- Superfície escorregadia no primeiro treino livre e a temperatura baixa no segundo caracterizaram o dia;
- Cerca de um segundo de diferença entre os compostos macio e supermacio até o momento em uma superfície em rápida evolução;
- Achar o equilíbrio correto no aquecimento dos pneus dianteiros e traseiros é a chave para fazer tempos rápidos em Baku.
Texto e fotos: Pirelli
As temperaturas do ambiente e da pista foram, obviamente, mais baixas hoje no segundo treino livre (TL2) no final da tarde do que no TL1 no circuito de rua de Baku. Aliada a uma superfície de asfalto lisa e escorregadia proporcionou maior desafio durante os treinos livres. À medida que os pilotos procuravam o limite, algumas raspadas nos muros aconteceram, assim como saídas para as áreas de escape.
Como sempre, espera-se que a aderência melhore a medida que mais borracha é deixada na pista durante o fim de semana. A diferença atual entre os compostos macio e supermacio, de cerca de um segundo, provavelmente também cairá amanhã.
Mario Isola, líder de competições de veículos da Pirelli: "Como esperado em qualquer circuito temporário, foi um início especialmente escorregadio em Baku com a pista ainda muito ‘verde’ e com superfície lisa. O layout desta pista é um teste para a tração em particular, com os pneus traseiros fazendo todo o trabalho. Além disso, há apenas curvas curtas em Baku, o que significa que os pneus dianteiros são menos estressados e, também, que esfriam nas longas retas entre essas curvas. Consequentemente, encontrar a configuração correta para garantir o melhor equilíbrio entre a temperatura do pneu dianteiro e traseiro é essencial para um desempenho forte aqui - como vimos na Rússia, Mônaco e Canadá também - e foi nisso que grande parte do trabalho de hoje ficou concentrado. Ao analisar os dados dos treinos livres, temos que ter em mente, também, que a pista irá evoluir ainda mais à medida que o fim de semana continuar."
Treino Livre 1
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1.Verstappen
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1m44s410
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Supermacio novo
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2.Ricciardo
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1m44s880
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Supermacio novo
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3.Vettel
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1m44s967
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Macio novo
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Treino Livre 2
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1.Verstappen
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1m43s362
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Supermacio novo
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2.Bottas
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1m43s462
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Supermacio novo
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3.Ricciardo
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1m43s473
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Supermacio usado
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Treino Livre 1 – Melhor tempo por composto
Médio
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Verstappen
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1m46s454
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Macio
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Vettel
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1m44s967
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Supermacio
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Verstappen
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1m44s410
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Treino Livre 2 – Melhor tempo por composto
Médio
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Massa
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1m46s343
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Macio
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Verstappen
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1m43s894
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Supermacio
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Verstappen
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1m43s362
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Stints mais longos por composto (voltas)
Médio
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Ricciardo, Verstappen
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11 voltas
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Macio
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Ocon, Raikkonen
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22 voltas
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Supermacio
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Bottas, Massa
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25 voltas
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Estatísticas de hoje dos pneus:
Médio
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Macio
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Supermacio
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kms percorridos *
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336
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2.628
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2.868
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Jogos de pneus usados **
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15
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41
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35
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* Quantidade de quilômetros percorridos, por todos os pilotos, nos treinos livres 1 e 2.
** Por composto, somados todos os pilotos.
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