O ingrediente milenar renasce nas mãos de uma das mais importantes confeiteiras do Brasil inspirado na obra de Van Gogh

Texto: Eduardo Abbas
Fotos: Máxima assessoria

Desde a civilização Olmeca, onde teve sua origem aproximadamente em 1.500 A.C. na America Central e até os dias atuais, certamente esse produto da fruta do cacaueiro não foi tão bem reverenciado em sua forma doce. A inspiração nasceu da obra de um holandês que retratou uma das flores mais enigmáticas que existe na natureza sob o sol e as luzes de Paris e que tem um significado forte: o girassol é uma flor que significa fama, sucesso, sorte e felicidade.


Não é a toa que a confeiteira Giuliana Cupini, uma chocólatra assumida e voraz colecionadora de diplomas em escolas de gastronomia importantes que vão desde os Estados Unidos, passando pela França, Itália e onde quer que exista uma nova técnica para ser aprendida, na data de seu aniversário resolveu lançar uma nova coleção de doces e chocolates, inspirada nos Girassóis do artista Vincent Van Gogh, chamada de ‘Sunflowers Collection’, a simbologia da flor tem relação com a nova fase da artista e claro, no seu modo de ver e viver a vida.


Giuliana têm mais de 20 anos nessa profissão, segundo ela “a inspiração para as minhas criações vem do cotidiano, do dia-a-dia, das coisas que acontecem na nossa vida, nesta coleção ela chegou junto com um vaso de girassóis que um dia ganhei de uma pessoa muito querida”.


Essa paulista que tem verdadeira paixão por automóveis e corridas de carros (já quis ser piloto!) demora cerca de um mês para colocar uma ideia em prática, desde a concepção, técnica de execução e produto final, sempre ajudada pelos seus 8 fiéis escudeiros que juntos viajam na sua nave feita da parte nobre do cacau. A nova coleção de doces pode ser considerada, assim como foi com seu inspirador, pequenas obras de arte que são elaboradas com pasta e praliné de sementes de girassol.


Visando principalmente estar presente em eventos marcantes na vida dos seus clientes, sua criatividade transcende a mesa mais desejada seja de um casamento ou aniversário ou qualquer outro tipo de comemoração, sem ter limite para sonhar ela também criou e exibiu neste evento um vestido de noiva totalmente feito com chocolate e decorado com cristais Swarovski, nota-se que para essa taurina o limite é não ter limites.


Os girassóis da festa estavam acompanhados de outras criações de Giuliana, doces harmonizados com vinhos e bebidas, doces fits (sem glúten, sem lactose e sem açúcar), doces e chocolates de luxo e doces TQT (tem que ter) que são doces exclusivos e os queridinhos nas festas. Evidente que eu pude provar e comprovar que a delicadeza na confecção se reflete no momento da degustação, sabe aquele doce que não enche sua boca de açúcar? Pois é, todos os elementos e sabores criados são colocados nos pequenos confeitos que não agridem o paladar nem se sobrepõem uns aos outros.


Confesso que não sou muito amigo de quitutes adocicados nem mesmo fã incondicional do chocolate, mas as obras de Giuliana me fizeram repensar essa posição. Assim como carros, filmes, vinhos, e lugares, provar antes de coração aberto pode te surpreender, já não penso tão radicalmente em evitar os doces, mas certamente preciso saber antes o nome de quem fez.


Em breve será inaugurado um showroom com degustação para se conhecer as criações da Giuliana Cupini, enquanto isso pode ir babando diante da tela do seu computador no site http://www.giulianacupini.com.br/portal/ e enlouquecer com as criações da artista que já entra para a história.