DAF lança versões europeias dos modelos CF e XF - Pure Excellence

Inovações no motor, novos sistemas de transmissão, e otimizações aerodinâmicas resultam em consumo de combustível até 7% menor

Texto e fotos: PACCAR

A DAF acaba de lançar suas novas versões dos modelos CF e XF para a Europa. “Confiando na excelente reputação em termos de eficiência de combustível, confiabilidade e conforto para o condutor, a atual faixa de produtos Euro 6 conquistou a Europa. Pensando nisso, a DAF desenvolveu uma nova geração de caminhões CF e XF, que oferece as melhores condições possíveis, tanto para o cliente como para o condutor”, diz Preston Feight, Presidente da DAF Trucks NV.


Melhor eficiência de combustível, aliada a mais potência e torque em baixas rotações
A eficiência de combustível, líder de sua classe, é obtida pelo sistema de transmissão integrado e inovador que obtém ótima interação entre motor, sistema de pós-tratamento do escape, transmissão e eixos traseiros, oferecendo o menor custo total de utilização, que está alinhado com a filosofia de Eficiência de Transporte da DAF.
O sistema de gestão de ar dos motores PACCAR MX passou por melhorias com a aplicação de um novo turbo compressor, ainda mais eficiente, um novo sistema EGR e um novo design de atuação das válvulas.
Um princípio primordial no desenvolvimento do sistema de transmissão foi a redução das rotações do motor, que resultou na melhor eficiência de combustível de sua classe. O torque máximo dos motores PACCAR MX-11 e MX-13 teve um aumento significativo, e está disponível a partir de 900 rpm, ampliando a faixa econômica e permitindoo trabalho do motor em menores rotações. Em sua nova versão, os motores PACCAR MX-13 agora podem gerar até 530cv e 2.600Nm de torque já a partir de 1.000 rpm.


Os novos CF e XF
  • Consumo de combustível 7% menor

  1. Inovações nos motores PACCAR MX-11 e MX-13
  2. Nova e eficiente caixa de câmbio automatizada TraXon
  3. Novos eixos traseiros de alta eficiência com relações de carga mais rápidas
  4. Recursos avançados do software do sistema de transmissão
  5. Otimizações aerodinâmicas

  • Novo freio motor PACCAR
  • Novo Sistema compacto de Exaustão e Pós-tratamento

  1. Até 100 kg a mais de carga útil
  2. Mais espaço no chassi para instalação de outros componentes

  • Tempo máximo de operação

  1. Intervalos de manutenção de até 200.000 km
  2. Carroceria de primeira classe

  • Sistema de gestão de frotas DAF Connect para maior eficiência no transporte


Novos CF e XF europeus: o sonho dos condutores
Os novos CF e XF europeus continuam sendo os líderes da indústria em termos de conforto para os condutores, graças à sua ótima acessibilidade, excelente espaço interno e muitas inovações que aprimoram o conforto, facilidade de utilização, atratividade e segurança.
  • Novo acabamento interno
  • Novo Controle de Temperatura e Climatização (HVAC)
  • Nova Linha Exclusiva
  • Novo layout do painel de instrumentos
  • Painel com teclas configuráveis conforme a preferência do condutor


Início da Produção
Os novos modelos entrarão em produção no Verão europeu de 2017 nas configurações 4x2 e rígida, os cavalos mecânicos 6x2 FTG e FTP terão eixos propulsores, e o 6x2 rígido terá eixo de arraste único (FAR). Outras excelentes versões serão lançadas no Outono europeu.
“Melhoramos ainda mais os melhores caminhões do mercado”, comentou Preston Feight. “Os novos CF e XF aumentam ainda mais a excelente confiabilidade, eficiência de combustível e conforto para os condutores dos caminhões. Como parte da filosofia de Eficiência de Transporte da DAF, demos novamente grandes passos para otimizar a eficiência dos veículos para nossos clientes, oferecendo menor custo operacional e maior tempo de operação. Os novos CF e XF representam Pura Excelência”.
Eduardo Abbas. Tecnologia do Blogger.