O carro que é sucesso desde o
século passado tem o melhor cambio automatizado do mercado
Texto: Eduardo Abbas
Fotos: Volkswagen do Brasil
Toda evolução tem seu preço, às
vezes muito caro e nem sempre é acompanhado de uma boa aceitação no mercado
onde ele é inserido. Foi assim com os motores que tinham carburadores e ignição
separados, hoje eles formam um conjunto onde um controla o outro, são as
injeções e ignições comandadas por uma central eletrônica e ainda tem gente que
torce o nariz para a evolução, é assim também com os câmbios, antes eles eram manuais e automáticos, agora surgiu um que é na verdade um meio termo: o automatizado e muitos "especialistas" dizem ser ruim. Será?
Durante 10 dias eu tive a oportunidade
de testar o Gol 1.6 Highline I-Motion,
ele tem além do ótimo motor uma tecnologia recente da transmissão ASG Automatizada, cinco marchas à
frente, monodisco e acionamento eletro-hidráulico. O que os motoristas e os
testadores devem entender é que se trata de algo diferente que não te desobriga
a aliviar o acelerador na hora das trocas, fincar o pé e esperar ele mudar as
marchas é característica de câmbio AUTOMÁTICO,
dirigir aliviando o acelerador e engatando as marchas é coisa de câmbio MANUAL, o automatizado mistura as duas
técnicas, você tem que aliviar o pé e deixar fazer a troca sozinho. É difícil?
Não, é apenas questão de se acostumar e parar de reclamar que o carro dá tranco, até porque se você dirigir um
carro manual como se fosse automático ele vai pular feito um cabrito.
Posso garantir que durante o
teste não senti nenhum desconforto em usar esse tipo de transmissão, ao
contrário, ela é muito dócil e precisa quando se tem a noção de como conduzir.
É uma beleza andar na cidade com o Gol 1.6
Highline I-Motion, ele é rápido, econômico e nos congestionamentos te
estressa muito menos, afinal de contas não ter que pisar na embreagem e ficar
preocupado com o engate das marchas é tudo de bom.
O ótimo motor 1.6 Total Flex, de
104 cv (etanol) a 5.250 rpm, torque de 15,6 kgfm (153 Nm) a 2.500 rpm e com
gasolina 101 cv (74 kW) a 5.250 rpm e torque de 15,4 kgfm (151 Nm) a 2.500 rpm,
trabalha sempre em rotações muito baixas, é um veículo leve e isso ajuda a ele quase não fazer força, isso impacta fortemente na economia, com o carro abastecido com gasolina
fiz uma média de 10,3 km/l segundo dados do computador de bordo, para um motor
dessa cilindrada é uma marca muito boa para a cidade.
Antes de pegar a estrada para
testar o Gol 1.6 Highline I-Motion,
resolvi ir almoçar em um restaurante de comida árabe que existe na região do
Campo Belo, em São Paulo. O Kibe Kibe
é uma daquelas histórias de imigrantes árabes que chegaram ao Brasil para
trabalhar e ter família, até porque os países de origem vivem desde sempre em
guerra, aqui a paz é duradoura e claro, todos um dia ficam ricos de tanto que
trabalham.
Eles hoje estão na Rua Vieira de
Moraes 289, a
mesma que começaram em 1985 em um pequeno imóvel, mantém a tradição de delivery
e contam hoje com um enorme salão para as refeições feitas em sistema de
self-service de saladas e escolha de pratos quentes em porções individuais que podem
ser repetidos à exaustão.
É muito difícil não enlouquecer
com a enorme variedade de pratos, são todos aqueles que fazem com que eu me
lembre de minhas avós e tias quando das reuniões de familiares em que elas se
desdobravam na cozinha para satisfazer a fome dos “brimos”, essas delicias que meus antepassados e
seus amigos trouxeram do oriente mexem com as lembranças de tempos que vivíamos mais felizes em família na cidade que eles escolheram para viver e nos ensinaram a amar.
De barriga cheia é chegada a hora
de encarar a estrada, vou conferir o comportamento do Gol 1.6 Highline I-Motion em situações mais críticas e de maior
velocidade. É um carro muito bem equipado, ele tem direção
hidráulica, vidros dianteiros com acionamento elétrico, travamento central, abertura
interna da tampa do porta-malas, limpador, lavador e desembaçador do vidro
traseiro com temporizador, pneus “verdes”,
volante multifuncional, ar-condicionado, instrumento combinado, sistema de
infotainment App-Connect, tela touchscreen com MirrorLink, Apple CarPlay e
Google Android Auto, central multimídia Discovery Media, suporte para celular, sensor
de estacionamento traseiro e garante um ambiente muito agradável na cabine.
A destino é o Shopping Granja
Viana, que fica na rodovia Raposo Tavares, afinal de contas sou filho de Deus e
um cineminha no meio da tarde é sempre bem vindo! O trajeto de pouco mais de 40 km é percorrido sem
maiores problemas, a estrada tem um péssimo estado de conservação e mesmo assim
os ruídos externos praticamente não existem mesmo com os pneus ecológicos, que
tem uma característica de amplificar as irregularidades.
Nas retas da rodovia, que tem
velocidade máxima de 90 km/h ,
o Gol 1.6 Highline I-Motion rapidamente
atinge o limite, claro que eu usei o cruise control, outro item que o modelo
testado tinha e que evita dores de cabeça como multas fora da programação. Nas subidas
ele não troca as marchas, ficando em 5ª é suficiente para se manter a
velocidade da via, mesmo em momentos de ultrapassagem quando tiro ligeiramente
o pé do acelerador, ele reduz uma marcha por segurança e após acelerar novamente ele retoma a programação. O consumo é muito bom, com três pessoas a bordo, ar
condicionado ligado e velocidade mais alta o consumo ficou em 13,5 km/l,
segundo dados do computador de bordo, dá conforto e segurança de poder fazer uma
viagem mais longa sem precisar reabastecer muitas vezes.
Com preço sugerido de R$ 60.480,00
ele ainda tem 7 cores para escolher, opcionais funcionais e tecnológicos, financiamento
e consórcio da Volkswagen, revisões planejadas, garantia de 3 anos, aquela
quantidade enorme de concessionárias espalhadas pelo Brasil e tenha certeza: é
o melhor sistema automatizado e vai te fazer muito feliz.
Ficha Técnica
DESEMPENHO
|
|
Aceleração de
|
10,8s (G) /10,6s (E)
|
Velocidade máximo
|
|
MOTOR
|
|
Cilindrada
|
1.598
cm³
|
Potência líquida máxima
|
101cv (G) / 104cv (E) - 5.250 rpm
|
Torque líquido máximo
|
15,4kgfm
(G) / 15,6kgfm (E) - 2.500 rpm
|
FREIOS
|
|
Dianteiros
|
Disco ventilado
|
Traseiro
|
Tambor
|
PRINCÍPAIS DIMENSSÕES
|
|
Comprimento
|
3.897
|
Distância entre eixos
|
2.466
|
Largura (sem / com espelho retrovisor)
|
1.656 / 1.898
|
Altura
|
1.465 / 1.469
|
PESOS
|
|
Em ordem de marcha
|
1.009 /
|
Carga útil máxima
|
441 /
|
COMPARTIMENTO DE CARGA
|
|
Compartimento de carga
|
|
DIREÇÃO
|
|
Direção
|
Hidráulica
|
TRANSMISSÃO
|
|
Transmissão
|
Automatizado de 5 velocidades
|
RODAS E PNEUS
|
|
Rodas
|
6Jx15 / 6Jx16
|
Pneus
|
195/55 R15 / 195/50 R16
|
RESERVATÓRIO DE COMBUSTÍVEL
|
|
Reservatório de combustível
|
55
|
NÚMERO MÁXIMO DE PASSAGEIROS
|
|
Número máximo de passageiros
|
5
|
Itens de série - Novo Gol 1.6l Highline I-Motion
• "ABS" - freios com sistema antitravamento
• "Aerowischer" – palhetas do limpador de
para-brisa com melhor performance
• "EBD" - freios com distribuição eletrônica de
frenagem
• "ESS" - alerta de frenagem de emergência
• "I-System com Eco-Comfort" - computador de
bordo
• "keyless" - sistema de alarme com comando
remoto
• "park pilot" - sensor de estacionamento
traseiro
• 2 airbags (passageiro e motorista)
• 2 luzes de leitura dianteiras e 2 traseiras
• 3 apoios de cabeça no banco traseiro com ajuste de
altura
• 4 alto-falantes e 2 tweeters
• Alerta sonoro de faróis acesos
• Antena no teto
• Ar-condicionado
• Banco do motorista com ajuste de altura
• Chave tipo "canivete" com comando remoto
• Cintos de segurança dianteiros com pré-tensionador
• Coluna de direção com ajuste de altura e profundidade
• Colunas centrais externas com aplique preto
• Desembaçador do vidro traseiro
• Direção hidráulica
• Emblema "Highline" na lateral das portas
dianteiras
• Encosto do banco traseiro rebatível
• Espelhos retrovisores externos com luzes indicadoras de
direção integradas
• Espelhos retrovisores externos elétricos com função tilt
down no lado direito
• Faróis simples com máscara escurecida
• Faróis de neblina
• Frisos laterais cromados
• Grade dianteira em preto brilhante com insertos cromados
• Iluminação no porta-malas
• Lanternas traseiras escurecidas
• Lavador e limpador do vidro traseiro
• Limpador do parabrisa com temporizador
• Maçanetas das portas e espelhos retrovisores na cor do
veículo
• Para-choques na cor do veículo com detalhes cromados
• Para-sol com espelho iluminado para motorista e
passageiro
• Pedaleiras esportivas
• Porta-objeto removível
• Porta-revistas nos encostos dos bancos dianteiros
• Retrorrefletores no para-choque traseiro
• Rodas de liga leve aro 15” "Marga" com pneus
195/55 R15
• Sistema de Infotainment 'Composition Touch'
• Rede no porta-malas
• Tampa do porta-malas com abertura por controle remoto
• Tapetes de carpete
• Tomada 12V no console central
• Travamento elétrico das portas
• Vidros elétricos dianteiros e traseiros
• Volante multifuncional em couro com comando de sistema
de som e ‘I-System'
• Volante multifuncional em couro com comando de sistema
de som e ‘I-System' com shift paddles
Opcionais
Suporte para celular
Módulo navegação
• Sistema de Infotainment 'Discover Media' (NAV)
• Suporte para celular
Highline Completo
• Rodas de liga leve aro 16" "Varvito" com
pneus 195/50 R16
• Bancos revestidos em couro sintético “Native”
• 2 apoios de cabeça no banco traseiro com ajuste de
altura
• Revestimento da porta e lateral parcialmente em couro
sintético "Native"
• Encosto do banco traseiro bi-partido
• ‘Piloto automático’ controle automático de velocidades
• Coming/leaving home
• Espelho retrovisor interno antiofuscante (eletrocrômico)
• Sensores de chuva e crepuscular
0 Comentários