Dicas ajudam a aproveitar toda a vida Ăºtil dos pneumĂ¡ticos e trazem maior segurança ao motorista e aos passageiros

Texto e fotos: Bridgestone

Com a aproximaĂ§Ă£o dos feriados, Ă© fundamental prestar atenĂ§Ă£o aos cuidados com os pneus antes de viajar. Principal elo entre o veĂ­culo e o solo, eles exercem influĂªncia direta em todo o comportamento dinĂ¢mico de um carro e suas boas condições proporcionam o aproveitamento total dos sistemas de suspensĂ£o, transmissĂ£o, traĂ§Ă£o, direĂ§Ă£o e frenagem, trazendo assim maior segurança ao motorista e aos passageiros.


Para ajudar os motoristas com ações preventivas e dicas de cuidados, a Bridgestone, maior fabricante de pneus do mundo, elaborou os 10 mandamentos para o bom desempenho do pneu.
“AlĂ©m da revisĂ£o, Ă© necessĂ¡rio que todo o conjunto pneu-veĂ­culo-motorista atue em harmonia”, comenta JosĂ© Carlos Quadrelli, gerente geral de Engenharia de Vendas da Bridgestone. “NĂ£o adianta colocar pneus novos, se a suspensĂ£o e outras partes do veĂ­culo nĂ£o estiverem em bom estado. Da mesma forma, de nada adianta viajar com um veĂ­culo zero, com pneus novos, se o motorista nĂ£o tomar os cuidados bĂ¡sicos da direĂ§Ă£o segura evitando o choque dos pneus em lombadas, guias ou buracos, ou se acelera e freia bruscamente. Dirigir com cuidado e responsabilidade Ă© um dos procedimentos para se utilizar o pneu de forma inteligente”.

Conheça os 10 mandamentos para o bom desempenho do pneu
  1. Calibrar os pneus semanalmente de acordo com a indicaĂ§Ă£o do manual do fabricante do veĂ­culo.
  2. Fazer o rodĂ­zio dos pneus: VeĂ­culos com pneus radiais a cada oito mil quilĂ´metros rodados e veĂ­culos com pneus diagonais a cada cinco mil quilĂ´metros.
  3. Evitar sobrecarga no veículo: Excesso de peso compromete a estrutura do pneu e aumenta o risco de danos ou de alterações estruturais.
  4. Fazer a manutenĂ§Ă£o preventiva de todo o veĂ­culo: Amortecedores, molas, freios, rolamentos, eixos e rodas atuam diretamente sobre os pneus.
  5. Utilizar as medidas de pneus e rodas indicadas pelo fabricante do veĂ­culo. As partes do carro foram projetadas para interagirem de forma equilibrada. A utilizaĂ§Ă£o de pneus e rodas diferentes altera este equilĂ­brio.
  6. Alinhar a suspensĂ£o e balancear os pneus sempre que o veĂ­culo sofrer impactos fortes, na troca de pneus, quando os pneus apresentarem desgastes irregulares, ao serem substituĂ­dos componentes da suspensĂ£o, quando o veĂ­culo estiver "puxando" para um lado ou a cada dez mil quilĂ´metros.
  7. Utilizar o pneu indicado para cada tipo de solo. Rodar na cidade com um pneu destinado ao uso em terra (fora de estrada) provocarĂ¡ perdas no consumo de combustĂ­vel, na estabilidade e na durabilidade das peças do veĂ­culo.
  8. Observar periodicamente o indicador de desgaste da rodagem (TWI). Este indicador, existente em todo pneu, mostra o momento certo para se efetuar a troca, reduzindo o risco de rodar com o pneu careca. O limite de profundidade do sulco do pneu Ă© de 1,6 milĂ­metro.
  9. NĂ£o permitir o contato do pneu com derivados de petrĂ³leo ou solventes. Estes produtos atacam a borracha fazendo com que ela perca suas propriedades fĂ­sico-quĂ­micas e mecĂ¢nicas.
  10. Evitar a direĂ§Ă£o agressiva, com freadas fortes e mudanças bruscas de direĂ§Ă£o. Nunca ignore a existĂªncia de lombadas, buracos e imperfeições de piso.