Unidade de negĂ³cios de transporte visa garantir a eficiĂªncia das frotas e estima reduzir de 15% a 20% os custos logĂ­sticos com manutenĂ§Ă£o

Texto e fotos: JBS

A JBS Transportadora, unidade de negĂ³cios que presta serviços de transporte para a JBS e empresas parceiras, inovou o sistema de rastreamento e de gestĂ£o de suas frotas. Aliado ao reuso consciente e ao descarte responsĂ¡vel dos pneus, o objetivo da Companhia Ă© garantir sua competitividade nacional ao reduzir custos e minimizar os impactos Ă  natureza.


A JBS Transportadora possui mais de 1.100 caminhões em sua frota e todos eles sĂ£o rastreados por satĂ©lite. Quanto aos pneus, sĂ£o enquadrados em um sistema inovador que controla a profundidade do sulco de qualidade, quilometragem e desgastes, por meio de profundĂ­metros acoplados aos tablets com o software do gerenciamento. Isso permite, remotamente, a tomada de decisões estratĂ©gicas, tĂ¡ticas e operacionais e um ciclo otimizado do equipamento para dimensionar, em tempo real, o uso do "par perfeito" de pneus nos veĂ­culos. AlĂ©m de minimizar os impactos ambientais, a empresa estima reduzir de 15% a 20% os custos logĂ­sticos com a manutenĂ§Ă£o da frota.
“Temos mais de 32 mil pneus em uso em todo o Brasil. Fazemos o controle ativo de cada pneu, desse modo conseguimos saber quantos quilĂ´metros ele rodou e atĂ© quando podemos utiliza-lo. TambĂ©m conseguimos diminuir custos de equipe, pois a demanda frequente com manutenĂ§Ă£o e calibragem Ă© reduzida”, explica Ricardo Gelain, diretor da JBS Transportadora.
A empresa tem 35 filiais distribuĂ­das pelo PaĂ­s e possui o compromisso sustentĂ¡vel com a reduĂ§Ă£o das emissões de gĂ¡s carbĂ´nico na atmosfera. O sistema de escapamento de toda a frota de caminhões Ă© equipado com o composto quĂ­mico Arla 32, que reduz significativamente os impactos ambientais. AlĂ©m disso, a JBS Transportadora renova a sua frota a cada trĂªs ou quatro anos, de forma que seja mantida a excelĂªncia nĂ£o sĂ³ na parte mecĂ¢nica, mas tambĂ©m de ergonomia e conforto ao volante para os colaboradores.

Reuso e descarte responsĂ¡vel
Para aumentar a vida Ăºtil dos pneus, que Ă© de um ano e meio, o recape Ă© feito duas vezes e, posteriormente, sĂ£o encaminhados para um descarte responsĂ¡vel. Atualmente, a JBS Transportadora reforma cerca de 1.100 pneus por mĂªs e envia aproximadamente 400 unidades de inservĂ­veis para uma entidade sem fins lucrativos criada pela indĂºstria de pneumĂ¡ticos, em Araraquara (SP), que Ă© responsĂ¡vel pela destinaĂ§Ă£o correta do material.
No Brasil, uma das formas mais comuns de reaproveitamento dos pneus inservĂ­veis Ă© como combustĂ­vel alternativo para as indĂºstrias de cimento. Eles tambĂ©m podem ser utilizados na fabricaĂ§Ă£o de solados de sapatos, asfalto, borrachas de vedaĂ§Ă£o, tapetes de carro, dutos pluviais, pisos para quadras poliesportivas ou pisos industriais.