seus produtos e nada davam em troca, apenas esgotavam suas reservas e ficava por isso mesmo. Nem todas as corporações pensavam assim, uma minoria que resolveu investir e fez a diferença hoje se encontram no patamar das empresas responsáveis.


Isso é muito bom para as próximas gerações, que mundo vamos deixar para os nossos filhos e netos se não cuidarmos do que temos agora? A Michelin é uma dessas empresas que pensa além de suas fábricas e seus produtos de qualidade superior, para eles o respeito é tudo, seja com a natureza ou com os homens e mulheres que habitam o planeta. Eu fui gentilmente convidado para conhecer um novo lançamento de pneu, mas o que me chamou mais a atenção foi um projeto social que a fabricante desenvolve na Bahia.


Antes de falar do novo produto quero destacar o Programa Ouro Verde Bahia que foi criado pela Michelin em 2003 nos municípios de Ituberá e Igrapiúna no sul baiano. Lá, 12 produtores independentes em lotes com cerca de 400 hectares diversificaram a lavoura, plantando cacau e bananeiras nos espaços entre as seringueiras. A Michelin compra toda a produção de látex e os produtores se comprometem a fazer a renovação dos seringais, utilizando as novas variedades de plantas mais resistentes e mais produtivas, fornecidas pelo setor de pesquisa da Michelin além do grande prêmio: proteger a fauna e a flora nativas.


Isso vai de encontro ao que a empresa entende com Economia Circular, que começa na seringueira até a reciclagem do pneu produzido, aliás, esse foi o motivo do encontro em São Paulo para apresentação do novo produto, mostrar um novo pneu! Com uma enorme preocupação com a mobilidade urbana e economia de combustível (isso também é preservação do meio ambiente!) a Michelin lançou uma nova solução para os desafios no transporte urbano, de passageiros e carga. O pneu MICHELIN X INCITY Z chega ao mercado para proporcionar benefícios a todos os envolvidos na cadeia do transporte urbano: passageiros, motoristas, gerentes de frota e empresários.


Ele foi desenvolvido para uso em todos os eixos e o reúne o mais moderno conjunto de tecnologias em um único pneu:

MAIS
  • + Até 10% em quilometragem na 1ª vida (em relação ao pneu 275/80 R22.5 X INCITY XZU3)
  • + Pontualidade para os passageiros e cargas transportadas
  • + Segurança aos passageiros e ao motorista

MENOS
  • - Consumo de combustível
  • - Custo operacional para o frotista
  • - Paradas por perfurações, danos e agressões no pneu

Uma das mais impressionantes tecnologias empregadas é a REGENION, que garante mais segurança e economia no transporte urbano. Com ela o MICHELIN X INCITY Z inicia sua vida com 3 sulcos expostos e termina com 5. Devido ao novo desenho da banda de rodagem, a escultura do novo pneu evolui com o uso, se transformando e garantindo o mesmo nível de aderência em toda a 1ª vida, além de uma maior quilometragem.


A tecnologia REGENION proporciona:
  • Desgaste mais lento e uniforme da banda de rodagem
  • Maior aderência em solo seco e molhado
  • Até mais 10% de quilometragem da 1ª vida (em relação ao pneu 275/80 R22.5 X INCITY XZU3)

A escultura também é de última geração, a blocante 3D dá mais resistência do pneu e segurança no transporte. Ela foi desenvolvida para minimizar o processo de deformação da banda de rodagem do pneu, em arrancadas e freadas do veículo.


A nova escultura oferece:
  • Mais aderência do pneu com o solo
  • Maior estabilidade do veículo
  • Maior quilometragem em 1ª vida

Outra tecnologia empregada é a FORCION que garante mais quilometragem e menor consumo de combustível.


Essa inovadora mistura de borracha da banda de rodagem proporciona:
  • Maior resistência à abrasão com o solo
  • Menor velocidade de desgaste do pneu
  • Menor resistência ao rolamento do pneu

E como não poderia deixar de ser, a carcaça com TECNOLOGIA MICHELIN X CORE dá mais proteção, maior recapabilidade e maior quilometragem total do pneu. Ela foi desenvolvida para suportar as fortes solicitações em freadas, arrancadas, manobras e curvas no uso urbano.


Suas características são:
  • Novo composto interno de borracha, que reduz a infiltração
  • Talão reforçado, que dá maior resistência à sobrecarga e aquecimento
  • Redução da distância entre os cabos internos para uma maior resistência às agressões e danos na banda de rodagem


Segundo Nour Bouhassoun, presidente da Michelin América do Sul “Contribuir para a melhor mobilidade das pessoas e dos bens é a razão de ser da Michelin, a inovação está em nosso DNA e mostramos que estamos atentos às necessidades de nossos clientes”. Com todas essas inovações do novo pneu MICHELIN X INCITY Z essa empresa que está no Brasil desde 1927 continua acreditando no nosso povo e no progresso da nação, contribui para a preservação de nossas terras e matas, se preocupa com o futuro do planeta, é correto dizer que o slogan Michelin vai além dos pneus é cada dia mais presente em nossas vidas.