Números posicionam esta edição como a mais bem sucedida, entre eles o aumento de 20% de visitantes em relação a 2016 e expectativa de mais de US$ 370 milhões em contratos em negociação

Texto e fotos: WTM Latin America / Senatur Republica del Paraguai

A World Travel Market Latin America 2017 foi a edição com maior êxito até hoje, com mais de 7.000 visitantes únicos do setor de viagens e turismo, o que representa um aumento de 20% em relação a 2016. O quinto ano do evento teve o número mais alto de profissionais de viagens, autoridades governamentais e veículos de mídia.


Entre os milhares de visitantes que estiveram no Expo Center Norte, mais de 1.000 compradores e hosted buyers (compradores convidados) do Brasil, da América Latina e do resto do mundo negociaram contratos, fizeram novos contatos e interagiram com os diversos destinos, prestadores de serviços e gerentes de produtos presentes na exposição.
Além disso, compareceram mais de 600 representantes da mídia mundial – o maior número entre todas as edições e uma alta de 30% em relação a 2016. No total, o evento atraiu quase 10.000 (9.864) participantes, entre visitantes, mídia e expositores.


A WTM Latin America 2017, evento que promove a América Latina para o mundo e o mundo para a América Latina, deve gerar mais de US$ 370 milhões em contratos do setor, que estão sendo negociados e assinados.
Um país que começa a se destacar no turismo e se transforma em ponto de interesse de empresários de outros setores é o Paraguai. Através da assessoria de comunicação, fiz duas perguntas para a Ministra do Turismo do Paraguai, a senhora Marcela Bacigalupo:


- Como a senhora projeta o turismo Paraguaio para os próximos anos? "O Paraguai está trabalhando em um Plano Diretor para o Desenvolvimento Sustentável da Indústria de turismo há mais de uma década, com resultados altamente positivos, o turismo é hoje a sexta mais importante atividade econômica em relação ao produto interno bruto, gerando cerca de US $ 500 milhões de receita anual. O país ampliou a oferta turística graças à continuidade das políticas públicas do governo nacional e a confiança dos grandes investidores e microempresários no dinamismo do turismo, além disso, nos últimos anos o Paraguai consolidou-se como um destino para reuniões, conferências e grandes eventos e conseguiu alcançar uma maior visibilidade internacional. Através de parceria entre os setores público e privado, o Paraguai tem participado das mais importantes feiras internacionais, aparecendo como um destino que oferece uma experiência autêntica na natureza, cultura, gastronomia e compras, a meta para os próximos anos é continuar avançando no posicionamento do Paraguai como um destino turístico com produtos sustentáveis ​​e de qualidade".


- A chegada de novas empresas ao país ajuda a ter uma melhor relação com os turistas? "A estabilidade macroeconômica do Paraguai conquistou a confiança dos investidores nacionais e estrangeiros no setor da hotelaria e da expansão da oferta de alimentos em Assunção e outras capitais departamentais, como Encarnación e Ciudad del Este, agregando qualidade à infra-estrutura turística, que é combinado com a hospitalidade da característica paraguaia reconhecido por cada estrangeiro que chega ao país. O Paraguai tem o compromisso de continuar aparecendo como um país com custos competitivos, serviços de qualidade e localização estratégica, a ser aumentando, aumentando a conectividade aérea".
As três principais sessões de Speed Networking, que permitiram aos expositores encontrar-se com hosted buyers da WTM Latin America, membros do WTM Latin America Buyers’ Club e compradores da Embratur, atuaram como catalisadoras de grandes negócios, promovendo cerca de 11.700 reuniões.


A edição do próximo ano já está confirmada. A WTM Latin America 2018 será realizada de 3 de abril (terça-feira) a 5 de abril (quinta-feira), no Expo Centre Norte, na capital paulista.