• Por serem o Ăºnico ponto de contato entre o veĂ­culo e o solo os pneus merecem receber uma atenĂ§Ă£o especial;
  • A manutenĂ§Ă£o preventiva dos pneus contribui para a segurança, alĂ©m de ampliar a sua vida Ăºtil.

Texto e fotos: Continental

As estradas de todo o paĂ­s  terĂ£o um trĂ¡gego ainda mais intenso nas prĂ³ximas semanas com a sĂ©rie de feriados prolongados que se aproxima. Se vocĂª tem planos para viajar com o seu carro vale antes conferir algumas dicas importantes da Continental, uma das maiores fabricantes de pneus do mundo. Nem sempre nos conscientizamos de que os pneus sĂ£o o Ăºnico ponto de contato entre o automĂ³vel e o solo e a sua correta manutenĂ§Ă£o Ă© fundamental para a segurança do motorista e dos passageiros.


1 - A primeira providĂªncia Ă© conferir a calibragem
A pressĂ£o interna dos pneus deve ser medida com eles ainda frios, sempre obecedendo a inflaĂ§Ă£o sugerida pelo fabricante do veĂ­culo. Durante o processo, um pneu  que apresente com frequĂªncia uma pressĂ£o inferior aos demais pode estar furado, com a vĂ¡lvula desgastada, montado em uma roda amassada ou trincada.

Dica: AlĂ©m da segurança, vocĂª tambĂ©m economiza combustĂ­vel

“AlĂ©m de ser uma importantĂ­ssima medida de segurança, manter a correta calibragem dos pneus gera uma significativa economia de combustĂ­vel, pois faz com que a resistĂªncia ao rolamento seja minimizada. A pressĂ£o insuficiente impede que a banda de rodagem tenha um contato total com a pista, passando a exigir mais dos ombros do pneu, o que amplia a distĂ¢ncia de frenagem e prejudica, inclusive, o controle sobre a direĂ§Ă£o”, explica Rafael Astolfi, gerente de AssistĂªncia TĂ©cnica da Continental Pneus.

2 – Verifique o estado de conservaĂ§Ă£o do penu
Outro detalhe importante Ă© verificar se o pneu apresenta bolhas causadas por impactos contra buracos nas vias ou contra o meio-fio. “Bolhas sĂ£o perigosas, pois podem aumentar de tamanho e se romper a qualquer momento causando uma perda sĂºbita de pressĂ£o do pneu. NĂ£o podem ser ignoradas de forma alguma. Nessas condições, o pneu fica inutilizado e deve ser substituĂ­do imediatamente”, explica Rafael Astolfi.

Dica: Fique de olho no desgaste do pneu

TambĂ©m Ă© fundamental avaliar o desgaste do sulco. Pneus que apresentem profundidades de sulco iguais ou inferiores a 1.6mm nĂ£o sĂ³ deixam o motorista sujeito a multas como aumentam a probabilidade de acidentes em razĂ£o da menor capacidade de drenagem da Ă¡gua e do comprometimento tanto da frenagem como da traĂ§Ă£o.
“Os pneus possuem indicadores de desgaste mĂ¡ximo em seus sulcos principais, os chamados TWI (tread wear indicators) que, se estiverem nivelados com as barras ou blocos dos pneus, apontam que ele jĂ¡ atingiu sua profundidade mĂ­nima. Um detalhe importante: mesmo que apenas um dos lados do pneu atinja esse nĂ­vel ele jĂ¡ Ă© considerado desgastado, comprometendo totalmente a segurança ao dirigir”, complementa Astolfi.


3 – Alinhamento e Balanceamento do conjunto: Roda-Pneu-VĂ¡lvula
Mesmo que indicado para realizaĂ§Ă£o cada 10 mil km, a necessidade de um possĂ­vel alinhamento da suspensĂ£o e balanceamento do conjunto roda-pneu-vĂ¡lvula deve ser verificado antes de pegar a estrada, principalmente se vocĂª estiver sentindo seu voltante “puxar” para um dos lados. “AlĂ©m de ser um importante item de segurança, o perfeito alinhamento e balanceamento garante um excelente comportamento dinĂ¢mico do veĂ­culo, preservando a vida Ăºtil dos pneus”, conclui o especialista da Continental.

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