• Comparativo foi realizado pelo Automóvel Club Europa (German ACE) em conjunto com a GTÜ (Gesellschaft für Technische Überwachung mbH);
  • No Brasil, o ContiPremiumContact 5™ é comercializado na medida 215/60R17 96 H para os veículos Hyundai Creta,  Mitsubishi ASX e Renault Captur;
  • Mercado brasileiro de SUV praticamente dobrou nos últimos anos e apresenta crescimento anual de 15%.

Texto e fotos: Continental

O ContiPremiumContact 5™ foi o grande vencedor do teste independente de pneus de verão para SUVs, edição 2017, promovido pelo Automóvel Club Europa (German ACE) em parceiria com a GTÜ (Gesellschaft für Technische Überwachung mbH), organização de inspeção de veículos automotores integrada por mais de 2 mil engenheiros de testes e peritos de toda a Alemanha. O teste mostrou a performance dos pneus de diversas marcas para modelos de veículos SUV.


No Brasil, esse é um segmento que tem atraído grande interesse dos consumidores. Para se ter uma ideia, segundo pesquisas internas da Continental, um dos maiores grupos sistemistas do mundo, o mercado de SUV no país praticamente dobrou sua participação nos últimos cinco anos e é o que mais cresce entre todos os segmentos. Com uma frota de mais de dois milhões de SUVs no mercado brasileiro essa categoria de veículos apresenta, desde 2011, um crescimento médio anual de 15%.
Os modelos de veículos SUVs têm exigências específicas sobre os pneus, por esse motivo, o ContiPremiumContact 5™ apresenta características que o diferenciam dos demais modelos de outras marcas oferecidas no mercado para este segmento. Com DNA alemão, o ContiPremiumContact 5™ se destaca pela alta tecnologia que permite a entrega de três itens indispensáveis para um SUV: excelente dirigibilidade, eficiência no consumo de combustível e alto rendimento de quilometragem percorrida.
Essa performance superior é possível graças a tecnologias como Macro-BlockTM, na qual blocos flexíveis e adaptáveis ampliam a área de contato do pneu com o solo, gerando maior aderência e estabilidade nas curvas.
As qualidades do ContiPremiumContact 5™, durante o teste da GTÜ e do German ACE, levou a marca a conquistar 153 pontos do total máximo de 190, ficando cinco pontos à frente do segundo colocado, sendo o único a ser “altamente recomendado”.
A pista escolhida para os testes foi a de Mireval, na França, e o veículo empregado foi o SUV Opel Mokka, da GM. No total, foram analisados onze modelos de pneus na medida 215/60R17 96H, de diferentes fabricantes com forte presença não só no mercado europeu como mundial.