Gol 1.6 Highline I-Motion, o teste da semana

O carro que é sucesso desde o século passado tem o melhor cambio automatizado do mercado

Texto: Eduardo Abbas
Fotos: Volkswagen do Brasil

Toda evolução tem seu preço, às vezes muito caro e nem sempre é acompanhado de uma boa aceitação no mercado onde ele é inserido. Foi assim com os motores que tinham carburadores e ignição separados, hoje eles formam um conjunto onde um controla o outro, são as injeções e ignições comandadas por uma central eletrônica e ainda tem gente que torce o nariz para a evolução, é assim também com os câmbios, antes eles eram manuais e automáticos, agora surgiu um que é na verdade um meio termo: o automatizado e muitos "especialistas" dizem ser ruim. Será?


Durante 10 dias eu tive a oportunidade de testar o Gol 1.6 Highline I-Motion, ele tem além do ótimo motor uma tecnologia recente da transmissão ASG Automatizada, cinco marchas à frente, monodisco e acionamento eletro-hidráulico. O que os motoristas e os testadores devem entender é que se trata de algo diferente que não te desobriga a aliviar o acelerador na hora das trocas, fincar o pé e esperar ele mudar as marchas é característica de câmbio AUTOMÁTICO, dirigir aliviando o acelerador e engatando as marchas é coisa de câmbio MANUAL, o automatizado mistura as duas técnicas, você tem que aliviar o pé e deixar fazer a troca sozinho. É difícil? Não, é apenas questão de se acostumar e parar de reclamar que o carro dá tranco, até porque se você dirigir um carro manual como se fosse automático ele vai pular feito um cabrito.


Posso garantir que durante o teste não senti nenhum desconforto em usar esse tipo de transmissão, ao contrário, ela é muito dócil e precisa quando se tem a noção de como conduzir. É uma beleza andar na cidade com o Gol 1.6 Highline I-Motion, ele é rápido, econômico e nos congestionamentos te estressa muito menos, afinal de contas não ter que pisar na embreagem e ficar preocupado com o engate das marchas é tudo de bom.


O ótimo motor 1.6 Total Flex, de 104 cv (etanol) a 5.250 rpm, torque de 15,6 kgfm (153 Nm) a 2.500 rpm e com gasolina 101 cv (74 kW) a 5.250 rpm e torque de 15,4 kgfm (151 Nm) a 2.500 rpm, trabalha sempre em rotações muito baixas, é um veículo leve e isso ajuda a ele quase não fazer força, isso impacta fortemente na economia, com o carro abastecido com gasolina fiz uma média de 10,3 km/l segundo dados do computador de bordo, para um motor dessa cilindrada é uma marca muito boa para a cidade.


Antes de pegar a estrada para testar o Gol 1.6 Highline I-Motion, resolvi ir almoçar em um restaurante de comida árabe que existe na região do Campo Belo, em São Paulo. O Kibe Kibe é uma daquelas histórias de imigrantes árabes que chegaram ao Brasil para trabalhar e ter família, até porque os países de origem vivem desde sempre em guerra, aqui a paz é duradoura e claro, todos um dia ficam ricos de tanto que trabalham.


Eles hoje estão na Rua Vieira de Moraes 289, a mesma que começaram em 1985 em um pequeno imóvel, mantém a tradição de delivery e contam hoje com um enorme salão para as refeições feitas em sistema de self-service de saladas e escolha de pratos quentes em porções individuais que podem ser repetidos à exaustão.


É muito difícil não enlouquecer com a enorme variedade de pratos, são todos aqueles que fazem com que eu me lembre de minhas avós e tias quando das reuniões de familiares em que elas se desdobravam na cozinha para satisfazer a fome dos “brimos”, essas delicias que meus antepassados e seus amigos trouxeram do oriente mexem com as lembranças de tempos que vivíamos mais felizes em família na cidade que eles escolheram para viver e nos ensinaram a amar.


De barriga cheia é chegada a hora de encarar a estrada, vou conferir o comportamento do Gol 1.6 Highline I-Motion em situações mais críticas e de maior velocidade. É um carro muito bem equipado, ele tem direção hidráulica, vidros dianteiros com acionamento elétrico, travamento central, abertura interna da tampa do porta-malas, limpador, lavador e desembaçador do vidro traseiro com temporizador, pneus “verdes”, volante multifuncional, ar-condicionado, instrumento combinado, sistema de infotainment App-Connect, tela touchscreen com MirrorLink, Apple CarPlay e Google Android Auto, central multimídia Discovery Media, suporte para celular, sensor de estacionamento traseiro e garante um ambiente muito agradável na cabine.


A destino é o Shopping Granja Viana, que fica na rodovia Raposo Tavares, afinal de contas sou filho de Deus e um cineminha no meio da tarde é sempre bem vindo! O trajeto de pouco mais de 40 km é percorrido sem maiores problemas, a estrada tem um péssimo estado de conservação e mesmo assim os ruídos externos praticamente não existem mesmo com os pneus ecológicos, que tem uma característica de amplificar as irregularidades.


Nas retas da rodovia, que tem velocidade máxima de 90 km/h, o Gol 1.6 Highline I-Motion rapidamente atinge o limite, claro que eu usei o cruise control, outro item que o modelo testado tinha e que evita dores de cabeça como multas fora da programação. Nas subidas ele não troca as marchas, ficando em 5ª é suficiente para se manter a velocidade da via, mesmo em momentos de ultrapassagem quando tiro ligeiramente o pé do acelerador, ele reduz uma marcha por segurança e após acelerar novamente ele retoma a programação. O consumo é muito bom, com três pessoas a bordo, ar condicionado ligado e velocidade mais alta o consumo ficou em 13,5 km/l, segundo dados do computador de bordo, dá conforto e segurança de poder fazer uma viagem mais longa sem precisar reabastecer muitas vezes.


Com preço sugerido de R$ 60.480,00 ele ainda tem 7 cores para escolher, opcionais funcionais e tecnológicos, financiamento e consórcio da Volkswagen, revisões planejadas, garantia de 3 anos, aquela quantidade enorme de concessionárias espalhadas pelo Brasil e tenha certeza: é o melhor sistema automatizado e vai te fazer muito feliz.


Ficha Técnica

DESEMPENHO

Aceleração de 0 a 100 km/h
10,8s (G) /10,6s (E)
Velocidade máximo
185 km/h (G) / 187km/h (E)
MOTOR

Cilindrada
1.598 cm³
Potência líquida máxima
101cv (G) / 104cv (E) - 5.250 rpm
Torque líquido máximo
15,4kgfm (G) / 15,6kgfm (E) - 2.500 rpm
FREIOS

Dianteiros
Disco ventilado
Traseiro
Tambor
PRINCÍPAIS DIMENSSÕES

Comprimento
3.897
Distância entre eixos
2.466
Largura (sem / com espelho retrovisor)
1.656 / 1.898
Altura
1.465 / 1.469
PESOS

Em ordem de marcha
1.009 / 1.045 kg
Carga útil máxima
441 / 405 kg
COMPARTIMENTO DE CARGA

Compartimento de carga
285 l
DIREÇÃO

Direção
Hidráulica
TRANSMISSÃO

Transmissão
Automatizado de 5 velocidades
RODAS E PNEUS

Rodas
6Jx15 / 6Jx16
Pneus
195/55 R15 / 195/50 R16
RESERVATÓRIO DE COMBUSTÍVEL

Reservatório de combustível
55
NÚMERO MÁXIMO DE PASSAGEIROS

Número máximo de passageiros
5



Itens de série - Novo Gol 1.6l Highline I-Motion

•  "ABS" - freios com sistema antitravamento
•  "Aerowischer" – palhetas do limpador de para-brisa com melhor performance
•  "EBD" - freios com distribuição eletrônica de frenagem
•  "ESS" - alerta de frenagem de emergência
•  "I-System com Eco-Comfort" - computador de bordo
•  "keyless" - sistema de alarme com comando remoto
•  "park pilot" - sensor de estacionamento traseiro
•  2 airbags (passageiro e motorista)
•  2 luzes de leitura dianteiras e 2 traseiras
•  3 apoios de cabeça no banco traseiro com ajuste de altura
•  4 alto-falantes e 2 tweeters
•  Alerta sonoro de faróis acesos
•  Antena no teto
•  Ar-condicionado
•  Banco do motorista com ajuste de altura
•  Chave tipo "canivete" com comando remoto
•  Cintos de segurança dianteiros com pré-tensionador
•  Coluna de direção com ajuste de altura e profundidade
•  Colunas centrais externas com aplique preto
•  Desembaçador do vidro traseiro
•  Direção hidráulica
•  Emblema "Highline" na lateral das portas dianteiras
•  Encosto do banco traseiro rebatível
•  Espelhos retrovisores externos com luzes indicadoras de direção integradas
•  Espelhos retrovisores externos elétricos com função tilt down no lado direito
•  Faróis simples com máscara escurecida
•  Faróis de neblina
•  Frisos laterais cromados
•  Grade dianteira em preto brilhante com insertos cromados
•  Iluminação no porta-malas
•  Lanternas traseiras escurecidas
•  Lavador e limpador do vidro traseiro
•  Limpador do parabrisa com temporizador
•  Maçanetas das portas e espelhos retrovisores na cor do veículo
•  Para-choques na cor do veículo com detalhes cromados
•  Para-sol com espelho iluminado para motorista e passageiro
•  Pedaleiras esportivas
•  Porta-objeto removível
•  Porta-revistas nos encostos dos bancos dianteiros
•  Retrorrefletores no para-choque traseiro
•  Rodas de liga leve aro 15” "Marga" com pneus 195/55 R15
•  Sistema de Infotainment 'Composition Touch'
•  Rede no porta-malas
•  Tampa do porta-malas com abertura por controle remoto
•  Tapetes de carpete
•  Tomada 12V no console central
•  Travamento elétrico das portas
•  Vidros elétricos dianteiros e traseiros
•  Volante multifuncional em couro com comando de sistema de som e ‘I-System'
•  Volante multifuncional em couro com comando de sistema de som e ‘I-System' com shift paddles

Opcionais
Suporte para celular

Módulo navegação
•  Sistema de Infotainment 'Discover Media' (NAV)
•  Suporte para celular

Highline Completo
•  Rodas de liga leve aro 16" "Varvito" com pneus 195/50 R16
•  Bancos revestidos em couro sintético “Native”
•  2 apoios de cabeça no banco traseiro com ajuste de altura
•  Revestimento da porta e lateral parcialmente em couro sintético "Native"
•  Encosto do banco traseiro bi-partido
•  ‘Piloto automático’ controle automático de velocidades
•  Coming/leaving home
•  Espelho retrovisor interno antiofuscante (eletrocrômico)
•  Sensores de chuva e crepuscular

Eduardo Abbas. Tecnologia do Blogger.