Essa Ă© a Ferrari, a equipe
italiana dĂ¡ mostras que vai brigar pelo campeonato e apresenta a nova FĂ³rmula 1
ao mundo
Texto: Eduardo Abbas
Fotos: f1.com
Era para ser uma corrida como
outra qualquer, com fracas disputas em uma pista onde passar Ă© complicado e os pilotos
meio sem tesĂ£o de arriscar algo diferente do planejado fazendo o mĂnimo necessĂ¡rio.
As arquibancadas cheias e sempre vibrando, mas aquela coisa institucional, com
calor apenas dos gritos, sem cara, sem identidade, enfim, com aquela fleuma
inglesa que imperou nos Ăºltimos 30 anos da categoria. Era, porque agora a paixĂ£o
mostrou sua cara e os atores de sempre abrem espaço para aqueles que sĂ£o a razĂ£o
das disputas: o pĂºblico.
Como nĂ£o se emocionar com a
imagem de um menino chorando no momento em que seu time do coraĂ§Ă£o fica fora da
disputa logo na primeira curva? Como nĂ£o sentir alĂvio quando o mesmo menino
vibra na manobra antolĂ³gica que Vettel
fez para ultrapassar Bottas? E como nĂ£o
ficar arrepiado com a atitude humana em buscar a criança na arquibancada e
colocar ao lado do Ădolo? Isso foi a Ferrari
em grau mĂ¡ximo de marketing e lĂ³gico, colocando um tempero mais humano em uma
disputa de mĂ¡quinas.
O pequeno gaulĂªs de nome Thomas foi o Ăcone do fim de semana em
uma transmissĂ£o feita pela FOM que
beirou a perfeiĂ§Ă£o, hĂ¡ muitos anos eu nĂ£o acompanhava uma corrida a distancia
que fosse tĂ£o completa em todos os sentidos e a televisĂ£o conseguiu contar a
histĂ³ria toda com uma enorme quantidade de emoĂ§Ă£o, afinal, aĂ§Ă£o e emoĂ§Ă£o Ă© o
que procura quem assiste corridas, entenderam? Ainda bem que os Americanos
chegaram e acabaram de vez com aquela carranca inglesa dos Ăºltimos anos, a nova
cara da categoria Ă© muito mais alegre.
Na pista os atores também ajudaram
muito, os pegas desta vez foram transferidos do pelotĂ£o intermediĂ¡rio para
frente, a briga foi pela ponta e pelo campeonato, foram cachorros grandes
lutando por um osso, foram os melhores pilotos se pegando pelas primeiras posições,
foi o respeito e o reconhecimento de todos que a luta Ă© Ă¡rdua com oponentes de
muita capacidade, se continuar assim este serĂ¡ o melhor ano da categoria em dĂ©cadas
e olha que eu nem estava empolgado assim.
Hamilton impĂ´s sua melhor condiĂ§Ă£o empurrado por um canhĂ£o e com
uma tĂ¡tica vencedora, nĂ£o foi fĂ¡cil como nos anos anteriores, a Ferrari com Vettel mostra que o braço esse ano faz muita diferença, 7 tĂtulos
mundiais batendo roda no fim da curva acredito que seja inédito, dois carros
muito prĂ³ximos com tĂ¡ticas opostas acabaram favorecendo o inglĂªs, mas nĂ£o se
espantem se o alemĂ£o der o troco bem dado na prĂ³xima etapa.
Eu ainda aposto no inglĂªs para
vencer o campeonato este ano, como eu jĂ¡ vinha dizendo, as etapas europeias devem
mostrar um caminho mais pavimentado para a Mercedes, mas a vida nĂ£o vai ser tĂ£o
simples, os italianos parecem ter encontrado um caminho muito bom e vĂ£o incomodar
demais, este ano nĂ£o dĂ¡ pra bobear mesmo.
Bottas ainda nĂ£o consegue ser constante como um campeĂ£o mundial
deve ser, nĂ£o chegou o momento dele e vai ter que remar o ano pelo companheiro,
jĂ¡ Verstappen começa a sentir na
pele aquela maré de azar que um dia chega para pilotos de ponta, desta vez ficou
fora logo de cara mas tem o ano todo para se recuperar e voltar a ser
protagonista, se bem que a sua equipe parece estar meio confusa. Confusa e
burra Ă© a equipe Williams, apostaram
na pior dupla do grid e vĂ£o pagar um preço muito alto, o carro jĂ¡ começou a
ficar defasado em relaĂ§Ă£o aos outros, isso era evidente porque o feedback que
vem da pista Ă© o pior possĂvel: um piloto sĂ³ tem grana e vontade e o outro virou
uma chicane mĂ³vel, aĂ nĂ£o tem jeito, se sou eles demito o cansado e trago o Button pra acertar a bicheira.
Vou ficando por aqui, no fim de
semana a MotoGP corre em Le Mans,
uma pista que a Yamaha costuma se
dar bem e no caso precisa, eu vou conferir e trazer tudo pra vocĂª na semana que
vĂªm.
Beijos, queijos e aproveite a vida!
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