Teste com o carro topo de linha
da montadora japonesa confirma: seus rivais vĂ£o ter que remar muito
Texto: Eduardo Abbas
Fotos: Toyota
Um dos carros mais vendidos no
mundo com 44 milhões de unidades em 50 anos de vida ainda sofria bulling por
nĂ£o ter alguns apĂªndices eletrĂ´nicos que sĂ£o comuns em modelos concorrentes,
pode isso? Poder nĂ£o pode, mas sempre procuravam um cabelo na sopa para
desvalorizar e taxar o Corolla como
um carro atrasado e voltado apenas para pessoas mais velhas que nĂ£o ligam muito
para essas evoluções.
EntĂ£o tĂ¡, os japoneses decidiram
dar um basta e ouvir a voz das ruas, agora ele tem tudo aquilo que era pedido,
como fica? Pois Ă©, no lançamento Hollywoodiano do modelo, que vocĂª pode conferir
AQUI,
a Toyota nĂ£o mostrou apenas mais uma versĂ£o do carro, foi apresentada A versĂ£o e
que tem o slogan “insuperĂ¡vel” como
carro chefe, esse Ă© aquele motivo que tira o sono da concorrĂªncia e eu, agora
de forma mais calma, pude testar o modelo mais caro e equipado da linha, o Corolla 2018 Altis.
O que ficou bem claro Ă© que nĂ£o se trata de um senhor que usa calça jeans e camiseta dando a
falsa impressĂ£o de moderno, Ă© um modelo que estĂ¡ em forma, com estĂ©tica e acabamento novos e ainda usa o que jĂ¡ tinha de melhor: o motor e o cambio nĂ£o
mudaram, o Ă³timo 2.0L Flexfuel Dual VVT-i DOHC de 16 vĂ¡lvulas fornece 154 cv
com etanol e 143 cv com gasolina e tem uma relaĂ§Ă£o forte e duradoura com a
transmissĂ£o automĂ¡tica Multi-Drive com opĂ§Ă£o “Sport Mode” com trocas de marcha manuais nas borboletas atrĂ¡s do
volante.
Testei o Corolla 2018 Altis a maior parte do tempo na cidade, que deve ser o
uso mais freqĂ¼ente dos futuros compradores e em condições quase sempre
extremas, afinal de contas os congestionamentos e as irregularidades do
asfalto, velocidades sem uniformidade em ruas e avenidas, buracos, valetas e
freadas bruscas obrigam o carro a ser mais pensado no conforto e dirigibilidade
do que em velocidade final que Ă© melhor avaliada em rodovias.
O impacto positivo Ă© o novo
isolamento acĂºstico, o carro Ă© muito silencioso, em algumas ocasiões se tem a
impressĂ£o que ele estĂ¡ desligado e que o mundo lĂ¡ fora simplesmente parou de
fazer barulho. O novo interior na cor linho claro transmite tranqĂ¼ilidade para
quem dirige ou viaja como passageiro, aliada a iluminaĂ§Ă£o clear blue do painel
que nĂ£o fica chamando a atenĂ§Ă£o do motorista, Ă© um conjunto harmonioso que nĂ£o
“cansa”. Pelas ruas da cidade dĂ¡ para
sentir a melhora na suspensĂ£o que foi re-calibrada, o rodar Ă© suave e quase nĂ£o
se ouve o barulho do contato do pneu com o asfalto, buracos e valetas sĂ£o vencidos
facilmente e sem escĂ¢ndalo.
Os equipamentos sĂ£o vĂ¡rios, entre
eles tem direĂ§Ă£o eletroassistida progressiva, computador de bordo com seis
funções, coluna de direĂ§Ă£o com regulagem de altura e profundidade, vidros e retrovisores
com acionamento elĂ©trico, Push Start – sistema de partida sem chave, acendimento
automĂ¡tico dos farĂ³is, sistema multimĂdia Toyota Play com tela LCD de 7” sensĂvel ao toque e Ă¡udio
compatĂvel com DVD player, sistema de navegaĂ§Ă£o GPS, TV digital e cĂ¢mera de rĂ©,
Bluetooth®, ar-condicionado dual zone, banco do motorista com regulagem
elétrica de oito posições.
Realmente o Corolla 2018 Altis atinge outro nĂvel, fica prĂ³ximo de modelos mais
luxuosos e mais caros, mas mantĂ©m a caracterĂstica de carro de consumo de combustĂvel muito
bom, abastecido com etanol para a avaliaĂ§Ă£o e sempre dirigindo em modo ECO, consegui atingir a marca, segundo
dados do computador de bordo, de 8,1 km/l na cidade, isso com o ar condicionado
ligado e em situações de congestionamento muito adversas e demoradas. Claro que
o consumo depende do pĂ© de quem acelera, saber dosar gradativamente e nĂ£o de
uma vez Ă© um bom modo de se fazer render o tanque por mais quilĂ´metros.
Usei um pequeno trecho de estrada
para avaliar o Corolla 2018 Altis em
condições de velocidade alta e dirigibilidade mais arriscada, a Rodovia dos
Bandeirantes serviu de palco para o desfile do carro. Foram pouco mais de 120 quilĂ´metros (ida
e volta) atĂ© o Posto Serra Azul, fiz duas medidas de consumo e modo de direĂ§Ă£o,
na ida utilizei a ECO com o controle
de velocidade ligado com SET na
velocidade da estrada que Ă© de 120
km/h . Utilizando esse recurso e com a velocidade
constante sem trocas de marchas e giros baixos, o consumo foi de 10,2 km/l
segundo o computador de bordo.
Na volta optei usar a tecla SPORT MODE ligada, ele fica mais
nervoso, a direĂ§Ă£o um pouco mais dura e existe uma demora na troca de marchas, na
verdade ele “estica” mais cada uma
delas, em compensaĂ§Ă£o a velocidade sobe muito mais rĂ¡pido. O bom Ă© dirigir
nesse modo com o pé no acelerador e trocando as marchas manualmente ou na
alavanca ou nos shift paddles atrĂ¡s do volante, aĂ dĂ¡ para sentir como ele pode
ser bem feroz quando é provocado. Claro que isso tem um preço, o consumo vai
aumentar porĂ©m nĂ£o Ă© de assustar, o computador informou que fiz uma mĂ©dia de
9,2 km/l, maior que na ida mas muito mais emocionante na volta.
O Corolla 2018 Altis tem preço sugerido de R$ 116.990, ele estĂ¡ no Ciclo Toyota, com R$ 35.097 de entrada vocĂª
paga 36 prestações de R$ 2.049,25, nĂ£o estĂ¡ longe do sonho nem difĂcil de
realizar, o que estĂ¡ mesmo complicado Ă© para a concorrĂªncia que agora vĂª o
maior campeĂ£o de vendas da marca assustando todo mundo.
Ficha TĂ©cnica
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