Essa Ă© a Ferrari, a equipe italiana dĂ¡ mostras que vai brigar pelo campeonato e apresenta a nova FĂ³rmula 1 ao mundo

Texto: Eduardo Abbas
Fotos: f1.com

Era para ser uma corrida como outra qualquer, com fracas disputas em uma pista onde passar Ă© complicado e os pilotos meio sem tesĂ£o de arriscar algo diferente do planejado fazendo o mĂ­nimo necessĂ¡rio. As arquibancadas cheias e sempre vibrando, mas aquela coisa institucional, com calor apenas dos gritos, sem cara, sem identidade, enfim, com aquela fleuma inglesa que imperou nos Ăºltimos 30 anos da categoria. Era, porque agora a paixĂ£o mostrou sua cara e os atores de sempre abrem espaço para aqueles que sĂ£o a razĂ£o das disputas: o pĂºblico.


Como nĂ£o se emocionar com a imagem de um menino chorando no momento em que seu time do coraĂ§Ă£o fica fora da disputa logo na primeira curva? Como nĂ£o sentir alĂ­vio quando o mesmo menino vibra na manobra antolĂ³gica que Vettel fez para ultrapassar Bottas? E como nĂ£o ficar arrepiado com a atitude humana em buscar a criança na arquibancada e colocar ao lado do Ă­dolo? Isso foi a Ferrari em grau mĂ¡ximo de marketing e lĂ³gico, colocando um tempero mais humano em uma disputa de mĂ¡quinas.


O pequeno gaulĂªs de nome Thomas foi o Ă­cone do fim de semana em uma transmissĂ£o feita pela FOM que beirou a perfeiĂ§Ă£o, hĂ¡ muitos anos eu nĂ£o acompanhava uma corrida a distancia que fosse tĂ£o completa em todos os sentidos e a televisĂ£o conseguiu contar a histĂ³ria toda com uma enorme quantidade de emoĂ§Ă£o, afinal, aĂ§Ă£o e emoĂ§Ă£o Ă© o que procura quem assiste corridas, entenderam? Ainda bem que os Americanos chegaram e acabaram de vez com aquela carranca inglesa dos Ăºltimos anos, a nova cara da categoria Ă© muito mais alegre.


Na pista os atores tambĂ©m ajudaram muito, os pegas desta vez foram transferidos do pelotĂ£o intermediĂ¡rio para frente, a briga foi pela ponta e pelo campeonato, foram cachorros grandes lutando por um osso, foram os melhores pilotos se pegando pelas primeiras posições, foi o respeito e o reconhecimento de todos que a luta Ă© Ă¡rdua com oponentes de muita capacidade, se continuar assim este serĂ¡ o melhor ano da categoria em dĂ©cadas e olha que eu nem estava empolgado assim.


Hamilton impĂ´s sua melhor condiĂ§Ă£o empurrado por um canhĂ£o e com uma tĂ¡tica vencedora, nĂ£o foi fĂ¡cil como nos anos anteriores, a Ferrari com Vettel mostra que o braço esse ano faz muita diferença, 7 tĂ­tulos mundiais batendo roda no fim da curva acredito que seja inĂ©dito, dois carros muito prĂ³ximos com tĂ¡ticas opostas acabaram favorecendo o inglĂªs, mas nĂ£o se espantem se o alemĂ£o der o troco bem dado na prĂ³xima etapa.


Eu ainda aposto no inglĂªs para vencer o campeonato este ano, como eu jĂ¡ vinha dizendo, as etapas europeias devem mostrar um caminho mais pavimentado para a Mercedes, mas a vida nĂ£o vai ser tĂ£o simples, os italianos parecem ter encontrado um caminho muito bom e vĂ£o incomodar demais, este ano nĂ£o dĂ¡ pra bobear mesmo.


Bottas ainda nĂ£o consegue ser constante como um campeĂ£o mundial deve ser, nĂ£o chegou o momento dele e vai ter que remar o ano pelo companheiro, jĂ¡ Verstappen começa a sentir na pele aquela marĂ© de azar que um dia chega para pilotos de ponta, desta vez ficou fora logo de cara mas tem o ano todo para se recuperar e voltar a ser protagonista, se bem que a sua equipe parece estar meio confusa. Confusa e burra Ă© a equipe Williams, apostaram na pior dupla do grid e vĂ£o pagar um preço muito alto, o carro jĂ¡ começou a ficar defasado em relaĂ§Ă£o aos outros, isso era evidente porque o feedback que vem da pista Ă© o pior possĂ­vel: um piloto sĂ³ tem grana e vontade e o outro virou uma chicane mĂ³vel, aĂ­ nĂ£o tem jeito, se sou eles demito o cansado e trago o Button pra acertar a bicheira.


Vou ficando por aqui, no fim de semana a MotoGP corre em Le Mans, uma pista que a Yamaha costuma se dar bem e no caso precisa, eu vou conferir e trazer tudo pra vocĂª na semana que vĂªm.


Beijos, queijos e aproveite a vida!