FÓRMULA 1: Max Verstappen foi o mais veloz nos treinos livres na China


  • Pneus intermediários e de chuva de 2017 fizeram uma breve estréia, Max Verstappen cravou o tempo mais rápido do dia com intermediários no TL1;
  • TL1 foi reduzido, pois não havia teto para o helicóptero médico, os carros não foram para a pista no TL2 pelo mesmo motivo;
  • Os pneus intermediários de 2017 foram sete segundos por volta mais rápidos que os seus equivalentes de 2016 no circuito de Xangai.

Texto e fotos: Pirelli

O melhor tempo dos treinos livres de sexta-feira foi registrado pela Red Bull conduzida por Max Verstappen, com pneus intermediários e clima frio e úmido durante o TL1. Os carros ainda não tiveram a oportunidade de correr com pista seca. O clima nebuloso não permitiu que o helicóptero médico pudesse levantar voo, abreviando o TL1 e não permitindo atividades na pista no TL2. Apesar disso, o tempo obtido por Verstappen com pneus intermediários nas especificações de 2017 foi sete segundos melhor que o registrado no TL3 do ano passado na China, quando o pneu equivalente foi usado em condições meteorológicas similares.


Mario Isola, líder de competições de veículos da Pirelli: "Hoje tivemos a estreia dos pneus intermediários e de chuva nas especificações de 2017. Também tivemos um pneu para clima úmido com um composto diferente, que tem o objetivo de proporcionar mais aderência. Esse teste não foi significativo, já que não foi possível rodar muito. Entretanto, vimos a volta mais rápida de Max Verstappen ser sete segundos mais rápida do que o obtido pelo pneu intermediário na China no ano passado. Como tanto os pneus intermediários e os de chuva são novos este ano, os pontos de interseção são diferentes e vimos as equipes os experimentando no TL1. A previsão do tempo ainda permanece incerta para os próximos dias, então é difícil saber o que esperar para amanhã e para a corrida.”

Treino Livre 1





1.Verstappen
 1m50s491
Intermediário novo



2.Massa
 1m52s086
Intermediário usado



3.Stroll
 1m52s507
Intermediário novo




Treino Livre 1 – Melhor tempo por composto
Intermediário
Verstappen
1m50s491
Chuva
Bottas
1m54s664

Stints mais longos do dia por composto
Intermediário
Magnussen/Ricciardo
7 voltas
Chuva
Vandoorne
4 voltas

Estatísticas de hoje dos pneus:
Intermediário
Chuva
kms percorridos *
370
103
Jogos de pneus usados **
18
14

* Quantidade de quilômetros percorridos, por todos os pilotos, nos treinos livres 1 e 2
** Por composto, somados todos os pilotos
Eduardo Abbas. Tecnologia do Blogger.