TURISMO: As celebrações de 17 de maio na Noruega

O dia 17 de maio é um dos feriados mais importantes da Noruega

Texto e fotos: Visit Norway

A data marca a assinatura da constituição do país, que aconteceu em 1814, na pequena cidade de Eidsvoll. O documento foi considerado na época uma das constituições mais ousadas da Europa.


Desde então, no dia 17 de maio é celebrado o Dia Nacional da Noruega, ou Dia da Constituição, que é comemorado por toda sua população, seja em grandes festas nas ruas ou dentro das casas. Bandas marchando, desfiles, trajes típicos e muita comida são as estrelas dessa grande festa.
A festa já começa logo cedo, com um bom café da manhã. Vizinhos e amigos se reúnem e se deliciam com pães frescos, ovos mexidos, salmão defumado e, para os adultos, champagne. Depois, todos seguem para as celebrações. Os desfiles acontecem por todo o país e são guiados por bandas de música que caminham pelas ruas de suas respectivas comunidades. O maior de todos os desfiles, que acontece em Oslo, atrai uma multidão de milhares de pessoas, que são saudadas pela família real.


Os trajes típicos, chamados bunads, são usados por muitos. Existem dezenas de variações de vestimentas, e as cores e estilos indicam as tradições de diferentes regiões. Sorvetes e cachorros-quentes também são grandes destaques das celebrações, eles são degustados enquanto jogos e discursos acontecem pela tarde nas comunidades locais.
Este é um momento verdadeiramente especial para a Noruega, por isso, os visitantes podem encontrar no dia 17 de maio a oportunidade perfeita para interagir com os moradores locais e apreder um pouco mais sobre a cultura do país. Além, claro, de aproveitar muitas festas e comidas deliciosas.
Eduardo Abbas. Tecnologia do Blogger.