Multinacional alemĂ£, lĂ­der do mercado em tetos solares e panorĂ¢micos, foca na produĂ§Ă£o de materiais leves para a indĂºstria automotiva

Texto e fotos: Webasto

Um teto solar ou panorĂ¢mico Ă© um elemento de design que contribui com conforto, luminosidade e ventilaĂ§Ă£o nos veĂ­culos. Ao mesmo tempo, possui tecnologias inovadoras que influenciam desde a segurança do passageiro atĂ© o peso do veĂ­culo e o consumo de combustĂ­vel.


A utilizaĂ§Ă£o de materiais leves para a produĂ§Ă£o de veĂ­culos Ă© um dos principais desafios da indĂºstria automotiva, visando atender Ă s exigĂªncias internacionais de reduĂ§Ă£o do consumo e, consequentemente, as emissões de carbono dos carros. LĂ­der mundial na produĂ§Ă£o de tetos solares e panorĂ¢micos, a Webasto inova no desenvolvimento de tecnologias e alternativas que auxiliam esses processos.
Um exemplo Ă© o policarbonato para os sistemas inovadores de tetos leves.
PlĂ¡sticos como o policarbonato sĂ£o praticamente prĂ©-destinados Ă  construĂ§Ă£o de materiais leves. Esse plĂ¡stico Ă© transparente, extremamente resistente a impactos e nĂ£o quebra nem se estilhaça. E mesmo assim Ă© muito leve. Por terem a metade da densidade do vidro, os componentes em policarbonato pesam atĂ© 50% menos que peças de vidro idĂªnticas em estrutura. A alta resistĂªncia a impactos faz com que ele seja importante principalmente na Ă¡rea do teto, protegendo os passageiros em caso de acidentes ou pedras que caem no carro, mesmo em tombamentos. No Smart Fortwo, modelo comercializado no Brasil, o sistema pesa apenas 7,6 kg – cerca de 50% mais leve. Outra vantagem Ă© o revestimento em verniz, que permite uma alta resistĂªncia a riscos, durabilidade e resistĂªncia a influĂªncias climĂ¡ticas.


Mais um destaque tĂ©cnico Ă© a sua capacidade de absorver a energia solar, evitando o aquecimento excessivo no interior do veĂ­culo. Esse efeito pode ser atribuĂ­do aos receptores de raios infravermelhos integrados ao policarbonato e no material granular dos quais os painĂ©is sĂ£o produzidos. A absorĂ§Ă£o tambĂ©m Ă© benĂ©fica do ponto de vista ecolĂ³gico, contribuindo para reduzir o consumo do automĂ³vel.

Mais segurança e “leveza”
Com a tecnologia de revestimento de vidro Webasto Glas ProTec®, a Webasto Ă© a pioneira mundial na produĂ§Ă£o em massa de um composto de vidro e plĂ¡stico para a indĂºstria automotiva. O desenvolvimento do painel de vidro temperado com uma pelĂ­cula especial feita de PET (politereftalato de etileno) Ă© realizado no centro de competĂªncia de plĂ¡sticos da Webasto em Schierling, Alemanha.


O processo desenvolvido pela Webasto cria uma pelĂ­cula PET altamente resistente a rasgos que Ă© fixada Ă  parte interior dos painĂ©is de vidro temperado. Se o Webasto Glas ProTec® quebra, a pelĂ­cula mantĂ©m os fragmentos juntos. Consequentemente, o painel permanece intacto e os passageiros nĂ£o sĂ£o atingidos pelos estilhaços. A montagem firme do painel de vidro no sistema de teto oferece mais segurança. Isso Ă© possĂ­vel devido Ă  ferramenta de perfuraĂ§Ă£o patenteada da pelĂ­cula, que fixa o vidro no sistema do teto. O Webasto Glas ProTec® Ă© mais leve que os painĂ©is de vidro de segurança laminados, pois a pelĂ­cula permite o uso de painĂ©is de vidro mais finos. Isso significa que os painĂ©is de vidro Webasto Glas ProTec® podem ser utilizados para fazer sistemas de teto menos pesados – uma importante contribuiĂ§Ă£o na construĂ§Ă£o de materiais leves.
Outra vantagem da Webasto Glas ProTec® Ă© a integraĂ§Ă£o de funĂ§Ă£o na pelĂ­cula. Ela pode ser pintada conforme os requisitos do cliente e a transparĂªncia da pelĂ­cula tambĂ©m pode ser escolhida. Mais um destaque Ă© o revestimento especial dessa pelĂ­cula, que pode refletir radiaĂ§Ă£o infravermelha (radiaĂ§Ă£o tĂ©rmica) e, portanto, impedir o aquecimento do carro.

Poliuretano: leve, rĂ­gido e estĂ¡vel
O terceiro membro da famĂ­lia de produtos leves da Webasto Ă© um sistema de teto que conta com um nĂºcleo de favo de mel feito de papel, coberto por fibra de vidro e poliuretano. Ele Ă© atĂ© 50% mais leve que o aço e caracterizado pela alta rigidez, boa moldabilidade 3D e tambĂ©m conta com propriedades acĂºsticas e de isolamento tĂ©rmico. Desde 2015, vem sendo produzido em larga escala para o Jeep Renegade.

Pioneirismo e investimento
A Webasto Ă© uma fornecedora inovadora que cria soluções para policarbonato no segmento de tetos desde 2002. Em 2005, a empresa foi premiada com o primeiro contrato de produĂ§Ă£o em sĂ©rie do gĂªnero, para o sistema de teto do Smart ForTwo. Desde 2007, a fabricaĂ§Ă£o em sĂ©rie de tetos em policarbonato Ă© realizada na linha de produĂ§Ă£o da Webasto em Schierling, Alemanha. Com base em vĂ¡rios novos projetos, em 2013 a Webasto investiu 45 milhões de euros na expansĂ£o de sua tecnologia de materiais leves no centro de competĂªncia em Schierling.
O baixo peso, em conjunto com a sua excelente estabilidade e moldabilidade, torna os sistemas de tetos leves da Webasto mais atraentes para a eficiĂªncia dos veĂ­culos. E Ă© por isso que o design e os tipos de materiais como esses estĂ£o se tornando cada vez mais desejados e essenciais para o segmento.