A Toyota Motor Corporation deu início à fase de testes de um sistema de geração de energia combinada pressurizada (sistema de geração de energia híbrida), em sua planta localizada no distrito de Motomachi, na cidade de Toyota, Aichi, no Japão

Texto e fotos: Toyota

O sistema combina o uso de células de combustível de óxido sólido (SOFC) e microturbinas de gás. A operação visa a utilização do sistema como unidade de geração de energia interna, com o objetivo de avaliar sua eficiência energética, desempenho e durabilidade.


O sistema de geração de energia híbrida utiliza hidrogênio e monóxido de carbono que são extraídos a partir do gás natural e emprega tecnologia de células de combustível e microturbina de gás em seu mecanismo de geração de energia de dois estágios, com uma potência nominal de 250 kW. Além disso, possui um sistema de cogeração, que combina calor e energia, para utilizar o calor residual produzido na geração de energia.
Este sistema híbrido atinge alta eficiência (cerca de 55%) com seu sistema de geração de energia em duas etapas, auxiliando no aumento da eficiência geral (em até 65%) ao utilizar o sistema de cogeração. Por esta razão, a Toyota tem posicionado a tecnologia como solução eficaz para a missão da companhia na busca por uma sociedade de baixa emissão de carbono. A eletricidade e o calor residual gerado são usados como solução energética dentro da planta de Motomachi.


O sistema de geração de energia híbrida será implementado como parte da “Demonstração Tecnológica para Produção em Massa de Sistema de Geração de Energia Híbrida Pressurizada de Célula de Combustível Óxido Sólido" da Organização de Desenvolvimento Tecnológico Industrial e de Nova Energia (NEDO). Este sistema foi desenvolvido em conjunto pela Toyota e sua subsidiária, a Toyota Turbine e Systems Inc., bem como pela Mitsubishi Hitachi Power Systems Ltd.
A Toyota continuará a promover o desenvolvimento e a introdução da utilização eficiente da tecnologia do hidrogênio em suas plantas, monitorando continuamente os resultados da introdução e demonstração de resultados deste sistema de geração de energia híbrida. A iniciativa representa um progresso em termos de ações destinadas a atingir zero emissões de CO2 em suas fábricas, aspecto preponderante do Desafio Ambiental Toyota 2050, anunciado em 2015.