Rodada 3 de 20 - Sakhir, de 14 a 16 de abril de 2017

Texto e fotos: Pirelli

Bahrain usará os mesmos três compostos selecionados para a China, as primeiras corridas disputadas em sequência da temporada. Sakhir é um circuito que, acima de tudo, testa a tração. Também é a primeira corrida noturna do ano, começando e terminando durante a noite, sob as luzes dos refletores. Como resultado disso, o padrão de comportamento dos pneus e a evolução da pista não são exatamente os mesmos do que seria em uma corrida convencional, disputada à tarde. No ano passado, a estratégia de três paradas foi a vencedora, com os mesmos três compostos que foram nomeados para este ano.

Os três compostos selecionados


O circuito do ponto de vista do pneu
  • A Pirelli conhece bem Sakhir, circuito usado para testes de diferentes categorias ao longo do ano.
  • As táticas podem ser variadas. No ano passado, os 10 primeiros colocados usaram nove estratégias diferentes.
  • A superfície é de granito, mas não muito abrasiva. A degradação térmica é um grande fator.
  • A temperatura da pista decresce a cada sessão, fazendo com que ela tenda a ficar mais rápida.
  • É uma das três corridas noturnas que teremos este ano, ao lado de Singapura e Abu Dhabi.

Mario Isola, líder de competições de veículos da Pirelli: "As grandes vantagens em Sakhir serão todas obtidas na tração. A característica do circuito é quase um anda e para, então é muito importante reduzir a potência adequadamente e manter os pneus traseiros em boas condições. No ano passado, tivemos um nível um tanto quanto alto de uso e de degradação, então será interessante ver como isso mudou com a introdução dos pneus de 2017. A segunda sessão de treinos livres será particularmente importante, uma vez que é a única realizada em condições similares ao do treino classificatório e da corrida.”

Pneus selecionados até o momento