O compacto equipado com o novo motor Ă© rĂ¡pido, econĂ´mico, começa a incomodar os concorrentes e juntos visitamos a Skina da Picanha

Texto: Eduardo Abbas
Fotos: Citroën

A guerra entre os compactos com motores de menor cilindrada estĂ¡ pra lĂ¡ de acirrada, as montadoras que optaram pelo Downsizing começam a colher os frutos da conscientizaĂ§Ă£o dos usuĂ¡rios por modelos que usam essa tecnologia em seus motores, nĂ£o poderia ser diferente com a CitroĂ«n.


Foram sete dias de teste com o C3 1.2 Tendance PureTech, topo de linha da versĂ£o manual e que foi abastecido com gasolina V-Power, ela ajuda no desempenho e principalmente na economia, em termos prĂ¡ticos, uma gasolina aditivada e de boa qualidade consegue tirar todo o potencial que o motor oferece, sem bem que o modelo Ă© Flex e tambĂ©m pode ser abastecido com Etanol, ficando por conta do poder aquisitivo do bolso do proprietĂ¡rio a escolha.


O motor Ă© fabricado no Centro de ProduĂ§Ă£o de ThĂ©mery, na regiĂ£o leste da França, tĂªm 3 cilindros, torque de 127 Nm com Ă¡lcool e 120 Nm com gasolina abaixo de 3.000 rpm, 90 cv com etanol e 84 cv com gasolina, apresenta novas tecnologias como 12 vĂ¡lvulas (quatro por cilindro), sistema de partida a frio com aquecimento de combustĂ­vel no injetor, duplo comando de vĂ¡lvulas variĂ¡vel, rodou mais de 400.000 quilĂ´metros para ser adaptado Ă s condições brasileiras e o cĂ¢mbio manual de cinco velocidades completa o conjunto.


Por fora o C3 tem linhas marcantes e ao mesmo tempo suaves e o pĂ¡ra-brisa Zenith confere um grande destaque ao modelo, chama atenĂ§Ă£o para quem olha e dĂ¡ uma visĂ£o muito diferente do exterior visto da cabine. Por dentro o conforto dos bancos que “abraçam” o motorista e o passageiro proporcionam uma sensaĂ§Ă£o de se estar dirigindo um carro de corrida.


Em trecho urbano ele Ă© muito gostoso de dirigir, as trocas de marcha sĂ£o feitas com grande precisĂ£o e em velocidades baixas, logo se atinge a 4ª que tem um range grande, pode ser engatada a 35 km/h e ficar nela mesma atĂ© 60 km/h sem choro, isso gera uma enorme economia de combustĂ­vel. Andando pelas ruas da cidade de SĂ£o Paulo, com o ar condicionado ligado, fiz uma mĂ©dia de 12,3 km/l segundo dados do computador de bordo, uma Ă³tima mĂ©dia se levarmos em conta que as velocidades das vias tĂªm grandes variações e os congestionamentos sĂ£o quase que inevitĂ¡veis.


Tem muita tecnologia embarcada, o C3 conta com Central MultimĂ­dia com tela touchscreen de 7 polegadas, rĂ¡dio AM/FM, Bluetooth, USB, entrada AUX, calculadora, calendĂ¡rio, MirrorScreen, DuplicaĂ§Ă£o da tela do smartphone, Sistema de reconhecimento de voz por meio de Smartphone, SmartApp Link MyCitroĂ«n, Ar-condicionado digital, vidros, espelhos e travas elĂ©tricas; freios com ABS, rodas de liga leve, farĂ³is de neblina, luzes diurnas em LED, alarme e sensor de estacionamento traseiro.


Mas legal mesmo Ă© ele na estrada, a direĂ§Ă£o Ă© JundiaĂ­ onde fica a Skina da Picanha, um restaurante de carnes e comida caseira, bem ao estilo do interior de SĂ£o Paulo. Tudo começou em Agosto de 1993, a idĂ©ia era ter sempre a “casa cheia” e para isso duas coisas nunca mudaram: muita fartura nos pratos e tempero caseiro delicioso. Começou com propaganda boca a boca e acabou virando um sucesso, o lugar nĂ£o Ă© pequeno, mas dependendo do horĂ¡rio tem espera.


Avançar na picanha seria o Ă³bvio, jĂ¡ que o nome do lugar jĂ¡ sugere isso, mas como eu jĂ¡ havia visitado o restaurante alguns meses atrĂ¡s e provado o prato que Ă© carro chefe, desta vez decidi variar, fomos de miolo de alcatra, que vem cheio de acompanhamentos (arroz e feijĂ£o caseiros, salada temperada com shoyu, farofa branca, cebolete com ervas) e se vocĂª achar que Ă© pouco eles trazem mais.


A carne estava perfeita conforme o pedido (ao ponto sem sangue) e claro, o atendimento do local Ă© muito bom, algo muito sĂ©rio para os donos e no prĂ³prio site ele jĂ¡ dizem isso, a intenĂ§Ă£o Ă© fazer com que os clientes gostem da comida e voltem de preferĂªncia acompanhados de novos amigos. O preço Ă© justo, a comida espetacular, mas tenho que voltar para a estrada para terminar de avaliar o C3.


Por um pequeno trecho da Via Anhanguera e depois a Rodovia dos Bandeirantes, a volta para casa nĂ£o poderia ter sido mais tranqĂ¼ila. O carro se comporta muito bem na estrada, nĂ£o dĂ¡ nem pista da motorizaĂ§Ă£o pequena, pois seu comportamento lembra motores 1.6. Fiz os dois trajetos em 5ª marcha e na velocidade da estrada (100 km/h na Anhanguera e 120 km/h na Bandeirantes) sem abusar do acelerador nas ultrapassagens.


Ele Ă© muito firme e seguro, o isolamento acĂºstico Ă© um ponto alto, de barulho mesmo sĂ³ o contato dos pneus com o asfalto, mesmo assim Ă© quase imperceptĂ­vel. Fiz a viagem com o ar condicionado ligado e com trĂªs pessoas a bordo, o consumo de combustĂ­vel foi impressionante: com dados do computador de bordo, ele fez no trajeto rodoviĂ¡rio a mĂ©dia de 17,4 km/l, Ă© um nĂºmero muito bom mesmo ele estando abastecido com um combustĂ­vel que ajuda.


O CitroĂ«n C3 PureTech 1,2l Flex tem preço inicial sugerido de R$ 48.490, 3 anos de garantia, 6 anos de garantia anticorrosĂ£o perfurativa, Plano de RevisĂ£o a R$ 1 Por Dia, CitroĂ«n Assistance - 24 horas por dia, 7 dias por semana, CitroĂ«n iCheck, My CitroĂ«n, CitroĂ«n St@rt, Test Drive e aquele poder de seduĂ§Ă£o que sĂ³ essa montadora exerce sobre seus pretendentes.


Ficha TĂ©cnica