Entre as marcas, Chevrolet mantém a liderança no ranking

Texto e fotos: B3

O Gol, da Volkswagen, ultrapassou o HB20, da Hyundai, em maio ao somar 5.740 automóveis leves novos financiados e se tornou o segundo modelo mais financiado na categoria, atrás do Onix, da Chevrolet, que permanece na liderança desde o final de 2015. Em terceiro lugar aparece o Ka, da Ford, com 5.698 carros novos financiados.
O levantamento é da B3, empresa resultante da combinação de atividades da BM&FBOVESPA, uma das maiores bolsas do mundo em valor de mercado, e a Cetip, maior depositária de títulos privados da América Latina. A B3 opera o Sistema Nacional de Gravames (SNG), base integrada de informações que reúne o cadastro das restrições financeiras de veículos dados como garantia em operações de crédito em todo o Brasil. O SNG impede que o processo de financiamento de veículos seja suscetível a fraudes sistêmicas. Os números contemplam os veículos comercializados por crédito direto ao consumidor (CDC), leasing e consórcio (contemplados e não quitados).
O destaque do mês ficou com o Ecosport, da Ford, que em maio somou 2.537 autos leves novos financiados e passou da 14ª para a oitava posição no ranking.
Entre as marcas, a Chevrolet manteve a liderança no ranking dos financiamentos de automóveis leves zero quilômetro em maio. No mês, a marca financiou 17.622 unidades. O segundo lugar permaneceu om a Volkswagen, com 14.608 carros novos negociados. Já o terceiro lugar passou a ser ocupado pela Ford, que em abril estava em quinto lugar, e ao somar 12.195 unidades financiadas ultrapassou a Fiat e a Hyundai.


Usados
No levantamento de autos leves usados mais financiados, o Gol, da Volkswagen, manteve a primeira posição em maio. No mês, o modelo apresentou 18.416 unidades financiadas. A segunda posição continuou com o Palio, da Fiat, que atingiu 12.089 autos leves vendidos a crédito.
Entre as marcas, ao somar 50.259 carros usados financiados, a Chevrolet ultrapassou a Volkswagen e se tornou líder no ranking das mais financiadas em maio. Em segundo lugar aparece a Volkswagen, com 49.932 unidades financiadas, seguida da Fiat, com 49.451 unidades.


Participação dos financiamentos sobre as vendas
No acumulado do ano até maio, o modelo 208, da Peugeot, manteve a liderança no ranking dos autos leves novos com maior participação de financiamento sobre as vendas. Ao somar 3.171 carros negociados a crédito, o modelo atingiu 77,6% de suas unidades vendidas por meio de crédito. De acordo com os dados da Fenabrave, foram comercializadas 4.088 unidades novas do modelo no período.
Na segunda posição aparece o Fiesta, da Ford, com 75,1% de suas unidades vendidas por meio de crédito. Em terceiro lugar está o modelo Ecosport, também da Ford, com 73,5% de seus carros financiados.
O levantamento da B3 considera os automóveis leves novos mais vendidos no período de acordo com a Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), entidade que representa o setor de distribuição de veículos no Brasil.
O destaque do mês ficou com a Ranger, da Ford, que até abril não aparecia no ranking dos autos leves novos com maior participação de financiamento sobre as vendas, e agora ocupa a 10ª posição no levantamento, com 61,4% de suas unidades negociadas a prazo.


Ao todo, foram financiados 442.387 veículos no Brasil em maio, entre novos e usados. Os dados levam em consideração autos leves, motos e pesados. Os automóveis leves somaram 356.755 vendas a crédito, sendo 97.154 zero quilômetro e 259.601 usados.