A Honda aplica uma derrota contundente na Yamaha em Jerez e deixa Rossi a mercĂª dos adversĂ¡rios

Texto: Eduardo Abbas
Fotos: motogp.com

NĂ£o era para ser assim, a disputa deveria ser mais dura entre as duas marcas japonesas que nos Ăºltimos anos protagonizaram a disputa pelos tĂ­tulos de piloto e equipe, mas algo de muito errado aconteceu e o mais banana de todos os concorrentes venceu fazendo barba, cabelo e bigode.


Pedrosa, o melhor segundo piloto de todos os tempos ganhou de forma tranqĂ¼ila, na verdade sĂ³ foi meio incomodado no começo da corrida, depois foi um passeio invejĂ¡vel na pista que fica em uma das mais alegres cidades da Espanha. A Honda mostrou força com a equipe principal fazendo a dobradinha, o chorĂ£o Lorenzo chegou em terceiro e fechou o pĂ³dio sem nenhum representante da Yamaha oficial. Crise? Talvez.


NĂ£o teria sido tĂ£o desastrosa a participaĂ§Ă£o de Rossi e Viñales se eles nĂ£o tivessem chegado atrĂ¡s da equipe satĂ©lite, atrĂ¡s que eu digo Ă© bem atrĂ¡s: Viñales ficou em 6º mais de 7 segundos de Zarco e Rossi em 10º quase 11 segundos atrĂ¡s de Folger, isso jĂ¡ Ă© suficiente para tocar o sinal de alerta na equipe principal, tomar um pau desses Ă© desastroso porque se compararmos com o vencedor, a diferença Ă© de + 24,5 e + 38,6 respectivamente.


Mas o que pode ter acontecido com a equipe para cair tanto de rendimento? Acontece que a Yamaha ficou deslumbrada com as primeiras etapas do campeonato e com a performance de Viñales, achou que tinha conseguido uma jĂ³ia como Marquez Ă© para a Honda e relaxou muito antes do que deveria, o resultado foi que o mundo rodou enquanto eles ficaram parados, todos evoluĂ­ram e eles continuaram na mesma.


Rossi chiou muito, mas nĂ£o adianta, tropeçaram na baba e escorregaram feio quando deveriam mostrar força, talvez demore um pouco para se reencontrarem se bem que nos treinos de pneus realizados na segunda-feira a equipe jĂ¡ andou na frente, o problema estĂ¡ na corrida onde nĂ£o conseguem repetir o mesmo desempenho das prĂ¡ticas e se nĂ£o derem uma resposta na etapa francesa no dia 21 aĂ­ sim o caldo pode entornar.


O campeonato ainda tem o italiano em primeiro, mas seus adversĂ¡rios aparecem perigosamente atrĂ¡s, nĂ£o acredito que atĂ© a metade do ano alguĂ©m dispare na frente na classificaĂ§Ă£o, mas pode acontecer de um ou outro pegar uma margem segura e administrar atĂ© o fim do ano, entenda-se ou Rossi, ou Viñales ou Marquez, sĂ£o eles que vĂ£o brigar pelo tĂ­tulo de 2017.


Eu vou ficando por aqui, no fim de semana tem o atĂ© entĂ£o tormento que Ă© assistir a FĂ³rmula 1, mas oremos que nessa etapa as coisas comecem a melhorar, ter alguma disputa jĂ¡ ajuda!


Beijos, queijos e aproveite a vida!